• Nenhum resultado encontrado

MÉTODO AUXILIAR PARA UTILIZAÇÃO DO MODELO PROPOSTO

No documento Modelo para seleção de projetos Seis Sigma (páginas 121-125)

Para auxiliar a utilização do modelo de seleção de projetos Seis Sigma, desenvolveu-se um método estruturado em etapas e fases. O suporte prático desta tese foi utilizado como principal subsídio para o desenvolvimento deste método. A Figura 26 mostra uma visão geral do método, cujo detalhamento é apresentado a seguir.

Figura 26 – Método auxiliar para utilização do modelo.

Pelas características gerais do método, estes procedimentos também podem ser utilizados como referência para a seleção de projetos Seis Sigma ao considerarem-se outros modelos matemáticos.

5.2.1 Etapa 1: Pré-seleção

Os objetivos desta etapa são: planejar a seleção de projetos Seis Sigma em termos de recursos necessários; coletar dados e informações a respeito dos projetos Seis Sigma que serão considerados no processo de seleção; analisar possíveis necessidades de novas coletas de dados e informações. Portanto, têm-se três fases distintas nesta etapa, sendo que para cada fase estão previstas ações conforme resumo no Quadro 17.

O resultado esperado nesta etapa do método é a enumeração e o registro de fatores direta e indiretamente relacionados, como, por exemplo, os projetos Seis Sigma para os quais o modelo será implantado; as pessoas envolvidas e as formas de participação; a definição de responsáveis por determinadas ações; suportes técnicos e econômicos previstos; o momento de início e o cronograma parcial das atividades de utilização do modelo. Aqui os projetos Seis Sigma que participarão do processo de seleção devem estar definidos. A próxima etapa chamou-se de seleção, detalhada a seguir.

Quadro 17 – Ações previstas da etapa pré-seleção. Fase 1.1: Planejamento

Ações previstas:

Convidar as pessoas que precisam se envolver com o processo de seleção de projetos Seis Sigma e as respectivas formas de participação, bem como, definir os responsáveis pelo processo de seleção.

Especificar e suprir as necessidades para o processo de seleção no que tange as variáveis financeira, temporal e técnica.

Elaborar o cronograma parcial das atividades do processo de seleção de projetos Seis Sigma.

Fase 1.2: Coleta

Ações previstas:

Identificar e enumerar os projetos Seis Sigma que serão considerados no processo de seleção.

Organizar e apresentar os dados básicos para as principais variáveis de cada projeto Seis Sigma considerado, sendo as principais variáveis:

- Custos (investimentos necessários) do projeto; - Duração do projeto;

- Número de Black Belts; - Número de Green Belts;

- Impacto na satisfação do consumidor; - Impacto na estratégia organizacional; - Impacto na melhoria no nível sigma; - Impacto financeiro (custo da má qualidade); - Impacto no ganho de produtividade.

Fase 1.3: Análise

Ações previstas:

Analisar os dados básicos das principais variáveis de cada projeto Seis Sigma buscando verificar se faltam dados e informações.

Concluir, após a análise, para quais projetos Seis Sigma (quando aplicável) é necessário coletarem-se mais dados e informações.

Atribuir a membros do processo de seleção a tarefa (quando aplicável) de coletar mais dados e informações.

Analisar novamente (quando aplicável) os projetos Seis Sigma a partir dos novos dados e informações adicionais.

5.2.2 Etapa 2: Seleção

Aqui também se têm três fases distintas, sendo que para cada fase estão previstas ações, resumo no Quadro 18.

Quadro 18 – Ações previstas da etapa seleção. Fase 2.1: Embasamento

Ações previstas:

Identificar quais são as variáveis críticas que devem ser consideradas em cada projeto Seis Sigma no que tange ao processo de seleção.

Embasar o processo de seleção de projetos nas variáveis críticas identificadas. Buscar (quando aplicável) mais dados para as variáveis críticas identificadas.

Fase 2.2: Formatação

Ações previstas:

Criar escalas específicas para as variáveis críticas de natureza qualitativa, escalas estas, que transformem séries qualitativas em séries quantitativas com escala de 0 à 10. Formatar as variáveis críticas de natureza quantitativa de modo a facilitar a utilização do modelo de seleção de projetos Seis Sigma, isto é, organizar o banco de dados que será utilizado.

Fase 2.3: Seleção

Ações previstas:

Iniciar a utilização do modelo de seleção de projetos Seis Sigma.

Selecionar o(s) projeto(s) Seis Sigma após a formação do ranking de priorização.

Os objetivos desta etapa são: definir quais são as variáveis críticas de decisão para os projetos Seis Sigma considerados; coletar, quando necessário, mais dados e informações a respeito dos projetos Seis Sigma a partir das variáveis críticas definidas; transformar, quando necessário, informações qualitativas em séries qualitativas e posteriormente, em séries quantitativas; inserir as séries quantitativas no modelo proposto nesta tese; priorizar com o modelo os projetos Seis Sigma.

O resultado esperado nesta etapa é a seleção de projetos Seis Sigma prioritários, cuja decisão deve ser sustentada pela coleta do máximo de informações e dados de acordo com as variáveis críticas de decisão definidas pelas pessoas envolvidas. A terceira e última etapa chamou-se de pós-seleção.

5.2.3 Etapa 3: Pós-seleção

O objetivo desta etapa é identificar possíveis restrições no processo de seleção realizado. Caso presentes, estas restrições certamente estarão relacionados às séries qualitativas desenvolvidas pelas pessoas e não ao modelo proposto nesta tese. As séries qualitativas precisam ser analisadas após a conclusão da implementação dos projetos

Seis Sigma, visando identificar se a seleção de projetos prioritários foi bem realizada. Nesta etapa se têm duas fases distintas, conforme resumo de ações previstas no Quadro 19.

Quadro 19 – Ações previstas da etapa pós-seleção. Fase 3.1: Identificação

Ações previstas:

Organizar uma reunião com as pessoas que se envolveram no processo de seleção com o intuito de identificar possíveis pontos de melhoria neste processo.

Identificar quais são os possíveis pontos de melhoria no processo de seleção.

Fase 3.2: Melhoria

Ações previstas:

Sugerir adequações em potencial para futuros processos de seleção de projetos Seis Sigma a partir dos possíveis pontos de melhoria identificados.

Formalizar em registro na organização as possíveis sugestões de melhoria propostas.

O resultado esperado é a eliminação de possíveis erros que a equipe tenha cometido no processo de seleção, principalmente no desenvolvimento das séries qualitativas.

Com este método simplificado apresentado aqui, imagina-se que profissionais da área consigam utilizar de modo mais adequado o modelo proposto nesta tese. No próximo subcapítulo apresentar-se-á um plano de experimentos para ilustrar o desempenho do modelo proposto.

No documento Modelo para seleção de projetos Seis Sigma (páginas 121-125)

Documentos relacionados