• Nenhum resultado encontrado

Capítulo III-O Desenvolvimento Psicossocial das Crianças no Jardim infantil SOS

3. Metodologia do trabalho

3.1 Método de análise de tratamento dos dados

Partindo do pressuposto de que no processo do desenvolvimento psicossocial da criança estão envolvidos vários agentes aos quais fomos recolher alguns dados junto deles afim de compreender papel que o jardim infantil SOS desempenha no desenvolvimento psicossocial das crianças e apoiar nas ideias dos teóricos reforçar as ideias apresentadas.

O questionário aplicado foi direccionado aos pais e/ ou encarregados de educação, a directora do jardim e as monitoras.

O jardim possui no total sete monitoras onde todas foram inqueridas só devolveram cinco. Também inquerimos vinte pais e encarregados de educação devolveram dezassete e uma da directora.

Como se pode ver delimitamos o nosso estudo a estes agentes.

O software utilizado para analisar os dados do questionário aplicados foi Excel. Escolhemos esta técnica porque entendemos que são mais adequadas para o estudo.

Para aplicação dos questionários tivemos que enviar uma nota onde solicitamos colaboração da director (a) do jardim e da aldeia para a aplicação do inquérito afim de conseguirmos atingir o nosso objectivo.

A directora mostrou disponível onde recebeu os questionários e enviou alguns pais o que no primeiro momento não surtiu efeito, consegui aplicar o questionário no dia em que o jardim organizou uma festa convívio com os pais onde expliquei o propósito do trabalho e todos os presentes colaboraram.

Partindo do pressuposto de que no processo do desenvolvimento psicossocial da criança estão envolvidos vários agentes aos quais fomos recolher alguns dados junto deles afim de compreender o papel que o jardim desempenha no desenvolvimento psicossocial das crianças e apoiar nas ideias dos teóricos reforçar as ideias apresentadas.

.

O jardim possui no total sete monitoras onde todas foram inqueridas só devolveram cinco. Também inquerimos vinte pais e encarregados de educação devolveram dezassete e uma da directora.

Como se pode ver delimitamos o nosso estudo a estes agentes.

O software utilizado para analisar os dados do questionário aplicados foi Excel. Escolhemos esta técnica porque entendemos que são mais adequadas para o estudo.

Para aplicação dos questionários tivemos que enviar uma nota onde solicitamos colaboração da director (a) do jardim e da aldeia para a aplicação do inquérito afim de conseguirmos atingir o nosso objectivo. A directora mostrou disponível onde recebeu os questionários e enviou alguns pais o que no primeiro momento não surtiu efeito.

A Investigação realizada pode caracterizar-se como sendo essencialmente qualitativa, uma vez que foi utilizada como base o estudo de caso tendo como ambiente natural o jardim da Aldeia “SOS de S.Domingos” A utilização do método qualitativo deve-se ao facto de ser o mais recomendado para o estudo de casos. Os métodos qualitativos são, quando o fenómeno em estudo é complexo, de natureza social e não tendem à quantificação. Normalmente, são usados quando o entendimento do contexto social e cultural é um elemento importante para a pesquisa. Para se aplicar métodos qualitativos é preciso aprender a observar, registrar e analisar interacções reais entre pessoas, e entre pessoas e sistemas (Liebscher, 1998 cit of Dias, 2000).

Segundo Reneker (cit of. Dias, 2000) a pesquisa qualitativa é indutiva, isto é, o pesquisador desenvolve conceitos, ideias e entendimentos a partir de padrões encontrados nos dados, ao invés de colectar dados para comprovar teorias, hipóteses e modelos pré-concebidos. A pesquisa qualitativa permite realizar uma análise mais profunda e subjectiva do tema em estudo, apresentando uma maior flexibilidade.

Para Neto (2002), o estudo de caso deve relacionar-se com a vontade e com a identificação do tema a ser estudado. Trata-se de uma metodologia que recorre a diversas técnicas de recolha de informação: observação, entrevista, documentação, com

Nesta pesquisa utilizamos como instrumento de recolha de informação inquérito por questionário com perguntas abertas e fechadas semi-estruturada, onde podem ser justificadas todas as respostas. O inquérito tem um total de três perguntas, emitidas a Directora do jardim, aos pais e / ou encarregados de educação e educadores de infância (em anexo ), ainda optamos por observar algumas actividades desenvolvidas no jardim a finalidade de reunir um vasto número de informações, de forma pormenorizada com vista a abranger a totalidade da situação em estudo.

3.1 - Caracterização dos participantes

Quanto a elaboração do inquérito estes seguem os mesmos modelos em que começa com os dados pessoais e segue as perguntas semi-abertas com alternativas de escolha onde podem argumentar.

Na realização do nosso estudo participaram 7 monitoras do jardim da Aldeia SOS 1 director (a) 17 pais e encarregados da educação.

De acordo com os dados colectados observamos que todas as monitoras inquiridas são do sexo feminino, estão na faixa etária compreendida entre 26 e 51anos. Quanto à formação académica, a Directora é Licenciada em Educação de Infância, três frequentaram o curso de monitora e duas fizeram o curso de educadoras de infância nível médio no Instituto Pedagógico. Dispondo destas informações podemos afirmar que esses profissionais possuem qualificações e demonstram ter experiência no trabalho com crianças apenas uma tem 31 anos de serviço onde demonstra ter muita experiencia.

Os Pais e/ou Encarregados de educação estão na faixa etária compreendida entre 20 e 46 anos, sendo catorze de sexo feminino e três do sexo masculino. Relativamente à escolaridade, no que concerne à profissão, dos oito entrevistados deparamos com cinco domésticas, uma vendedeira, um pedreiro e um funcionário público.

3.2-Estudo de Caso

O estudo de caso trata-se de uma abordagem metodológica de investigação especialmente adequada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos factores. Yin (1994) afirma que esta abordagem se adapta à investigação em educação, quando o investigador é confrontado com situações complexas, de tal forma que dificulta a identificação das variáveis consideradas importantes, quando investigador procura respostas para o «como?» e o «porque?», quando o investigador procura encontrar interacções entre factores relevantes próprios dessa entidade, quando o objectivo é descrever ou analisar o fenómeno, a que se acede directamente, de forma profunda e global, e quando o investigador pretende apreender a dinâmica do fenómeno, programa ou processo.

Assim Yin (1994:13) define ‘’estudo de caso’’ com base nas características do fenómeno, em estudo e com base num conjunto de características associadas ao processo de recolha de dados e às estratégias de análise dos mesmos.

Por outro lado, Bell (1992) define o estudo de caso como termo guarda-chuva para uma família de método de pesquisa cuja principal preocupação é a interacção entre factores e eventos, ainda é considerado um método específico de pesquisa de campo.

Documentos relacionados