• Nenhum resultado encontrado

5.1 Identificando Medidas para LPSs

5.1.1 Método de Pesquisa

O protocolo utilizado para orientar a execução do mapeamento sistemático apresen- tado neste capítulo baseou-se nas orientações definidas por Petersen et al. (PETERSEN et al., 2008). O protocolo é composto pelas seguintes etapas: definição de questões de pesquisa, busca de documentos relevantes, triagem de documentos, classificação dos estudos e extração de dados.

Para o mapeamento sistemático foram definidas as seguintes questões de pesquisas (QPs):

• QP1: Que medidas têm sido utilizadas para avaliar a qualidade do modelo de features em LPSs?

As seguintes questões de pesquisa secundárias também foram definidas como rele- vantes para se atingir o objetivo do mapeamento:

• QP2: Quais são as características de qualidade que têm sido utilizadas na avaliação de modelos de features?

• QP3: Quais são as subcaracterísticas de qualidade que têm sido utilizados para avaliar a qualidade dos modelos de features?

• QP4: Quais são os modelos de qualidade que utilizam medidas para avaliação da qualidade do modelo de features?

• QP5: Quais as notações utilizadas para representar o modelo de features?

• QP6: Quais as ferramentas utilizadas para suportar a avaliação da qualidade do modelo de features?

As seguintes bibliotecas de pesquisa foram utilizadas: IEEE Computer Society Digital Library; ACM Digital Library; Science Direct; e Springer Link. Essas bibliotecas foram escolhidas porque são fontes confiáveis e são amplamente utilizadas por outros estudos na literatura. Para realizar uma busca automática nas bibliotecas digitais selecionadas foi utilizada a seguinte string de busca:

((Quality OR Attribute OR Metric OR Measure OR Characteristic) AND (“Feature Model” OR “Feature Diagram”) AND (“Product Line” OR “Product Family”) AND (“Quality Evaluation” OR “Quality Assessment”))

Foram realizadas buscas nessas bibliotecas até o dia 31 de janeiro de 2014. Logo, os artigos encontrados foram publicados e indexados antes desta data. Vale ressaltar que alguns trabalhos selecionados por este mapeamento já eram bastante populares (MONTAGUD; ABRAHãO, 2009; MONTAGUD et al., 2012) na comunidade de LPS.

Para a seleção dos artigos foram definidos critérios de inclusão e exclusão. Os estudos que atenderam a pelo menos um dos seguintes critérios de inclusão foram considerados:

• Artigos que apresentam medidas de qualidade para avaliar modelos de features; • Artigos que apresentam modelos de qualidade para avaliar modelos de features; e

• Artigos que apresentam características, subcaracterísticas ou atributos de qualidade relaci- onados ao modelo de features.

Os estudos que atenderam a pelo menos um dos seguintes critérios de exclusão foram removidos:

• Artigos que não estão relacionados a LPS;

• Artigos que não apresentam medidas relacionadas ao modelo de features; e • Artigos introdutórios de edições especiais e livros.

Durante a leitura dos resumos de todos os artigos encontrados inicialmente, foram aplicados os critérios de inclusão e exclusão. Em seguida, os artigos resultantes foram lidos por completo e os filtros foram aplicados novamente. Os artigos que resultaram deste processo compuseram os estudos primários. O passo seguinte consistiu na extração e análise dos dados relevantes dos estudos primários. Para guiar a extração de dados foram examinadas as questões de pesquisa e definidos os itens para guiar o mapeamento sistemático, conforme ilustrado na Tabela 5.

Também foram utilizados os tipos de classificação de facetas propostos por Petersen et al. (2008) para classificar os estudos primários. A classificação dos estudos incluiu duas facetas. A primeira faceta é estruturada em termos de questões de pesquisa. A segunda considera o tipo de pesquisa. Para isso, foi utilizada a classificação das abordagens de pesquisa proposta por Wieringa et al. (WIERINGA et al., 2006):

• Pesquisa de Validação: envolve técnicas novas, que ainda não foram implementadas na prática, como, por exemplo, as experiências ou trabalhos realizados em laboratório; • Pesquisa de Avaliação: envolve técnicas já implementadas na prática e uma avaliação da

técnica é apresentada em termos de benefícios e desvantagens;

Tabela 5 – Formulário de extração de dados.

QP Item Respostas Possíveis

Faceta por tipo de pes- quisa

Pesquisa de Validação; Pesquisa de Avaliação; So- lução Proposta; Artigos Filosóficos; Artigos de Opinião; Artigos de Experiência

QP1 Medidas Extrair medidas a partir de artigos que são relacio- nados com a avaliação do modelo de features em LPSs (e.g. Complexidade Ciclomática, Número de pontos de variação)

QP1 Medidas Especificadas ( ) Sim ( ) Não QP2 Características de Quali-

dade

Extrair características de qualidade que estão rela- cionadas ao modelo de features (e.g., Manutenibili- dade, Confiabilidade, Eficiência de Desempenho) QP3 Subcaracterísticas/ Atribu-

tos de Qualidade

Extrair subcaracterísticas/atributos de qualidade que estão relacionados ao modelo de features (e.g., Acurácia, Consistência)

QP4 Modelo de Qualidade ( ) Sim ( ) Não QP5 Notação do modelo de fe-

atures

Extrair notações do modelo de features (e.g., FODA, FORM, Modelo de Features Estendido) QP6 Ferramentas ( ) Sim ( ) Não

pode ser qualquer técnica nova ou uma extensão significativa de uma técnica existente. Um pequeno exemplo ou uma boa linha de argumentação mostra os potenciais benefícios e a aplicabilidade da solução;

• Artigos Filosóficos: estes artigos esboçam uma nova maneira de olhar as coisas existentes, estruturando um campo de conhecimento sob a forma de uma taxonomia ou estrutura conceitual;

• Artigos de Opinião: estes artigos expressam a opinião pessoal de alguém, se uma deter- minada técnica é boa ou má, ou como algo deve ser realizado. Eles não dependem de trabalhos relacionados e de metodologias de pesquisa; e

• Artigos de Experiência: artigos de experiência explicam o que e como algo foi executado na prática. Estes artigos refletem as experiências pessoais dos autores.