• Nenhum resultado encontrado

Conforme Nunes, Andrade e Moraes (2013), as revisões sistemáticas de literatura buscam sintetizar evidências externas entre múltiplos estudos identificados e analisados com base em critérios adequados e procedimentos explícitos e transparentes, de forma que o leitor possa identificar as características reais dos estudos revisados. Também na operacionalização dessa revisão, é importante seguir as etapas de seleção da questão temática, estabelecimento dos critérios para a seleção da amostra, análise e interpretação dos resultados e apresentação da revisão por meio de uma síntese.

Esta síntese é normalmente apresentada sob a forma de uma narrativa estruturada, com tabelas de resumo ou uma combinação estatística, neste caso, a meta-análise. Segundo Lopes e Fracolli (2008), a meta-análise é o método estatístico aplicado à revisão sistemática que integra os resultados de dois ou mais estudos primários. Porém, os autores advertem que a análise estatística (meta- análise) só pode ser executada se os estudos incluídos forem semelhantes, ou seja, se a amostra, a intervenção e os desfechos de pesquisa forem homogêneos. Se a combinação dos estudos não fizer sentido clínico e metodológico, a meta-análise não deve ser executada. Infere-se, portanto, que a meta-análise é o método aplicado às revisões sistemáticas que, por sua peculiaridade metodológica, são por excelência utilizáveis em pesquisas da área da saúde.

Diversamente, o método de metassíntese qualitativa, segundo Lopes e Fracolli (2008, p. 772), originou-se da sociologia e pode ser definida como ―modalidade de estudo qualitativo que utiliza os dados dos achados de outros estudos qualitativos relativos ao mesmo tema, ou a temas correlacionados‖. Ou seja, a metassíntese corresponde a uma integração interpretativa dos resultados

qualitativos. Segundo as autoras, tais integrações vão além da soma das partes, uma vez que oferecem uma nova interpretação dos resultados.

Castro (2002) esclarece que diferentemente da meta-análise, que é agregativa e reduz os dados a uma única unidade, a metassíntese acarreta em comparação, tradução e análise dos dados originais que resultam em novas interpretações, englobando e destilando os significados nos estudos constituintes da amostra.

Ainda que se possa contraindicar a integração de pesquisas qualitativas, uma vez que estas contêm diferentes modos de coleta, análise e interpretação de dados, a utilização deste método, justifica-se pelo fato de que, os resultados obtidos, podem gerar conhecimento, proporcionando tomadas de decisões que considerem tais aspectos. Entende-se que ―esforços no sentido de se sintetizar estudos qualitativos são vistos como essenciais para atingir proposições analíticas mais elevadas e também ampliar a generalização da pesquisa qualitativa‖ (LOPES; FRACOLLI, 2008, p. 773). Assim, entende-se que a metassíntese pode ser usada para formular conclusões e recomendações.

A abordagem metodológica de uma revisão sistemática também é composta pela utilização de um conjunto de critérios de inclusão e exclusão para selecionar o estudo e analisar seu conteúdo, ou seja, é elaborado um protocolo de pesquisa, que se encontra em anexo. Este contém a pergunta, critérios de seleção do material, estratégias de busca - base de dados30 e palavras-chave ou descritores31-, tipos de busca. Entende-se que o planejamento da revisão é de extrema importância, pois corresponde à construção do protocolo, em que se detalham as etapas metodológicas a serem percorridas na revisão sistemática para reduzir o risco de viés, promover a transparência do procedimento e permitir a revisão.

30Corresponde a uma coleção geral e integrada de dados junto com a descrição deles, gerenciada de forma a atender a diferentes necessidades de usuários. As bases de dados são mantidas e gerenciadas por instituições privadas ou governamentais, responsáveis por inserir programas que permitam a geração, operação, alimentação, armazenamento, divulgação, disseminação e principalmente a recuperação da informação. Os objetivos de se manterem as bases de dados estão relacionadas ao controle bibliográfico: registro da produção científica de uma determinada área do conhecimento em livros, revistas, teses, relatórios, projetos e documentos governamentais; disseminação de documentos de uma determinada área do conhecimento, principalmente publicações científicas, selecionadas com critérios específicos (CASTRO, 2005).

31Os descritores são termos extraídos de determinado objeto de interesse e que expressam conceitos de uma ou várias áreas do conhecimento ou de atividade. Os descritores permitem que se faça uma busca por: assunto, tema ou palavra específica; assim também como os outros elementos do documento (autor, título, data, instituição etc.) (CASTRO, 2005).

Para a realização desta pesquisa, foram estabelecidos como critérios de inclusão: a natureza do estudo (teses, dissertações e artigos); a similaridade temática, ou seja, serão incluídos todos os estudos que versem sobre avaliação pós- ocupação da habitação de interesse social no Brasil; o recorte temporal referente ao intervalo entre 2003 e 2014 correspondente ao período das publicações e do início da execução dos projetos. Este recorte temporal, no presente trabalho, justifica-se, pois neste período temos a vigência da atual política habitacional com enfoque para a habitação de interesse social; o idioma das publicações, pois serão incluídas publicações em português, sem duplicidade; o acesso gratuito às publicações e as teses e dissertações de instituições que estejam registradas junto ao CNPq no Diretório de Pesquisa no Brasil32.

A escolha do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, como meio para a seleção das instituições, justifica-se, pois este contém o inventário dos grupos de pesquisa científica e tecnológica em atividade no País. As informações nele contidas dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos e à produção científica, tecnológica e artística. Com isso, ele é capaz de descrever os limites e o perfil geral da atividade científico-tecnológica no Brasil. E assim, conseguimos identificar as instituições que possuem grupos de pesquisas sobre a APO da habitação de interesse social no Brasil.

Quanto aos critérios de exclusão, foram afastadas: as publicações que não possuem similaridade temática com o objeto da pesquisa; os que não se encontram inseridos no recorte temporal; os que foram publicados em idiomas que não seja o

32Os grupos de pesquisa inventariados estão localizados, principalmente, em universidades, instituições isoladas de ensino superior com cursos de pós-graduação stricto sensu, institutos de pesquisa científica e institutos tecnológicos. O Diretório dos Grupos de Pesquisa possui três finalidades principais: no que se refere à sua utilização pela comunidade científica e tecnológica no dia-a-dia do exercício profissional, é um eficiente instrumento para o intercâmbio e a troca de informações. Com precisão e rapidez, é capaz de responder quem é quem, onde se encontra, o que está fazendo e o que produziu recentemente. Seja no nível das instituições, seja no das sociedades científicas ou, ainda, no das várias instâncias de organização político-administrativa do país, as bases de dados do Diretório são fontes inesgotáveis de informação. Além das informações disponíveis sobre os grupos da base de dados atualizados continuamente (Base corrente), seu caráter censitário convida ao aprofundamento do conhecimento por meio das inúmeras possibilidades de estudos de tipo survey. A construção de amostras permitirá o alcance de respostas sobre campos não cobertos pelos dados, como, por exemplo, o financiamento, a avaliação qualitativa da produção científica e tecnológica, bem como o padrão das interações entre grupos de pesquisa e o setor produtivo. Desta forma, é uma poderosa ferramenta para o planejamento e a gestão das atividades de ciência e tecnologia. (LATTES, 2015, não paginado).

português; publicações em que o acesso é permitido mediante pagamento; os trabalhos monográficos de conclusão de graduação; e trabalhos repetidos ou sínteses de outros trabalhos, como por exemplo, artigos de dissertações.

No que concerne às estratégias de busca, explicitando primeiramente que as bases de dados foram escolhidas levando em consideração o objetivo da nossa pesquisa e as evidências que buscávamos, assim selecionamos as bases conforme: a) o tipo de estudo que indexa a base de dados: qualitativo ou quantitativo; b) áreas do conhecimento: multidisciplinar; c) Temática abordada: não específica do tema em questão; e d) o acesso do revisor às bases de forma gratuita.

E a partir desses critérios, as bases selecionadas para a realização da busca eletrônica foram: a base de dados dos periódicos e de teses da CAPES, Scielo, Coletânea Habitare, Repositório das Universidades e no Google acadêmico.

Os termos de busca ou descritores utilizados foram três: ―habitação de interesse social‖; ―avaliação pós-ocupação‖; ―Brasil‖. E eles foram combinados da seguinte forma: ―habitação de interesse social‖, ―avaliação pós-ocupação‖; ―Brasil‖ (1ª combinação); ―habitação de interesse social‖, ―avaliação pós-ocupação‖ (2ª combinação). Justifica-se a escolha desses descritores tendo em vista a busca pela realização de uma revisão mais ampla o possível, visando alcançar a maior quantidade de estudos disponíveis que possuem os termos acima escolhidos.