• Nenhum resultado encontrado

O método de desenvolvimento de um trabalho pode ser definido como o caminho teórico e prático trilhado e percorrido para se realizar uma pesquisa científica, levando-se em consideração os objetivos pretendidos, ou seja, o conjunto de procedimentos usados em uma investigação, utilizados para se chegar ao êxito da conquista do objetivo proposto inicialmente (SACRAMENTO, 2008, p.28).

Como define Hegenberg (1976) “caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho não tenha sido fixado de antemão de modo refletido e deliberado” (p. II-115).

5.1 O tipo de pesquisa

A presente pesquisa caracteriza-se em duas dimensões ou abordagens, sendo uma quantitativa e outra qualitativa tendo em vista que pretende analisar as ações e projetos da Administração Municipal de Tapejara – RS no que se refere ao saneamento básico.

A dimensão quantitativa envolveu uma série de dados secundários e índices que demonstram a realidade do esgoto sanitário do município estudado. Assim foram abordados:

- o planejamento estratégico do Município de Tapejara, - o crescimento demográfico,

- o crescimento da área habitacional

- o crescimento da área de loteamento urbano

- o investimento financeiro realizado pelos órgãos públicos, - o volume de esgoto produzido.

Em um segundo momento foi analisado a dimensão qualitativa que envolveu as seguintes categorias de análises:

- o planejamento estratégico do município estudado, - o planejamento situacional do esgoto sanitário,

- as condições de acesso às redes de água potável e esgoto, - a situação atual do Saneamento Básico no município, - a contaminação dos arroios e fontes hídricas,

Logo, segundo os objetivos propostos, classifica-se esta pesquisa como quali-quanti, pois, se fundamenta em análises qualitativas, caracterizando-se, em princípio, pela não utilização de instrumental estatístico na análise dos dados, descrevendo os fenômenos por meio dos significados que o ambiente manifesta. Também adquire caráter quantitativo por analisar instrumentos estatísticos, tanto na coleta, no tratamento dos dados com finalidade de medir as relações entre as variáveis.

Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se enciclopédias, livros, jornais, revistas e documentos, utilizando-se das anotações e registros contábeis, de serviços na secretaria de Obras Municipal, cadastro imobiliário do Município de Tapejara, Departamento de Meio Ambiente Municipal, survey (ou levantamento) cadastro do IBGE e Secretaria Municipal da Saúde.

5.2 O trabalho de campo

O trabalho de campo teve seu início no mês de dezembro de 2010, estendendo-se nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2011, no município de Tapejara. Foram realizadas visitas a diversos órgãos e departamentos da Administração Municipal. Mantendo-se um contato com os representantes e encarregados dos setores, com o objetivo de coletaros dados e informações, bem como a obter um conhecimento situacional do problema de pesquisa.

Para alcançar os objetivos da pesquisa, buscou-se desenvolver um estudo documental avaliativo dos indicadores de crescimento demográfico do município, no período entre o ano 2000 a 2010. Para tanto,são analisados os seguintes indicadores: o crescimento urbano em relação ao número de imóveis construídos, o crescimento urbano em áreas de loteamentos e de infraestrutura, análise dos recursos orçamentários despendidos para a área do saneamento – esgoto sanitário. Nesse sentido procura-se, ampliar o conhecimento sobre o tema em evidência, criando e estimulando possíveis orientações aos gestores, a fim de amenizar ou contribuir para a solução do problema.

Mesmo assim, com algumas barreiras encontradas em alguns momentos, foi possível obter os dados necessários. O acesso aos dados foi facilitado em função do relacionamento existente com servidores da Prefeitura, assim como pela experiência prévia do pesquisador sobre o tema a ser estudado.

Foram realizadas várias visitas a locais, regiões urbanas e rurais do município, também aos bairros e vilas, tendo-se uma visão da problemática envolvida, observando-se a situação

encontrada e a forma de realização de coleta do Esgoto Sanitário efetuada pelas máquinas e caminhões da Prefeitura, visitas aos locais de descarregamento dos resíduos coletados de forma a analisar e verificar a situação ambiental, resultante do despejo desses mesmos resíduos, incluindo ainda a visita aos rios e riachos que circundam a área urbana, analisando- se a canalização de esgotos diretamente lançados em suas águas e sua situação quanto ao recebimento de dejetos e lixo urbano.

Além das visitas e da análise documental também atores representativos do município foram consultados a fim de analisar a opinião destes no que se refere ao assunto Saneamento Básico. Para tanto foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com: acadêmicos do Polo Universitário de Tapejara UAB, gestores e administradores públicos, órgãos do governo Estadual e Federal, agências de publicidade, comunicação e imprensa, Ordem dos Advogados do Brasil e cidadãos comuns, usuários dos serviços em diversos bairros da cidade, com a intenção de buscar e colher diversas informações, análises e visões diferenciadas em relação ao tema em estudo.

5.3 Procedimentos para a coleta de dados

Inicialmente os dados foram coletados a partir do documento do Planejamento Estratégico de Tapejara, extraindo-se dele um prognóstico elaborado em relação ao Sistema de Esgotamento Sanitário no Município, observando-se as recomendações sugeridas neste documento, quanto à questão de investimentos e planejamento. As circunstâncias encontradas da realidade foram analisadas confrontando-se o planejado e o executado com o esgoto sanitário, com os inúmeros fatores que propiciam a sua expansão bem como seus efeitos em relação à saúde pública e ao meio ambiente.

Os registros documentais, encontrados nos departamentos públicos, em relação ao crescimento demográfico, crescimento urbano, construções prediais urbanas, ocupação desordenada, distribuição de renda, serviram de instrumento avaliativo para nominar os fatores causadores do problema em estudo e quantificá-los, possibilitando assim, identificar sua influência em relação ao problema do esgoto sanitário.

A forma adotada para a coleta de dados foi realizada mantendo-se o contato com os representantes dos órgãos públicos municipais, os quais disponibilizaram os documentos solicitados para possibilitar o levantamento e a análise dos dados.

Também foi mantido contato com representantes da CORSAN – Companhia Rio- grandense de Saneamento do escritório de Tapejara, onde foram fornecidos documentos relativos ao consumo de água potável, produção de litros de esgoto sanitário, situação do Saneamento Básico no Município.

A seguir foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com atores representativos do Município de Tapejara–RS, escolhidos de forma intencional, por conveniência, tendo sido escolhida uma proporção da sociedade caracterizada por seu nível cultural, formação acadêmica e atividades de representação nas entidades sociais. As entrevistas foram realizadas por e-mail, com envio de 50 e-mails, obtendo-se um retorno de 42 respostas.

O instrumento de coleta de dados, conforme Apêndice A, é composto por questões abertas, cujo objetivo consistia em identificar a opinião dos entrevistados acerca do tema Saneamento Básico no Município de Tapejara – RS. Além disso, as questões envolviamas seguintes categorias de análise: o esgoto sanitário e as suas influências no meio ambiente, a visão do cidadão sobre os investimentos realizados pelos governantes, o desenvolvimento de Políticas Públicas na área do saneamento e o conhecimento em relação ao documento “Planejamento Estratégico Tapejara 2020”.

5.4 Processamento e análise dos dados coletados

Os dados coletados foram organizados em um banco de dados, no qual, em um segundo momento, foi realizada a triagem da sua importância, bem como interpretação dos mesmos.

A análise dos dados coletados considerou os indicadores nacionais disponibilizados pelo IBGE, em relação ao saneamento básico e o esgoto sanitário, bem como, a política pública adotada pelo Município de Tapejara em relação ao avanço do problema e as ações adotadas para solução do mesmo. O Planejamento Estratégico do Município de Tapejara e suas orientações aos governantes públicos com relação às iniciativas tomadas para contenção do problema, o crescimento populacional em nível de Brasil, comparado com o do município de Tapejara, a ocupação de áreas urbanas com sua estrutura física adequada e o crescimento de “bolsões de pobreza” nos arredores das cidades.

Assim, realizando-se o cruzamento de dados e informações foram obtidos índices estatísticos, cujos indicadores contribuem para formar uma opinião ou avaliação dos

resultados, fornecendo material que ajudará as futuras administrações a obter conhecimento sobre o problema do Esgoto Sanitário, suas causas, efeitos e possíveis soluções.

A segunda fase da análise dos dados coletados está relacionada com o resultado obtido através das entrevistas realizadas com a comunidade nas quais verificou-se o conhecimento dos entrevistados sobre o assunto saneamento básico, as ações e investimentos realizados pelos governos e entidades executoras dos serviços prestados, as ações que devem ser realizadas em âmbito Municipal para apresentar melhorias nos serviços de esgoto sanitário, a influência que o tema esgoto sanitário exerce sobre outras políticas públicas como: saúde pública, qualidade de vida, conservação ambiental e políticas públicas e o conhecimento da comunidade em relação ao desenvolvimento do documento Planejamento Estratégico do Município de Tapejara – 2020.

Documentos relacionados