• Nenhum resultado encontrado

Esta seção apresenta o método científico e a caracterização do tipo de pesquisa. Em seguida, as etapas metodológicas que demonstram a sequencia das tarefas a serem realizadas para atingir os objetivos deste trabalho. Posteriormente será apresentada a proposta e as delimitações. O cronograma de desenvolvimento deste trabalho encontra-se nos apêndices deste trabalho.

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO TIPO DE PESQUISA

Segundo Gil (2002), para realizar toda e qualquer classificação é necessário que existam critérios. No caso de pesquisas, existem três grandes grupos sob o ponto do objetivo das pesquisas, sendo elas:

 Pesquisas Exploratórias: objetivam explorar de forma detalhada o problema, de forma a deixá-lo explícito ou construir hipóteses. Estas pesquisas aprimoram as ideias sobre o problema e o planejamento possibilita considerar diferentes aspectos ao fato estudado.

 Pesquisas Descritivas: tem como objetivo descrever as características e estabelecer relações entre variáveis. Quanto à sua realização, possui características padronizadas como a aplicação de questionário, coleta de dados e observação sistemática.

 Pesquisas Explicativas: o ponto focal está em identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Como o nome sugere, é um tipo de pesquisa que busca explicar o porquê das coisas, portanto, existem um risco grande, visto a complexidade.

Quanto à classificação da pesquisa sob o ponto de vista da natureza, Silva e Menezes (2005) aborda duas maneiras, sendo elas:

 Pesquisa Básica: busca gerar conhecimentos novos para contribuir com o avanço da ciência, de interesses universais.

 Pesquisa Aplicada: busca gerar conhecimento para solucionar problemas específicos, de interesses locais.

Em relação ao ponto de vista da forma de abordagem do problema, Silva e Menezes (2005) classificam de duas formas:

 Pesquisa Quantitativa: considera que tudo pode quantificável, de forma que tudo pode ser convertido em números. Neste tipo de pesquisa, utilizam-se técnicas estatísticas para realizar estas conversões dos dados em números.

 Pesquisa Qualitativa: trata-se de uma pesquisa descritiva, algo que não pode ser convertido em números. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.

Diante dos critérios de classificação expostos, este trabalho é classificado do ponto de vista da natureza, como uma pesquisa aplicada, pois busca explorar a mescla do Scrum com alguns diagramas da UML para a produção de artefatos a fim de se desenvolver um software. Do ponto de vista de seus objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória, pois busca estudar uma forma de documentar software utilizando uma metodologia com apoio de uma linguagem para especificação técnica de software. Por fim, do ponto de vista da abordagem do problema, é uma pesquisa qualitativa, pois visa analisar e descrever a experiência a ser elaborada/estudada.

3.2 ETAPAS DE EXECUÇÃO DO PROJETO

Para o desenvolvimento deste trabalho, foi elaborado um fluxo de atividades que permite acompanhar o andamento do projeto. Este trabalho está dividido em etapas, sendo: fundamentação teórica, que apresenta as ideias dos autores consagrados sobre os assuntos que trata o trabalho; planejamento e levantamento de informações que servirão como base para a elaboração da proposta do trabalho; elaboração das modelagens e documentação para o desenvolvimento de um sistema; realizar experimento utilizando os artefatos

produzidos; coletar e analisar informações para documentar o experimento e apresentar as conclusões.

A seguir, a figura 31 ilustra em uma visão macro da etapa metodológica a ser adotada para a elaboração deste trabalho.

Figura 31 – Etapa metodológica

Fonte: Elaborado pelos autores, 2015.

O levantamento bibliográfico é imprescindível para que se possa fundamentar a ideia inicial deste trabalho e suportar a proposta da utilização da UML em um processo de desenvolvimento utilizando o Scrum.

Com o planejamento da metodologia de execução busca-se verificar qual a forma que o trabalho será abordado.

A escolha dos diagramas da UML é embasada em experimentos realizados por alguns autores como Silva (2012), onde a utilização de cada um dos diagramas é justificada com a sua aplicabilidade. Em seguir, é iniciada a construção da proposta utilizando diagramas da UML no processo de desenvolvimento Scrum, o desenvolvimento do software para testar os artefatos produzidos na construção da proposta, em seguida a apresentação dos resultados obtidos e, por fim, a apresentação da conclusão de se utilizar diagramas UML com Scrum.

3.3 ARQUITETURA DA SOLUÇÃO

A proposta deste trabalho consiste em desenvolver um software utilizando a metodologia ágil Scrum apoiada em diagramas da UML para apoiar a elaboração de documentos, de forma a identificar vantagens e desvantagens de se utilizar esta mescla. Procura-se observar se foi importante a utilização de diagramas da UML para a documentação técnica. A figura 32 ilustra a arquitetura da proposta deste trabalho.

Figura 32 – Arquitetura da solução

Para o desenvolvimento do software, será elaborada uma documentação seguindo a metodologia Scrum apoiada a alguns diagramas da UML para auxiliar na documentação técnica, conforme exposto nos objetivos deste trabalho.

Ao final do trabalho, será possível concluir se a utilização da mescla da UML em projetos Scrum pode agregar resultados satisfatórios ao ponto de ser produtivo e não perder o foco dos princípios ágeis.

3.4 DELIMITAÇÕES

Como o foco do trabalho é aplicar o Scrum para o desenvolvimento de software e utilizar alguns diagramas da UML para apoiar o desenvolvimento, este trabalho limita-se a apresentar apenas três diagramas da UML, sendo eles o diagrama de caso de uso, o diagrama de classes e o diagrama de sequências.

Em relação ao desenvolvimento utilizando o Scrum, este trabalho evidencia o planejamento macro de todas as sprints, bem como todas as etapas do Scrum, porém demonstra o ciclo utilizando apenas o desenvolvimento da sprint que contém as tarefas necessárias para a entrega da principal funcionalidade para o negócio do case escolhido.

Documentos relacionados