• Nenhum resultado encontrado

Produto 4 – Farma at Hand

2.2 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE USABILIDADE E ACESSIBILIDADE

2.2.1 Método de Inspeção HEUA

O Heuristic Evaluation with Usability and Accessibility Requirements to Access

Web Systems (HEUA) é um método de inspeção conduzido por especialista e

apresentado na forma de questionário. O HEUA foi desenvolvido por Dias (2014a) para que, ao contrário de outros questionários da literatura, fosse abordada a usabilidade e acessibilidade de forma simultânea.

O HEUA, apresentado no Quadro 1, é composto por questões que contêm requisitos definidos com base em referências da literatura de usabilidade e acessibilidade. As referências que embasaram a criação do HEUA são os 23 padrões de Montero et al. (2002), critérios de sucesso da WCAG 2.0 (W3C, 2008), critérios para usuários mais velhos de Lara (2012). Os padrões e critérios de sucesso foram chamados requisitos e estão organizados em 10 heurísticas de Nielsen (1993).

Quadro 1 - Resumo de HEUA

Questões de HEUA (baseadas nas heurísticas de Nielsen) Qtd requisitos Q1: O sistema mantém o usuário sempre informado sobre o que está ocorrendo

por meio de feedbacks em tempo real?

10

Q2: O sistema utiliza a linguagem e o modelo mental do usuário com características na interface que são correspondentes ao mundo real?

8

Q3: O sistema oferece controle e liberdade ao usuário para sair de estados indesejáveis?

13

Q4: O sistema é consistente e segue o mesmo padrão em toda a interface a fim de facilitar o reconhecimento do usuário?

11

Q5: O sistema apresenta um projeto (design) preventivo e cuidadoso que pode ser capaz de evitar algum problema durante a interação do usuário?

19

Q6: O sistema evita a sobrecarga de memória do usuário fornecendo informações contextuais para cada ação?

6

Q7: O sistema oferece flexibilidade e eficiência aos usuários, agilizando o uso para usuários experientes e mantendo a facilidade para os novatos?

14

Q8: O sistema oferece estética e projeto (design) minimalista, mantendo apenas informações úteis, diretas e claras?

5

Q9: O sistema ajuda o usuário a reconhecer, diagnosticar e corrigir erros? 3 Q10: O sistema fornece uma ajuda documentada que pode ser facilmente encontrada em caso de necessidade?

4

Total de requisitos 93

Fonte: Dias (2014a)

Para cada requisito é fornecida descrição, exemplos práticos para que o requisito seja identificado no sistema, motivação para seu uso e as fontes de origem. O Quadro 2 apresenta exemplos de descrição de requisitos, onde: A - corresponde aos requisitos atendidos, NAt: aos requisitos não-atendidos e NAp: aos requisitos não- aplicáveis.

Quadro 2 - Exemplos de descrição de requisitos de HEUA

Questões e requisitos A Nat NAp

Q1: O sistema mantém o usuário sempre informado sobre o que está ocorrendo por meio de

feedbacks em tempo real?

Requisito 1.1: O sistema deve fornecer o caminho percorrido (clicável) pelo usuário.

Exemplo: breadcrumb.

Motivação: é importante que os usuários possam rever suas experiências de sucesso como forma de incentivá-los a realizar novas interações, reduzindo a insegurança e a quantidade de erros durante a navegação ou execução de uma tarefa.

Fontes: Location – Montero/ WCAG 2.4.8/ Lara 2.4.19

Q2: O sistema utiliza a linguagem e o modelo mental do usuário com características na interface que são correspondentes ao mundo real?

Requisito 2.6: O sistema deve apresentar ícones que possam ser facilmente associados a objetos do mundo real e que sejam comumente utilizados.

Exemplo: impressora para imprimir, disquete para salvar.

Motivação: adultos mais velhos tendem a relacionar as informações que visualizam com objetos do mundo real na tentativa de construção de um modelo mental que os façam relembrar a informação ou tarefa em momentos posteriores. Fontes: Lara, 2. 4. 18.

Q7: O sistema oferece flexibilidade e eficiência aos usuários, agilizando o uso para usuários experientes e mantendo a facilidade para novatos?

Requisito 7.13: O sistema deve oferecer uma ferramenta de busca para que os usuários localizem as opções disponíveis.

Exemplo: campo de busca.

Motivação: busca é um dos principais elementos que um sistema deve ter para que os usuários localizem as opções disponíveis de forma fácil e sem muito esforço. Além disso, facilita e agiliza a interação de usuários mais experientes. Fontes: Search – Montero/ WCAG 2.4.5

Q9: O sistema ajuda o usuário a reconhecer, diagnosticar e corrigir erros? Requisito 9.2: o sistema deve fornecer mensagens de erro ao usuário que devem ser as mais específicas possíveis.

Exemplo: no caso de envio de formulário sem sucesso, reexibir o formulário e indicar os campos de erro.

Motivação: mensagens de erro específicas ajudam o usuário a identificar e corrigir o possível erro.

Fontes: WCAG 3.3.1

A execução do HEUA consiste na verificação de todos os requisitos. Para cada um deve ser informado se o sistema o atende, não atende ou se o requisito não se aplica ao sistema. Após execução do HEUA é aplicado um conjunto de métricas

(Qt e MHEUA) que indicam o quanto os requisitos de usabilidade e acessibilidade são

atendidos pelo sistema. A métrica Qt representa por questão o quanto o sistema

atende aos requisitos de usabilidade e acessibilidade, a métrica é representada na fórmula (1) definida e adaptada do estudo de Dias (2014a).

Qt = A − NAt

REQ − NAp∗ 100 (1)

onde:

 Qt : são as questões, sendo que t varia de 1 a 10;

 A: é o número de requisitos que o sistema atende;

 Nat: é o número de requisitos que o sistema não atende;

 NAp: é o total de requisitos que não se aplicam ao sistema;

 REQ: é a quantidade de requisitos existentes para cada questão a ser respondida.

A métrica MHEUA corresponde a soma de todos os resultados de Qt e indica

quanto os requisitos de usabilidade e acessibilidade foram atendidos pelo sistema. O cálculo é dado pela fórmula (2) definida por Dias (2014a).

MHEUA= ∑ Qt

10 i=1

10

(2)

Os valores de Qt e de MHEUA variam entre -100 e +100. Quanto mais positivo

o resultado for, melhor é o nível de usabilidade e acessibilidade alcançado. Quando os valores diminuem significa que o sistema teve menos sucesso em atender aos requisitos.

A aplicação do questionário HEUA aponta problemas de usabilidade e acessibilidade reconhecidos no sistema em análise. Para solucioná-los é recomendável gerar estimativas sobre o desenvolvimento do projeto de resolução dessas problemáticas. A próxima Seção apresenta modelo de estimativa de software para realizar previsões sobre a atividade de desenvolvimento.