• Nenhum resultado encontrado

Duas mulheres adultas, Cláudia e Maria2, com diagnóstico de obesidade leve em atendimento em uma clínica nutricional particular, na cidade de Belém-Pa, que aceitaram participar voluntariamente deste estudo (Projeto aprovado pelo CEP/NMT-UFPA, Anexo I). A Tabela 1 apresenta os dados sociodemográficos e clínicos das participantes selecionadas.

Foram adotados os seguintes critérios de inclusão: apresentar Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 30,0 e 35,0 e medida do abdômen maior que 84 cm; faixa etária entre 20 e 40 anos; residir em Belém e relatar dificuldade em seguir a dieta e baixa adesão ao tratamento. Os critérios de exclusão foram: estar gestante e ter filho recém-nascido.

Nota: * Classificação socioeconômica segundo ABEP (2008).

Para a seleção das participantes primeiramente analisou-se os prontuários dos pacientes atendidos entre os meses de janeiro e abril de 2009. À medida que os pacientes foram pré-selecionados, buscou-se o contato telefônico para realização do convite à participação na pesquisa e exposição dos objetivos do estudo, bem como a confirmação verbal sobre a dificuldade em seguir a dieta. No total, foram pré-selecionados 49 pacientes. Destes,

Dados Sociodemográficos e Clínicos Participantes

Cláudia Maria D ad os S oc io de m og fi co s

Idade 25 anos 40 anos

Estado Civil Convivência Marital Solteira

Escolaridade Superior Incompleto Superior Completo

Ocupação Estudante Universitária / Desempregada Professora de Ensino Médio

Estrutura Familiar

Residia na casa do seu companheiro, onde moravam nove pessoas, sendo, três empregadas domésticas e seis familiares do marido (uma irmã, duas sobrinhas, mãe, tia e a avó). Ao final, mudou-se com o marido, passando a residir com a sua irmã.

Reside com sua filha, de 07 anos, sua mãe e sua avó.

Nível Socioeconômico* A2 B2 D ad os C lín ic os Medidas Antropométricas Peso: 80 Altura: 1,51 IMC: 35 Circunferência: 109 cm Peso: 80,4 Altura: 1,58 IMC: 32,2 Circunferência: 95 cm História de tratamentos para

obesidade Sim Sim

Experiência prévia c/ dietas

para emagrecer Sim Sim

Experiência prévia com

automedicação Sim Sim

Tempo de Tratamento c/ a

equipe de nutrição atual 01 mês 03 anos

Tratamento Prescrito

Plano alimentar de 1500cal para redução de peso; sibutramina 10mg; antioxidante celular (uma dose 2x ao dia); spirulina500mg (1 dose 30min antes do almoço e do jantar) ; Agar Agar 200mg (2 cáp. 30 min. antes do almoço e jantar).

Dieta de 1500cal para redução de peso e controle de triglicerídeos e sucos antianêmicos; fibra de maracujá (2 comp. Antes do almoço e jantar). Sibutramina 12,5mg; antioxidante plus (1 dose 2x ao dia); spirulina 500mg (1 dose 30 min, antes do almoço e jantar); artic sea (ômega 3) (1 comp. Depois almoço e jantar)

Tabela 1.

apenas quatro aceitaram participar da pesquisa; porém, devido ao abandono do tratamento, duas participantes foram desligadas ao início da coleta de dados. Após o contato telefônico, era agendada uma entrevista no local disponibilizado pela participante, para uma nova explicação dos objetivos da pesquisa, leitura e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Anexo II).

Ambiente

A coleta de dados foi realizada nos locais disponibilizados pelas participantes, com a exigência de ser um local reservado, para preservação do sigilo da entrevista. Todas as entrevistas com Cláudia foram realizadas em seu domicílio, enquanto que o ambiente de coleta de dados com Maria alternou entre o local de trabalho e seu domicílio.

Materiais e Instrumentos

Gravador MP3: Utilizado para a gravação em áudio de todas as entrevistas realizadas com as participantes.

Protocolo de Análise de Prontuário (Anexo III): Com o objetivo de realizar uma triagem dos possíveis participantes da pesquisa, a partir dos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, elaborou-se este protocolo com questões referentes à identificação das participantes (nome, endereço, data de nascimento e contatos), estado clínico (comorbidades, alterações de peso, IMC e medidas de circunferência do abdômen) tratamento indicado (dietético e medicamentoso) e frequência a consulta (data da primeira e da última consulta).

Roteiro de Entrevista Inicial (Anexo IV): Protocolo contendo questões referentes a aspectos sociodemográficos, como composição familiar, moradia, estado civil, nível sócio-econômico (ABEP, 2008), escolaridade, religião, para maior conhecimento do contexto familiar e social das participantes. Também composto por perguntas sobre o histórico da doença e de

tratamentos, preferências alimentares, as orientações profissionais para o tratamento da obesidade e as expectativas relacionadas ao tratamento atual, além de um quadro para o registro do relato do comportamento alimentar habitual tendo como objetivo caracterizar o repertório de entrada do comportamento alimentar e fazer um levantamento do histórico de saúde, tratamento e adesão das participantes.

Recordatório Alimentar das últimas 24h (Anexo V): quadro utilizado pela pesquisadora para o levantamento do repertório alimentar das participantes ocorrido nas últimas 24 horas (dia anterior ao da entrevista), contendo linhas destinadas ao preenchimento de todas as refeições realizadas ao longo do dia e colunas destinadas às informações relacionadas ao contexto alimentar (horário das refeições, atividades, sentimentos e companhias), descrição dos alimentos ingeridos, a fim de se verificar a qualidade dos mesmos, e descrição das quantidades ingeridas.

Plano Alimentar (Anexo VI): Material elaborado pela equipe clínica de nutrição, contendo recomendações referentes ao fracionamento das refeições (desjejum, lanche 1, almoço, lanche 2 e jantar), ao controle da qualidade e da quantidade dos alimentos ingeridos em um período de 24 horas, incluindo lista de substituições para que o paciente planeje cada refeição de acordo com os alimentos disponíveis e recomendações gerais sobre a alimentação a ser realizada. Para cada item alimentar indicado em determinada refeição corresponde a indicação do grupo alimentar no qual estão descritos os alimentos que podem ser utilizados em substituição ao recomendado. Na lista de substituição, são indicados: (a) alimentos permitidos sem restrições e (b) oito grupos de alimentos cada qual com as respectivas quantidades: hortaliças (grupo I e II); carnes e soja (grupo III); queijos (grupo IV); cereais e leguminosas (grupo V); frutas (grupo VI); gorduras (grupo VII); leites e derivados (grupo VIII).

Formulário de Registro de Automonitoração (Anexo VII): Formulário para o autorregistro da refeição-alvo. Possui linhas e colunas para preenchimento de: (a) horário das refeições, (b)

qualidade e quantidade dos alimentos ingeridos e (c) eventos antecedentes e consequentes ao comportamento alimentar (atividade, sentimento e companhias). As instruções para o preenchimento deste instrumento foram escritas e baseadas nos princípios da entrevista motivacional (Miller & Rollnick, 2001).

Formulário de Planejamento Alimentar (Anexo VIII): instrumento elaborado para o planejamento da refeição-alvo, abrangendo tanto a alimentação, em relação à quantidade e à qualidade dos alimentos, quanto o contexto no qual a refeição ocorrerá (horário, local, sentimentos e companhias), ainda que o preenchimento de todos os campos não fosse obrigatório, sendo utilizado na medida da necessidade das participantes.

Inventário de Adesão à Dieta (Anexo IX): Protocolo elaborado para o cálculo do Índice de Adesão à Dieta (IAD) da refeição-alvo, a partir da comparação entre os registros feitos pela participante, seus relatos sobre a alimentação realizada e as instruções contidas no Plano Alimentar.

A Figura 1 apresenta o cálculo do IAD, o qual era obtido pela divisão entre o n° de

itens corretamente ingerido e a soma do n° de itens recomendados e o n° de itens excedentes

ingeridos. O resultado desta divisão era multiplicado por 100 para se obter o valor em porcentagem.

Figura 1. Operação para o Cálculo do Índice de Adesão à Dieta

Escala de Avaliação da Adesão à Dieta (Anexo X): Formulário contendo colunas para o registro dos IADs obtidos pelas participantes durante a coleta de dados e um gráfico cumulativo dos IADs para a análise das mudanças ocorridas.

nº de itens corretamente ingeridos

nº de itens recomendados + nº de itens excedentes ingeridos

Roteiro de Entrevista Final (Anexo XI): Instrumento contendo questões sobre custos e benefícios da participação no estudo e os resultados obtidos pelas participantes em relação a mudanças de comportamentos, elaborado com o objetivo de avaliar os resultados obtidos, comparando-se os índices de adesão alcançados ao longo da pesquisa e as mudanças no repertório alimentar.

Procedimento

Realizou-se um estudo de caso, dividido em quatro etapas.