• Nenhum resultado encontrado

C

C

AAPPÍÍTTUULLOO33

M

M

ÉÉTTOODDOODDEE

PP

EESSQQUUIISSAA

3.1 CONCEITUAÇÃO

A estratégia de pesquisa adotada neste trabalho foi o estudo de caso único e observação participante que, segundo Yin (2005), é uma investigação empírica de um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real, sendo que os limites entre o fenômeno e o contexto não está claramente definido. O pesquisador tem pouco controle sobre os eventos e essencialmente busca responder às questões relacionadas a “como” e “por que os eventos ocorrem” (YIN, 2005).

Os estudos de caso não buscam a generalização de seus resultados, mas sim a compreensão e interpretação mais profunda dos fatos e fenômenos normalmente isolados. Embora não possam ser generalizados, os resultados obtidos devem possibilitar a disseminação do conhecimento (YIN, 2005).

Essa investigação como estratégia de pesquisa compreende um método que abrange tudo, tratando da lógica de planejamento, das técnicas de coleta de dados e das abordagens específicas à análise dos mesmos. Nesse sentido, o estudo de caso não é nem uma tática para a coleta de dados nem meramente uma característica do planejamento em si, mas uma estratégia de pesquisa abrangente.

O trabalho trata de um estudo de caso único e exploratório, sendo este apropriado para as circunstâncias. Aqui, o objetivo é capturar as circunstâncias e condições de uma situação lugar-comum ou do dia-a-dia. [...] Parte-se do princípio de que as lições que se aprendem desses casos fornecem muitas informações sobre as experiências da pessoa ou instituição usual (YIN, 2005).

Yin (2005), diz que para alguns outros tópicos, a base de conhecimento existente pode ser deficiente, e a literatura disponível não fornece nenhuma estrutura ou hipótese conceitual

Capítulo 3 – Método de Pesquisa 30

digna de nota. Essa base de conhecimento não se presta ao desenvolvimento de boas proposições teóricas, e é provável que qualquer estudo empírico novo caracterize-se como sendo um estudo “exploratório”.

Yin (2005) afirma também que mesmo um estudo de caso exploratório deve ser precedido por afirmações sobre: a) o que será explorado; b) o propósito da exploração e c) os critérios através dos quais se julgará a exploração como bem-sucedida.

A coleta de dados é uma das etapas importantes dentro de uma pesquisa. Para esse trabalho podem ser destacadas três recomendações de Yin (2005). A primeira recomendação refere-se à coleta de múltiplas evidências, as quais devem ser convergentes em relação ao mesmo conjunto de fatos ou descobertas, de modo que essas descobertas e conclusões sejam mais convincentes e precisas. A segunda relaciona-se ao desenvolvimento de um banco de dados para documentação e reunião formal das evidências do estudo. Por fim, esse autor recomenda explicitar o encadeamento entre as questões levantadas, as evidências coletadas e as conclusões a que se chegou.

Os dados serão coletados numa única empresa construtora. É importante que essa coleta seja feita de forma coerente com os objetivos do trabalho para o seu desenvolvimento satisfatório. Estes dados irão nortear toda discussão sobre a implantação e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Diante do exposto, observa-se que o trabalho em questão caracteriza-se como um estudo de caso com intervenção, pois apresenta fases bem definidas, há observação participante e intervenção através de propostas de melhorias, cujo objetivo é o desenvolvimento de instrumentos e ferramentas visando à medição de desempenho. A unidade de análise do estudo é a empresa de construção civil e o objeto de análise é o sistema de indicadores de desempenho e resultados das ações tomadas através dos relatórios de auditoria externa nessa empresa.

3.2 METODOLOGIA

A metodologia se baseia em uma pesquisa qualitativa, por meio de visitas e reuniões com os colaboradores envolvidos no processo de manutenção do SGQ.

Foi feita uma análise das dificuldades encontradas pela empresa construtora na implantação e manutenção do SGQ e propor melhorias baseadas em ferramentas de simples implantação, para que sejam alcançadas as metas esperadas com a implantação nas normas antes citadas.

Capítulo 3 – Método de Pesquisa 31

Levantou os aspectos culturais e a resistência a mudanças, além do excesso de burocracia gerada pela grande quantidade de documentos exigidos pelo sistema, colaborando para uma melhor compreensão da evolução da qualidade na construção civil, procurando salientar aspectos críticos para a implantação de sistemas de gestão da qualidade, o que pode auxiliar outras empresas que ainda não completaram ou não iniciaram o processo de certificação.

Foram realizadas reuniões com os colaboradores inseridos no SGQ para o levantamento dos dados, levantamento documental da empresa e observações participantes realizadas em visitas a empresa. Esse conjunto de informações norteou o delineamento da pesquisa que buscou avaliar a metodologia de implantação, análise das melhorias e dos impactos sofridos durante o processo de implantação e de manutenção do sistema de gestão qualidade dentro da empresa.

O departamento responsável pela implantação e manutenção do sistema de gestão da qualidade é o departamento da qualidade, sendo que a empresa possui certificação apenas no NBR ISO 9001:2008 e participa do PBQP-H, visto que se pretende em longo prazo obter as demais certificações.

O estudo de caso realizou-se em toda a empresa envolvendo a princípio os macroprocessos que são responsáveis pelo planejamento da obra, e de onde saem todos os gargalos, que podem trazer alguns problemas a obra e o não cumprimento das normas.

A unidade de análise do estudo é uma empresa de construção civil e o objeto de análise é o sistema de indicadores de desempenho, análise crítica da direção e os resultados das ações tomadas baseadas das não conformidades identificadas em auditorias externas e internas.

Neste trabalho foram utilizados como fontes de evidência: análise documental, reuniões e observação participante, as quais estão descritas a seguir:

• Análise de documentos: a análise documental é uma fonte rica e estável de dados e possibilita ampla cobertura através de longo espaço de tempo, vários eventos e ambientes distintos. Os documentos analisados neste trabalho foram indicadores de desempenho dos processos, documentos de análise crítica e planejamento de indicadores, relatórios de auditorias externas, formulário de ação corretiva, manual da qualidade da empresa, entre outros.

• Reuniões: foram realizadas com o objetivo de interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecerem, possibilitando a obtenção de dados a partir do ponto de vista dos pesquisados.

Capítulo 3 – Método de Pesquisa 32

• Observação participante: a observação participante é uma modalidade especial de observação na qual o pesquisador não é apenas um observador passivo. O pesquisador pode assumir várias funções dentro do estudo, podendo, de fato, participar dos eventos que estão sendo estudados.

As técnicas acima fornecem certas oportunidades incomuns para a coleta de dados. A observação participante permite perceber a realidade do ponto de vista de dentro do estudo e não somente do ponto de vista externo.. Além disso, o envolvimento com os participantes do processo de análise fornece uma visão mais completa e rica do processo que não poderia ser obtida através de outras técnicas, podendo gerar parceria e comprometimento com os envolvidos com o processo e com a mudança.

Porém, essa técnica apresenta alguns problemas e um dos principais está relacionado a possíveis pontos de vista tendenciosos que possam vir a ser produzidos. Mesmo assim, devido à opção da visão mais ampla do estudo, essa técnica foi utilizada ao longo de toda a pesquisa através de reuniões com responsáveis pelo SGQ dentro da empresa.

Algumas formas de medir e monitorar foram propostos pela pesquisadora para a empresa buscando manter a conformidade de seus processos, dentre elas a elaboração de indicadores de processos.

Para a pesquisa foram levados em conta fatores determinantes na avaliação da necessidade de implantação do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat e NBR ISO 9001:2008. A pesquisa contou com a participação da pesquisadora.

Foram levantados pela pesquisadora, os dados referentes às não conformidades detectadas em auditorias externas e internas, e verificadas suas tratativas, ata de análise crítica da direção, indicadores de processo e, para que posteriormente, com todos os dados analisados sejam apresentados pontos positivos, pontos negativos e a propostas de melhoria.

Documentos relacionados