• Nenhum resultado encontrado

Participantes

Com tais objetivos, selecionamos seis escolas que atenderam aos seguintes critérios:

a) Ser uma escola da rede privada de ensino; b) Pertencer a Zona Leste da São Paulo;

c) Oferecer o curso de Ensino Fundamental de 1ª à 4ª série;

d) Dispor de autorização, cedida pela direção da escola, para a realização da coleta de dados junto ao Coordenador Pedagógico.

e) Obter o consentimento do Coordenador Pedagógico para participar da pesquisa.

As escolas foram selecionadas seguindo o seguinte critério. Por serem instituições privadas, o acesso para realização de pesquisa é difícil. Sendo assim, o critério utilizado foi conversar com uma pessoa do meio profissional do pesquisador que tivesse como indicar seu nome para um primeiro contato com a direção ou coordenação pedagógica das escolas. Após esse contato inicial foi feito um segundo contato do pesquisador com a direção e/ou coordenação pedagógica pelo telefone, para esclarecimento da pesquisa a ser realizada, e possível agendamento, com a coordenadora pedagógica de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental.

Em virtude do calendário das escolas participantes e disponibilidade dos coordenadores pedagógicos, não foi possível realizar a pesquisa em uma das escolas selecionadas. O grupo de escolas limitou-se, portanto ao número de cinco. Também não foi possível seguir o critério de todas pertencerem à Zona Leste de São Paulo, pois entre as escolas selecionadas, algumas não permitiram a realização da pesquisa.

ESCOLA 1

Localizada na Zona Sul de São Paulo, oferece os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Tem cerca de 35 anos de existência. Também oferece

cursos extracurriculares, como ballet, danças, teatro, escolinha de esportes, tênis, treinamentos de vôlei, futsal, basquete, handebol e natação, além de tae kwon do e judô. Os estudantes também podem participar de atividades extras na área musical: são oferecidos cursos de violão, teclado e flauta com a orientação de professores especializados.

ESCOLA 2

Escola de grande porte localizada na Zona Norte de São Paulo. Oferece os cursos de Educação Infantil, Fundamental, Médio e Profissionalizante. Possui cerca de dois mil alunos. Tem cerca de 50 anos de existência. Desenvolve atividades esportivas, recreativas, sociais, excursões didáticas, eventos culturais, música, teatro.

Possui uma infra-estrutura física com Refeitório, Horta, Salas de aula, Laboratório de Informática, Parque, sala de Dança Educativa, Brinquedoteca, Laboratórios de Ciências, Química e Física, Robótica e Informática Educacional, sala de Leitura, Biblioteca, Ginásio Poliesportivo, Cozinha, Quadras, sala de Artes. Oferece atividades extras como Ballet, Ginástica Rítmica, Judô, Handebol, Voleibol e Futsal.

ESCOLA 3

Escola situada na Zona Leste de São Paulo sendo de pequeno porte com 14 anos de existência. Oferece os Cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental até a 4ª série. Oferece atividades de informática, balett, xadrez, música e iniciação esportiva.

ESCOLA 4

Escola de grande porte situada na Zona Leste de São Paulo. Possui em torno de mil alunos. Oferece os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Possui em sua infra-estrutura piscina coberta e aquecida, laboratório de informática, laboratório de ciências, biblioteca, enfermaria, lanchonete, quadra poliesportiva coberta, salas multimídia, playground, brinquedoteca, cozinha experimental, sala de psicomotricidade. Possui atividades extra-classe de teatro, vôlei, futsal, handebol, dança e natação. Desenvolve cursos também como Instituto Superior de Educação.

ESCOLA 5

Faz parte de uma rede de ensino religiosa de aproximadamente 40 anos de existência. Está localizada na Zona Leste de São Paulo. Os cursos disponíveis são de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Oferece as seguintes atividades extras: judô, futsal, fanfarra, teatro e dança.

Instrumento e Procedimento

Durante o contato do pesquisador com as escolas, foram agendadas as entrevistas de acordo com a disponibilidade dos coordenadores pedagógicos. O instrumento utilizado nesta pesquisa foi a entrevista semi-estruturada, que é uma das técnicas de trabalho usadas nas ciências sociais, assim como na psicologia. Foi escolhida por ser uma técnica vantajosa, em função de permitir a captação imediata da informação desejada sobre os mais variados tópicos. Ela permite correções, esclarecimentos e adaptações que a tornam eficaz na obtenção das informações desejadas (Lüdke & André, 1986). Para tanto foi elaborado um roteiro de entrevista.

Após a elaboração de um roteiro inicial, houve a necessidade de realização de uma entrevista piloto. Foi feito contato com uma coordenadora pedagógica de 1ª à 4ª série para que fosse realizada uma entrevista utilizando-se o roteiro elaborado. Após a realização da entrevista, foi feita a transcrição do material coletado. Na análise realizada percebeu-se que as respostas da entrevista apresentaram-se superficiais. O roteiro foi, então, reformulado. Após a reformulação do roteiro foi feito o contato para agendamento das entrevistas com os coordenadores pedagógicos (vide anexo 1).

Todas as entrevistas foram realizadas na própria escola onde o coordenador pedagógico trabalha. No momento inicial da entrevista foi feita a apresentação do pesquisador, onde foram fornecidos dados sobre sua pessoa, a instituição de origem e o tema da pesquisa. Após essa breve conversa, o pesquisador solicitou permissão para gravação da entrevista e assegurou o direito ao anonimato garantindo sigilo absoluto sobre o nome dos participantes e o local da coleta de dados (Szymanski, 2002).

Inicialmente foi pedido ao entrevistado que falasse um pouco sobre sua formação profissional, propiciando assim um clima mais informal. Posteriormente, deu- se continuidade seguindo o roteiro de entrevista. A duração de cada entrevista foi, aproximadamente, de uma hora a uma hora e vinte minutos.

Procedimento de Análise

Após a realização das entrevistas foi iniciada a transcrição das fitas. As entrevistas foram digitadas e realizou-se o seguinte procedimento de análise:

1. Na pré-análise das entrevistas, foi feita inicialmente uma leitura flutuante, sem a preocupação de analisar as respostas, mas sim de entrar em contato com os dados coletados.

2. A partir dos objetivos traçados e do roteiro de entrevista elaborado, após a leitura flutuante, foi possível estabelecer algumas categorias para análise.

3. As respostas foram analisadas seguindo as categorias elaboradas, aqui também designadas de núcleos temáticos.

Através da sistematização dos dados colhidos, esperamos ter realizado a proposta contida neste trabalho, ou seja, colaborar para ampliar o conhecimento a respeito da relação família e escola na rede privada de ensino. Conseqüentemente, socializando tal conhecimento, podemos estar colaborando com a Psicologia da Educação, no aspecto de contribuir para que a forma das escolas envolverem os pais em suas atividades possa ser alvo de reflexão e possível melhoria.

Documentos relacionados