• Nenhum resultado encontrado

CAPITULO II REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

2. MÉTODO

No presente capítulo abordaremos o objetivo, a questão de investigação, o tipo de estudo, bem como o protocolo da RSL.

2.1.OBJETIVOS E QUESTÃO DE INVESTIGAÇÃO

Esta revisão tem como objetivo: analisar qual a eficácia da comunicação, enquanto intervenção de enfermagem, nos cuidados em fim de vida. Pretende-se assim, responder à seguinte questão: Qual a eficácia da comunicação, enquanto intervenção de enfermagem, em fim de vida?

Depois de estabelecida a questão norteadora do estudo e para Santos et al. (2007:2), a pergunta de pesquisa adequada (bem constituída) possibilita a definição correta de que informações (evidências) são necessárias para a resolução da questão clínica da pesquisa, maximiza a recuperação de evidências nas bases de dados, foca o escopo da pesquisa e evita a realização de buscas desnecessárias. Neste sentido, a presente RSL tem como finalidade contribuir para o aumento da evidência científica sobre a eficácia da comunicação, enquanto intervenção de enfermagem, nos cuidados em fim de vida.

2.2.TIPO DE ESTUDO

Este estudo encontra-se inserido no paradigma de investigação e como refere Sousa, et al (2010:103), RSL - é uma síntese rigorosa de todas as pesquisas relacionadas a uma questão es- pecífica, enfocando primordialmente estudos experimentais, comumente ensaios clínicos randomizados. Desta forma, será possível integrar as informações explicitadas num conjunto de estudos já realizados, nos quais podemos identificar elementos semelhantes e refletir sobre os mesmos. Esta RSL teve por base o modelo conceptual da Joanna Briggs Institute (JBI).

2.3.PROTOCOLO DA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

O protocolo da RSL inclui a questão, os critérios de inclusão e exclusão definidos, a metodologia de seleção dos estudos e por último, a avaliação da qualidade metodológica dos mesmos.

Questão

A questão orientadora da RSL foi desenvolvida através do método PICOT - Quadro 1.

Quadro 1: Questão PICOT: Qual a eficácia da comunicação, enquanto intervenção de enfermagem, em fim de vida?

Participantes Enfermeiros.

Intervenção Utilizar a comunicação enquanto intervenção de enfermagem nos cuidados em fim de vida.

Comparação Sem comparação.

Outcomes/Resultados Resultados com impacto no âmbito dos cuidados em fim de vida. Tipo de estudo Randomizado controlado Aleatório; Meta-análises.

60

Dados da revisão da literatura procedeu-se a pesquisas eletrónicas de artigos, até 8 de fevereiro de 2017, nas seguintes bases de dados:

§ CINAHL (EBSCO) (http://www.ebscohost.com/); § MEDLINE (EBSCO) (http://www.ebscohost.com/); § EMBASE (SCOPUS) (http://www.scopus.com/); § Web of Science (SCOPUS) (http://www.scopus.com/);

As palavras-chave foram definidas tendo em conta descritores indexados – termos MeSH, CINAHL Headings, Emtree e Descritores em Ciências da Saúde (DeCS); bem como descritores não controlados, como termos relacionados com a área em estudo. Com base nestes descritores construímos a seguinte frase booleana: “(Palliative* OR Terminal* OR Hospice OR “End of life”) AND (care) AND (Nurs*) AND (communication) AND (meta-analysis OR “randomised clinical trial*” OR “clinical trial*” OR “randomised controlled trial*”)”. Com a pesquisa pretendeu-se identificar estudos em inglês, português e espanhol, publicados até 8 de fevereiro de 2017.

Critérios de Inclusão e de Exclusão

Para a identificação final da amostra foram delineados critérios de inclusão e exclusão, descritos, no quadro 2.

Acrescentamos ainda, enquanto critério de inclusão, que sejam realizados em contexto de CP (internamento, instituição ou domicílio).

O inverso dos critérios de inclusão incorpora os critérios de exclusão, aos quais também acrescentamos a impossibilidade de acesso ao artigo em texto integral.

A amostra foi selecionada através da leitura do título, do resumo e sempre que necessário, do texto integral.

61

Seleção dos Estudos

De um total de 243 documentos numa primeira análise foram excluídos 152 repetidos, ficando 91. Recorrendo à análise pelo título e pelo resumo foram excluídos 84 documentos, restando um total de 7 artigos para leitura integral. Estes foram avaliados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão definidos.

Obtivemos uma amostra final de cinco (5) artigos para análise integral. O processo de seleção dos estudos está representado na figura 2.

Quadro 2: Critérios de Inclusão e Exclusão

Critérios de Inclusão Critérios de Exclusão Participantes Doentes com idade superior ou igual a 18

anos

Doentes com idade inferior a 18 anos

Intervenção

Que recorram à Comunicação enquanto instrumento facilitador no processo de cuidados em fim de vida.

Que não recorram à comunicação enquanto instrumento facilitador no processo de cuidados em fim de vida.

Resultados

Na revisão serão apenas considerados os resultados com impacto recorrendo à comunicação enquanto instrumento facilitador no processo de cuidados em fim de vida, identificados nos artigos. Os resultados deverão incluir obrigatoriamente dois dos seguintes resultados:

Demonstração da comunicação enquanto instrumento facilitador no processo de transição vivenciado por pessoas em fim de vida sob cuidados paliativos.

Demonstração da comunicação enquanto instrumento de promoção e incremento do conhecimento e consciencialização do estado de saúde das pessoas em fim de vida sob cuidados paliativos.

Tipos de estudo

A revisão compreendeu RCT e meta-análises. Foram incluídos estudos publicados até 8 de fevereiro de 2017.

62 Figura 2: Processo de seleção dos artigos

Avaliação da Qualidade Metodológica

Os estudos integrados com base nos critérios de seleção foram avaliados metodologicamente antes de serem incluídos na revisão.

A qualidade metodológica dos estudos Randomized Clinical Trial (RCT) – foi realizada com recurso ao JBI Checklist - Lista de Verificação de Avaliação Crítica para Estudos Experimentais, adaptada de Joanna Briggs Institute Reviewers' Manual: 2011 edition. As revisões sistemáticas da literatura e a meta-análise foram avaliadas utilizando a Scottish Intercollegiate Guidelines Network methodology checklist (SIGN).

As pesquisas de artigos nas bases de dados e a seleção dos estudos com base nos critérios de inclusão e exclusão definidos foram realizadas por dois investigadores independentes, não tendo havido discrepância de opiniões quanto à inclusão/exclusão dos cinco (5) artigos analisados. Após discussão conjunta, os dois investigadores chegaram a um consenso, não excluindo nenhum dos estudos pelo que são incluídos cinco (5) artigos.

63

Documentos relacionados