• Nenhum resultado encontrado

Métodos da fase Exploratória do ciclo de intervenção

1. INTRODUÇÃO

3.6 Métodos e cronograma da intervenção da equipe multidisciplinar

3.6.1 Métodos da fase Exploratória do ciclo de intervenção

A fase exploratória, a primeira fase do ciclo, foi executada por meio de um diagnóstico externo, com a análise de documentos de pesquisas de mercado: em sites relacionados a gestão de mudanças; na extração de dados dos relatórios de órgãos públicos; no mapeamento dos principais ofensores e das principais categorias relevantes ao objeto desse estudo.

As informações se tornam relevantes a partir do momento que são aderentes ao objetivo do estudo proposto neste trabalho aplicado. Assim, no que tange o embasamento teórico para esta etapa do ciclo da pesquisa-ação, foi analisado os estudos dos principais autores e suas abordagens teóricas acerca do problema de pesquisa e a derivação do objetivo: (i) mudança organizacional; (ii) estratégia; (iii) liderança estratégica para a mudança.

Após análise dos conceitos, usou-se o modelo dos Oito passos para liderar mudanças de Kotter (1999). Desta etapa do ciclo, a fase “exploratória”, extraíram-se o primeiro e o segundo passo deste método que serviu como norteador conceitual. Esta escolha permitiu moldar os conceitos da pesquisa para a linguagem da equipe e dos líderes.

Um passo importante nesta fase foi a busca por informações relevantes e aderentes que auxiliaram no diagnóstico das cenário atual. Por essa razão, houve a opção pela pesquisa ou análise documental, “com frequência [...] denominada de ‘método documental’ ou ‘técnica documental’ de coleta de dados”. Segundo Calado e Ferreira (2005) o “método documental” é o método de investigação que serve como complemento para informações obtidas por outros métodos. Neste sentido, os documentos extraídos e analisados no do período da pandemia, por sua relevância no contexto estudado, foi considerado uma fonte primária de dados.

A análise documental se deu em duas fases: a análise de documentos governamentais, com as primeiras normas e regras na qual a organização é atingida; uma análise detalhada do ambiente externo na ótica dos líderes de organizações. Esta última, instruída por uma pesquisa elaborada pela Deloitte (2020b), que disponibiliza análises e pontos de vista sobre as questões mais relevantes do ambiente de negócios. Neste ponto, essa pesquisa alimentou a equipe durante o ciclo.

Na fase exploratória, orientado pelos conceitos de Thiollent (1986, p.58) a principal técnica na qual o processo de investigação gravita é a do “seminário”, reunindo os membros da equipe que estão implicados no problema sob observação. Ressalva-se que organizar um

seminário de pesquisa não consiste apenas em reunir algumas pessoas ao redor de uma mesa, o trabalho deve ser metodologicamente organizado (THIOLLENT, 1986, p.60).

Então, para a reunião inicial “seminário”, em acordo com a concepção do método, utilizei a técnica de grupo focal, uma forma de entrevista com grupo, baseada na comunicação na interação. Seu principal objetivo é reunir informações detalhadas sobre um tópico específico a partir de um grupo selecionado.

A utilização da técnica de grupo focal, como fonte de coleta de dados primários, revelou- se útil para o mapeamento das percepções e dos principais insights da equipe de líderes.

Pelo rigor metodológico, é uma técnica, preferencialmente, empregada em pesquisas qualitativas, e utilizada em pesquisas explorativas, que proporciona um debate aberto e acessível em torno de um tema de interesse comum dos participantes, com coletas de informações por meio das interações grupais (MORGAN, 1997, 1996).

A reunião do grupo focal – APÊNDICE A –:primeira parte, aconteceu em 17 de março de 2020, com a duração de 120 minutos; segunda parte, no dia 24 de abril, com a duração de 180 minutos (utilizados na próxima etapa do ciclo de intervenção). O público-alvo foi a equipe de líderes, profissionais responsáveis pelo realinhamento das estratégias do departamento de operações, apresentado no quadro 13.

Quadro 13: Equipe multidisciplinar do departamento de operações

Cargo Departamento Atribuições

Consultor Segurança Segurança Gerenciar as equipes de orientação ao cliente e segurança patrimonial Consultor de operações Operações

Conduzir a gestão das unidades de negócio nas estratégias e táticas operacionais

Consultor de apoio de gente Recursos Humanos e Treinamento

Desenvolvimento de pessoas e processos de recursos humanos

Coordenador de marketing Marketing

Canais de vendas e incentivo a captação de clientes com atenção aos materiais de propaganda e divulgação

Consultor de manutenção Manutenção

Manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos e conservação das unidades

Fonte: próprio autor.

Assim como os detalhes técnicos da reunião do grupo focal:

a. a reunião foi presencial com participação dos líderes dos departamentos de operações, a minha presença como pesquisador/moderador e membro da equipe multidisciplinar e a presença de observador responsável pelas anotações;

b. aconteceu em uma sala de reuniões, confortável isolada de ruídos e interferências externas, organizado de forma circular;

c. a primeira parte da reunião foi apresentado o objetivo da pesquisa, bem como a problemática e desafios para a equipe responsável pelo plano estratégico;

d. na segunda parte, foi demostrado o cenário atual da pandemia e mapeadas as prioridades de cada departamento para apoio em operações.

A primeira abordagem da reunião grupo focal foi a demonstração do método da pesquisa ação suas etapas para a equipe de líderes “objeto de estudo deste trabalho aplicado” buscando o aceite e constituindo a equipe responsável pela intervenção em suas respectivas etapas. A segunda abordagem foi a composição da equipe de líderes para solucionar o problema do departamento. Esta última, apresentando os objetivos da intervenção para a produção de um plano de ação. Os detalhes metodológicos, as abordagens e conceitos são demostrados abaixo.

Quadro 14: Métodos e referências da Pesquisa na fase exploratória da intervenção Objetivos específicos OEP e OEA Fase do Ciclo Capítulo da Dissertação Técnicas da pesquisa Ferramentas Mudança de Kotter Referências

OEP1- Entender como a equipe de líderes conduz um diagnóstico do cenário organizacional, mapeando as condições externas e internas para um planejamento

estratégico de mudanças. Fase Exploratória Intervenção da equipe Reunião grupo focal (presencial) Formulário Ata da reunião grupo focal 1- Estabelecer um senso. Shein (2002) Kotter (1996) Lewin (1952) Robbins (2009) Goleman (2000) Beer (2005) Thiollent (1997) Tripp (2015) Coughlan (2002) Mintzberg (2007) Deloitte (2020) Pesquisa documental Pesquisa nas organizações e protocolos governamental 2- Formar uma coalizão para liderar a mudança. OEO1- Reunir a equipe para

propor a pesquisa de intervenção e exploração do problema do departamento, mapeando o contexto do cenário externo e interno.

Referencial teórico Pesquisa bibliográfica Repositórios acadêmicos

Fonte: próprio autor