• Nenhum resultado encontrado

1.2 A gramática sistêmico-funcional

1.2.3 Métodos de desenvolvimento temático

... a estrutura Tema/Rema da cláusula é um componente essencial na construção do texto coesivo, coerente. De qualquer maneira, as implicações do Tema vão além da cláusula, em que a estrutura Tema/Rema da cláusula pode ser como simplesmente a realização do micro-nível da organização textual. Os mesmos princípios que são a base do modelo temático (. . . ) podem ser identificados como funcionando no texto em diferentes níveis. (EGGINS, 1994:305)14

Portanto, embora as escolhas temáticas possam aparentemente ter implicações somente no nível coesivo, é possível observar sua contribuição no que diz respeito à forma como se enfatizam os níveis de relevância das informações postas no texto.

Uma das contribuições que o Tema pode oferecer ao texto tem a ver com a forma como se dá a sucessão dos elementos. Três padrões principais de desenvolvimento temático podem ser observados:

1 – Tema reiterado: uma forma básica de enfocar algo no texto é simplesmente reiterar um elemento. Para o estabelecimento da coesão lexical, a repetição é um recurso muito eficaz. Assim sendo, quando o escritor resolve reiterar o mesmo Tema de maneira regular, dá ao texto um foco direcionado.

No entanto, essa reiteração nem sempre pode ocorrer com a repetição do mesmo item lexical. Normalmente, na reiteração, o Tema vem acompanhado de um outro constituinte, pois, em alguns casos, se, em um texto, o Tema nunca varia, ele pode tornar-se enfadonho ou pode parecer indicar um texto sem finalidade clara. Se o Tema é o ponto de partida de um

14

...the Theme/Rheme structure of the clause is an essential component in the construction of cohesive, coherent text. However, the implications of Theme go beyond the clause, in that the Theme/Rheme structure of the clause can be seen as merely the micro-level realization of textual organization. The same principles which underlie Thematic patterning (…) can be identified as operating in the text at a number of different level.

texto, a constância de um Tema significa partirmos sempre do mesmo ponto, com a informação introduzida no Rema sempre se voltando para ele. Abaixo, tem-se um exemplo desse tipo de desenvolvimento temático:

(16) Os avanços tecnológicos vem ajudando no processamento de informação, pois, se tornam mais fácil de chegar de um ponto a outro, no qual ambos estão muito afastados, como por exemplo, o Brasil e China.

Esses avanços tecnológicos, tiveram como ponto de partida o computador,

uma máquina que, na época em que foi lançado, surpreendeu, e ainda continua.

Com o computador, o homem pode planejar melhor o seu dia, porque o

computador pode funcionar como uma “agenda virtual, facilitando a organização. O computador também facilitou o armazenamento de informações, que são de grande importância, como os experimentos e pesquisas científicas, que precisam de um armazenamento seguro. (texto 25)

Cada mudança temática pode ser atingida por meio da introdução do novo Tema vindo do exterior do texto, ou coesivamente, estabelecendo elos no interior do texto, caso em que nós podemos descrevê-la como progressão temática. Há dois tipos principais de padrões de Progressão Temática: o Zig-zag, e o Tema Múltiplo.

2 – O padrão Zig-zag: Nesse padrão, um elemento que é introduzido no Rema na cláusula I torna-se Tema na cláusula 2. Esse padrão é representado por Eggins (1994:303) por meio do seguinte diagrama:

cláusula 1 Tema Rema

cláusula 2 Tema Rema

cláusula 3 Tema Rema

O padrão Zig-zag promove a coesão no texto por meio da informação recém introduzida. Isso dá ao texto um sentido de desenvolvimento cumulativo que pode estar ausente no padrão Tema reiterado. O exemplo abaixo é ilustrativo desse padrão:

(17) A ciência e tecnologia tiveram seus crescimentos e desenvolvimentos mais acentuados no último século, abrindo um leque de inúmeras possibilidades de melhorias da vida humana, mas essas

“melhorias” não acompanharam o ritmo do desenvolvimento dessas, pois

todo esse desenvolvimento só é acessível a que pode pagar, é caro. (texto 10)

3 – O padrão Tema Múltiplo: Nesse padrão, o Tema de uma cláusula introduz um número de diferentes partes de informação que são postos como Tema em cada uma das cláusulas seguintes. Esse padrão é representado, diagramaticalmente, por Eggins (1994:304) da seguinte maneira:

a) cláusula 1 Tema Rema b)

c)

cláusula 2 Tema Rema

cláusula 3 Tema Rema

cláusula 4 Tema Rema

Ilustração 2: Padrão Tema-múltiplo de desenvolvimento temático

Observe-se o exemplo a seguir:

(18) Os pronomes ditos pessoais dividem-se em dois grupos:

pronomes de pessoa e pronomes de não-pessoa. Os pronomes de pessoa

nomeiam os sujeitos da enunciação; os pronomes de não-pessoa designam os seres a que os sujeitos fazem referência.15

15

O padrão Tema Múltiplo geralmente fornece um princípio de organização “de base” para um texto, com o Zig-zag e reiteração sendo usados na construção do texto, ligando cada um dos principais pontos temáticos.

Como os outros aspectos de escolha de Tema, o uso de padrões temáticos pode também ser relacionado ao modo. Nos gêneros da oralidade, falantes de uma língua revelam um método de desenvolvimento temático pouco planejado, com pequenos segmentos de reiteração de Tema seguidos por rápidas mudanças temáticas, geralmente atingidas por meio da diversidade de Temas conversacionais disponíveis. Nos gêneros da escrita, no entanto, o método de desenvolvimento é mais planejado.

As nominalizações fazem do padrão Tema reiterado um forte meio de criação de coesão no texto escrito. Em geral, um texto escrito cuidadosamente não surpreenderá com essas escolhas temáticas: o que se torna Tema vem de algum lugar próximo no texto.

Considerando-se que, para que esses padrões de desenvolvimento textual se estabeleçam, faz-se necessária a organização frasal, pode-se dizer que, na expressão do significado textual, os métodos de desenvolvimento exercem papel relevante para o estabelecimento da coesão e coerência textuais.

Documentos relacionados