• Nenhum resultado encontrado

Métodos de transmissão de dados nos sistemas de TESC

Estado da Arte

2.3 Transferência de Energia e Transmissão de Dados

2.3.1 Métodos de transmissão de dados nos sistemas de TESC

Nos sistemas de TESC em simultâneo com TDSF podem ser usados os circuitos ressonantes sintonizados numa única frequência de operação [Hmida07, Tibajia11, Wu12]. Para transmitir os dados em simultâneo com a transferência de energia nestes sistemas pode ser utilizada a modulação do sinal enviado pelo Tx. Nestes casos a frequência portadora tem um dos seus parâmetros, nomeadamente, amplitude, fase ou frequência, alterados em função da informação que se deseja transmitir.

Em [Hmida07, Tibajia11, Wu12] são estudados os sistemas TESC funcionando em simultâneo com sistemas de TDSF, recorrendo às diferentes técnicas de modulação do sinal transmitido, com a utilização de um só par de bobinas Tx e Rx. Em [Hmida07] o sistema de TESC e TDSF descrito funciona para uma frequência de 13.56 MHz e permite a transferência simultânea de energia e de dados com velocidades até 1 Mb/s. O princípio de operação é a modulação da frequência portadora por sinal de informação. Em [Wu12] é demonstrada a viabilidade de transferência de energia e transmissão de dados em simultâneo nos sistemas de TESC com a aplicação do método de modulação do sinal de amplitude.

No entanto, a aplicação do método de modulação nos sistemas de TESC reduz o rendimento de transferência de energia pois a operação de modulação do sinal

Estado da Arte

diminui a potência média do sinal modulado, mais em caso de modulação de amplitude do que nos outros tipos de modulação [Wu12].

Em [Bieler02, Rathge09] o sistema de TESC foi implementado utilizando dois conjuntos de bobinas, nomeadamente, o primeiro conjunto de bobinas é constituído pelo sistema de TESC e o segundo conjunto de bobinas é constituído pelo sistema de TDSF. Nestes casos, para transferir os dados da melhor forma possível é necessário melhorar o acoplamento mútuo entre as bobinas de dados Tx e Rx. Ao mesmo tempo é necessário reduzir o acoplamento mútuo entre as bobinas de energia e de dados em cada lado. Esta diminuição do acoplamento pode ser feita através de configuração especial de bobinas de dados. Neste caso a tensão induzida nas bobinas de dados pelo campo eletromagnético das bobinas de energia pode ser reduzida.

Em [Bieler02] foi estudado um sistema de TESC composto por dois conjuntos de bobinas funcionando à frequência de 150 kHz. Foram utilizadas diferentes configurações das bobinas para o sistema de TESC com sentido de reduzir a indutância mútua entre as bobinas de TESC e as bobinas da TDSF.

Em [Rathge09] foi proposto um sistema de TESC por acoplamento indutivo, que permite uma transmissão de dados para além da transferência de energia para o valor de potência aos terminais da carga de 1 kW à distância de 30 mm. Ao utilizar uma configuração especial da bobina para a transmissão de dados foi alcançada uma separação quase completa entre os canais de TESC e de TDSF. Foram modeladas e simuladas as interferências entre o sistema de transferência de energia e transmissão de dados. A configuração das bobinas quer para transferência de energia quer para transmissão de dados é apresentada na Figura 2.4 [Rathge09].

Estado da Arte 38 Bobina para transmissão de dados Bobina para transmissão de energia

Figura 2.4 – Configuração das bobinas para TESC e TDSF.

No entanto, estes sistemas também apresentam desvantagens. A taxa de transmissão de dados e o rendimento de transferência de energia são limitados. A construção das bobinas ressonantes deve garantir um isolamento suficiente entre o sistema de transferência de energia e de transmissão de dados, o que é difícil de realizar.

Tais dificuldades podem ser evitadas se a frequência de transmissão de dados for mais elevada, nomeadamente, na ordem de GHz, mantendo a frequência para a transferência de energia na ordem de dezenas de kHz. O uso de frequências mais elevadas permite maior largura de banda disponível e maior taxa de transmissão de dados, i.e., velocidade de transmissão de dados mais elevada [Yashchenko14, Zlatanov15]. Estes fatores são conhecidos e são usados em telemóveis, onde o carregamento de baterias sem contacto é efetuado por meio de uma bobina ressonante distinta, que opera com valores da frequência na ordem de MHz. Ao mesmo tempo para a troca de dados são usadas antenas separadas, nomeadamente GSM, Wi-Fi.

Em [Yokoi11] é proposto um sistema de TESC por acoplamento indutivo ressonante com comunicação bidirecional entre o Tx e o Rx. O sistema tem a capacidade de alimentar uma carga até ao valor de potência de 1 kW para uma distância entre 100 mm e 300 mm, carregando uma bateria instalada num VE. A comunicação bidirecional é realizada recorrendo a um conjunto de dois MCs que trocam mutualmente de informação utilizando duas antenas ZigBee com frequência de operação 2.4 GHz. A função da comunicação entre o Tx e o VE é a

Estado da Arte

coordenação das condições de carregamento de bateria do VE. O sistema de TESC com comunicação bidirecional proposto em [Yokoi11] é apresentado na Figura 2.5.

Figura 2.5 – Sistema de TESC com comunicação bidirecional.

O sistema está preparado para funcionar em três regimes:

- regime pré-ressonante, quando a potência aos terminais da carga tem o valor mínimo de 5 W para se verificar a condição de ressonância;

- regime de ressonância, quando a energia é transferida de acordo com o estado da carga da bateria conforme os dados transmitidos através do canal de comunicação para coordenar o processo de carregamento;

- regime de emergência, quando a transferência de energia é imediatamente cortada por razões de segurança no caso de o sistema detetar um erro fatal no processo de transferência de energia para o Rx. No entanto, em [Yokoi11] não são discutidos nem funcionamento do sistema de comunicação supostamente implementado, nem quaisquer outros detalhes de transmissão de dados no sistema de TESC descrito.