• Nenhum resultado encontrado

Métodos e Técnicas

No documento Religião e Sociedade (páginas 79-85)

O estudo proposto traz a experiência pessoal da doutoranda como membro de uma Instituição Religiosa (IR). Coordenar o processo seletivo no passado e, atualmente, ser parte da gestão da instituição tem sido uma das fontes de identificação com o problema da pesquisa e facilitou o acesso à informação. Os autores Strauss e Corbin (2008) salientam que a experiência do pesquisador pode ser considerada uma das formas de se chegar a um problema de pesquisa. Necessário se faz salientar que a proponente da investigação não tem intenção de emitir juízo de valor ao objeto pesquisado, mas de utilizar as ferramentas da investigação científica para melhor compreender o fenómeno apresentado pela IR, num contexto contemporâneo que exige mudanças. Entende-se que a investigação científica deva ser posta a serviço e ao alcance de diferentes grupos humanos sem discriminar suas crenças ou sua cultura.

Pertinentes se fazem aqui o conceito e o uso por parte da pesquisadora da “neutralidade axiológica”, defendida por Weber, como a disposição para abster-se de enunciar juízo de valor ao empreendimento científico. Para o autor, um juízo de valor significa tomar posição de forma concreta e determinada diante do objeto pesquisado e são as fontes subjetivas dessa tomada de posição, dos pontos de vista valorativos que decidem por determinado fim, não devem ser buscados em um conceito abstrato, mas em um sentir e em um querer concretos, individualmente configurados e constituídos, ou mesmo, em certas circunstâncias, na consciência de um dever ser determinado e de novo concretamente configurado (Weber, 2006, p. 184).

Nesse caso em particular, entende-se que a pesquisa possa trazer aprendizagens, não somente para as IRs, mas para outras organizações do terceiro setor e até do setor privado que necessitem de um constante processo de reestruturação e inovação de suas estruturas e elementos configurativos. É substantivo considerar que o contexto contemporâneo é provocativo e os fatores sociais e religiosos que influenciam ou determinam a vida de muitas pessoas merecem ser investigados melindrosamente como objeto de tese.

A compreensão do fenómeno a ser pesquisado necessita ser ampla, pois os dados da realidade são complexos e precisam ser examinados atenta e holisticamente (Godoy, 1995). O ambiente a ser examinado pelo estudo em questão será uma instituição religiosa feminina que conta com 548 membros. Neste estudo, conforme o Direito Canónico, entende-se instituição religiosa como uma

[...] sociedade na qual os membros, de acordo com o direito próprio, fazem 79

votos públicos perpétuos ou temporários a ser renovados ao término de um determinado prazo, e levam vida em comum. Assumem livremente essa forma de vida nas instituições religiosas, canonicamente erigidas pela competente autoridade da Igreja, as pessoas que, por meio dos votos ou de outros vínculos, conforme as leis próprias dos institutos, professam os votos de: castidade, pobreza e obediência unindo-se de modo especial à Igreja. (CDC, 573, §2).

Portanto, o estudo terá foco nesta IR, existente no contexto da Igreja Católica Apostólica Romana (aqui denominada de Igreja). Esta IR, previamente citada, está organizada com uma sede geral (administrativa) na Colômbia. Para organização dos seus membros e atividades específicas está regionalizada em seis locais: Bogotá (156 membros), Medellín (203 membros), Áustria (39 membros), Quito (27 membros), Rio Grande do Sul (110 membros) e Santa Catarina (41 membros). Esses locais são denominados províncias, sendo, portanto, 2 na Colômbia; 1 na Europa; 1 no Equador; e 2 no Brasil. Dessas presenças, os 576 membros abrangem 14 países em suas atividades: Brasil, Bolívia, Equador, Peru, Chile, Colômbia, Cuba, Venezuela, Espanha, Suíça, Áustria, Mali, Chade e Panamá.

Esta pesquisa se insere na grande área da Sociologia, no campo específico da Sociologia da Religião e com viés na Sociologia das Organizações, particularmente, no que se refere ao estudo dos contornos institucionais - sistema de regras, estrutura de funcionamento, ritos, para o entendimento do processo de reestruturação institucional. Para o estudo ser realizado compreendeu-se que seria necessário transitar na compreensão teórica de diferentes áreas, em vista de a problemática se evidenciar complexa e subjetiva ao sentido institucional.

O estudo pretende realizar uma abordagem qualitativa, para a qual Godoy (1995) atribui um interesse maior pelo processo e na qual o investigador parte de um foco amplo que vai se tornando mais direto e específico no transcorrer da investigação. Doutra parte, o método qualitativo não espera o amplo alcance da verdade, do que é certo ou errado, mas sim tem como finalidade a compreensão da lógica que permeia a prática que ocorre na realidade (Minayo, 2005). Esta é uma pesquisa qualitativa, pois seus objetivos possuem características que tratam da subjetividade, um foco amplo em que a realidade vai sendo compreendida e trazendo significados no decorrer da investigação, já que o principal interesse é compreender e analisar quais os fatores sociais religiosos que são determinantes num processo de reestruturação de uma IR num contexto de modernidade.

Nesta pesquisa será feita a reflexão provocada pela captação de dados de natureza subjetiva. Eles estão presentes quando os membros da IR relatarão suas percepções frente aos processos e dimensões de reestruturação, aos impactos de mudança social que são influenciados pelo contexto social, aos dados colhidos por meio dos instrumentos pretendidos neste estudo: entrevistas, observação participante e investigação documental.

A pesquisa, quanto aos seus fins, acredita-se ser de caráter exploratório, como afirma Godoy (1995), pois se está lidando com uma temática ainda pouca investigada, ao menos ao ligar o estudo da sociologia da religião e o da sociologia das organizações, para compreender o objeto. Trata-se, também, de um estudo descritivo e interpretativo, pois, ao mesmo tempo que se busca descrever o fenómeno, elabora-se uma interpretação para uma compreensão da realidade pesquisada. Para atender à investigação desse fenómeno é necessária a base teórica e conceitual sociológica, com aspectos das teorias da religião e das organizações.

De foco qualitativo, esta pesquisa propõe a realização de um estudo de caso. Como sugere Yin (1989), em eventos contemporâneos, em situações onde os comportamentos relevantes não podem ser manipulados, onde é possível se fazer observações diretas, entrevistas sistemáticas, esse método possibilita ao investigador lidar com uma completa variedade de evidências – documentos, artefatos, entrevistas e observações – no desenvolvimento do projeto. A IR em causa possui um problema de partida da contemporaneidade, por ser uma instituição formada de comportamentos que não podem ser manipulados e necessitam de verificações precisas para uma investigação qualificada.

As aplicações para o estudo de caso sugerem explicar as ligações entre as intervenções da vida real e as pesquisas que são muito complexas, descrever o contexto da vida real no qual a intervenção ocorreu, avaliar, ainda que de forma descritiva, a dada intervenção e explorar aquelas situações em que as intervenções avaliadas não possuam resultados claros e específicos (Yin, 1989). Com isso, aplicado na pesquisa à IR pretendida, as intervenções serão aproximadas ao máximo da vida real dos membros, para que se possa atingir resultados mais contundentes com os objetivos do estudo em questão.

Em relação às fontes de evidências, conforme recomendado por Godoy (1995), a pesquisa foi realizada com o uso de múltiplas fontes de coleta de dados para favorecer a análise qualitativa. Assim, foram adotados os seguintes instrumentos de pesquisa:

a) Investigação Documental: foi realizada uma pesquisa documental como fonte importante de informação para subsidiar a pesquisa, relatando a história geral das IRs no contexto da Igreja Católica. Os principais documentos pesquisados: Constituições da IR, Crónicas, Livros de Atas, Planos anuais e quinquenais da IR. Documentos de Assembleias, Direito Canónico, Documentos do Concílio Ecuménico Vaticano II, Livros de História da Igreja e Livros da História e Teologia da Vida Religiosa Consagrada. No decorrer da investigação, como foco do estudo, foi documentalmente tratada a história da IR em questão: Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora (IFMMA). Ainda, numa abordagem construtivista e investigativa da IR em estudo, foram analisados a estrutura e o funcionamento organizativo em textos oficiais, históricos e documentados.

b) Entrevistas: foi elaborado um roteiro de entrevista semiestruturada e guiada pela entrevistadora, de forma presencial, com a finalidade de acessar informações das coordenadoras das sedes provinciais e da coordenação geral da IR, bem como guias específicos para Formadoras, Leigos Seguidores do Carisma e o Assessor do Processo de Reestruturação. A pesquisadora aproveitou um evento da IR, que ocorreu em outubro de 2017, na Colômbia, e realizou as entrevistas. Foram obtidas respostas aos objetivos da pesquisa e à pergunta de partida, uma vez que as pessoas entrevistadas, eleitas por todos os membros, de todos os países, detêm conhecimento e cargos com poder de decisão máximo referente ao processo de reestruturação em cada local. Os critérios para a construção do roteiro foram escolhidos observando os níveis de: profundidade, especificidade, não diretividade e amplitude (Silverman, 2011). Optou-se por manter a entrevista na língua original, visando uma maior riqueza etnográfica e fidelidade às ideias das pessoas entrevistadas.

c) Observação Participante: no contexto específico das entrevistas, foram realizadas observações das posturas das entrevistadas (como se expressaram, tonalidade da voz, expressão da face, o olhar, a gesticulação, desenvoltura da fala, vestimentas); estrutura organizativa (o ambiente escolhido para a entrevista, a receptividade, observando os pontos fixos da entrevistada, se permitiam interferências ou não, aberturas, rituais do momento). Foram feitas anotações para compor a narrativa e análise reflexiva em confronto com a abordagem teórica.

Da coleta de dados realizada para compor o estudo em questão e analisá-lo, foi utilizada a teoria da argumentação como uma das técnicas construtivas de discurso crítico, narrativo e reflexivo, considerando que esta possibilita a análise complexa dos materiais empíricos, como a observação participante, a entrevista discursiva e grupo focal. A tarefa principal do entrevistador foi ler as entrelinhas, sabendo que seus entrevistados se preocupam, antes de tudo, em manter as aparências. A leitura do texto e suas ações internas exigem um caráter interpretativo, por vezes, de singulares virtudes investigativas (Cardano, 2017, p. 17).

Segue um resumo referente aos procedimentos metodológicos (Quadro 4) e objetivos deste estudo, tendo como foco responder à pergunta sobre quais funções sociais da religião são determinantes na sociedade pós-moderna, num processo de reestruturação da IR Franciscana Missionária de Maria Auxiliadora.

Quadro 4 – Síntese dos procedimentos de pesquisa. Elaborado pela autora.

Objetivos Instrumentos/fontes de coleta Quando

Compreender como ocorre a influência do contexto social com os membros de uma IR.

Entrevistas, fontes documentais e síntese de

instrumentos. 2017

Mapear dimensões de

reestruturação de IR. Entrevistas. Observação. Síntese de Instrumentos. Documentos Atuais. 2017/2018 Analisar historicamente as IRs num

contexto de Igreja. Investigação documental (documentos da Igreja, da congregação e das províncias): Constituições, Diretórios, Planos anuais e quinquenais da IR. Documentos de Assembleias.

2017/2018

No documento Religião e Sociedade (páginas 79-85)