• Nenhum resultado encontrado

Técnica de Clark

0

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

Profa.Ana Luiza Julio

www.estrategiaconcursos.com.br

44 de 54

Baseada no princípio de paralaxe, ou seja, quando dois objetos estão em linha reta, na mesma

direção em relação ao tubo de raios-X, e este se desloca, os dois objetos deslocam-se em direção contrária sendo que o objetivo que estiver mais vestibular desloca-se no sentido contrário ao deslocamento do tubo de

raios-X. Por outro lado, o objeto que estiver mais

palatinizado/lingualizado desloca-se no mesmo sentido do tubo de raios-X.

A teoria de Clark, de 1909, consiste na variação da angulação horizontal de incidência do feixe principal de raios X.

Esse método é indicado para:

•Localização de dentes não irrompidos, corpos estranhos e processos patológicos

•Localização de reparos anatômicos, como os forames mentual e incisivo, distinguindo-os de alterações periapicais

•Dissociação de raízes e canais radiculares

•Pesquisa de fraturas radiculares transversais variando-se o ângulo vertical.

Metodo de Miller – Winter

Esta tecnica tambem pode ser empregada para a localização de supranumerarios ou corpos estranhos na regiao posterior da mand̀bula. A primeira tomada consiste de uma periapical convencional; na segunda tomada, a criança morde o filme com o lado sens̀vel voltado para oclusal dos dentes inferiores. O raio central incide ao ǹvel da borda mandibular (90°), no sentido apico-oclusal e o tempo de exposição devera ser dobrado em relação ao utilizado na tecnica periapical.

0

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

Profa.Ana Luiza Julio

www.estrategiaconcursos.com.br

45 de 54

Técnica de Donavan

É uma modificação da técnica de Miller-Winter, pois o filme é colocado em posição oblíqua, sobre o ramo da mandíbula, abrangendo a área do trígono retromolar. Indicado para se visualizar no sentido vestíbulo-lingual o terceiro molar inferior localizado muito posteriormente e corpos estranhos.

Tecnica lateral de Fazzi

Quando ocorre a intrusao de dentes dec̀duos, pode-se indicar essa tecnica com o objetivo de verificar a posição do dente, por vestibular ou lingual, e a possibilidade de comprometimento do germe do dente permanente. Realiza-se primeiro uma radiografia oclusal ou periapical anterior modificada para verificar se houve intrusao do dec̀duo. Com a confirmação da posição do dente intrùdo, um filme oclusal e apoiado de encontro a face da criança, paralelamente ao plano sagital, em uma linha imaginária que parte da pupila. O feixe central de raios X incide perpendicularmente ao filme radiografico. Quando a coroa cl̀nica do dente que sofreu o traumatismo apresenta-se radiograficamente deslocada para vestibular, significa que a porção radicular apical esta deslocada para palatino e, portanto, pode estar em contato com o dente permanente em formaçao.

Técnica de Parma

É uma modificação no posicionamento do filme durante a tomada periapical, inclinando-o de forma que seu longo eixo do forme um ângulo com a linha de oclusão. Técnica utilizada nas indicações de visualização mesiodistal o completo do terceiro molar inferior.

Técnica de Le Master

0

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

Profa.Ana Luiza Julio

www.estrategiaconcursos.com.br

46 de 54

Feita com a utilização de roletes de algodão para evitar a superexposição da área dos ápices dos molares superiores pelo osso zigomático da maxila, pois melhora o paralelismo entre o dente e o filme, causando a diminuição da angulação vertical.

QUESTÃO:14

FCC- TRT - 3ª Região (MG)- 2015

Técnica radiográfica muito utilizada em odontopediatria para localização de dentes supranumerários em posição palatina ou vestibular, principalmente na região anterior da maxila, a técnica de Clark consiste em:

a) duas tomadas radiográficas onde o filme radiográfico para ambas é colocado na mesma posição; a primeira consiste em uma tomada periapical da bissetriz e a segunda, tomada interproximal, é realizada com o deslocamento horizontal do feixe central do raio-X.

b) uma tomada radiográfica de forma que o plano sagital mediano esteja perpendicular ao plano horizontal.

c)duas tomadas radiográficas onde o filme radiográfico para ambas é colocado na mesma posição. Na primeira exposição ao raio-X é utilizada a técnica periapical da bissetriz e na segunda há a alteração vertical do feixe central do raio-X.

d)duas tomadas radiográficas onde o filme radiográfico para ambas é colocado na mesma posição. Na primeira exposição ao raio-X é utilizada a técnica periapical da bissetriz e na segunda há a alteração horizontal do feixe central do raio-X.

e)duas tomadas radiográficas onde o filme radiográfico para ambas é colocado na mesma posição; a primeira consiste em uma tomada periapical da bissetriz e a segunda, tomada interproximal, é realizada com o deslocamento vertical do feixe central do raio-X.

0

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

Profa.Ana Luiza Julio

www.estrategiaconcursos.com.br

47 de 54

COMENTÁRIO: a técnica de Clark consiste em: duas tomadas radiográficas onde o filme radiográfico para ambas é colocado na mesma posição. Na primeira exposição ao raio-X é utilizada a técnica periapical da bissetriz e na segunda há a alteração horizontal do feixe central do raio-X.

GABARITO: D QUESTÃO:15

FCC – TRF 4ª REGIÃO - 2010

Visando realizar a localização tridimensional de dente extranumerário incluso na região anterior da maxila de paciente com 6 anos de idade, sexo masculino, foram efetuadas duas tomadas radiográficas da região, utilizando a técnica radiográfica de Clark. É correto afirmar:

a) Os filmes para as duas tomadas radiográficas devem ser colocados em posições diferentes.

b) A localização do dente extranumerário por vestibular acompanha, na segunda radiografia, o desvio do feixe principal.

c) O ângulo horizontal é o mesmo em ambas as tomadas radiográficas, devendo o ângulo vertical variar.

d) O ângulo vertical e o ângulo horizontal devem ser idênticos em ambas as tomadas radiográficas.

e) A localização do dente extranumerário por palatino acompanha, na segunda radiografia, o desvio do feixe principal.

Comentários: Baseada no princípio de paralaxe, ou seja, quando dois objetos estão em linha reta, na mesma direção em relação ao tubo de raios-X, e este se desloca, os dois objetos deslocam-se em direção contrária sendo que o objetivo que estiver mais vestibular desloca-se no

0

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

Profa.Ana Luiza Julio

www.estrategiaconcursos.com.br

48 de 54

sentido contrário ao deslocamento do tubo de raios-X. Por outro lado, o objeto que estiver mais palatinizado/lingualizado desloca-se no mesmo sentido do tubo de raios-X.

GABARITO:E

QUESTÃO: 16

UEG - Polícia Militar/GO-2013

Técnica radiográfica em que se associam duas ou mais radiografias periapicais para determinar posição de corpos estranhos no sentido vestíbulo palatino na maxila e que se baseia no princípio da Paralaxe.

Trata-se da técnica a) periapical da bissetriz b) Clarck

c) oclusal anterior da maxila d) Miller Winter.

COMENTÁRIO: A técnica de Clark consiste na variação da angulação horizontal de incidência do feixe principal de raios-x. A sua concepção está baseada no princípio da paralaxe. Uma das suas indicações é a localização de reparos anatômicos, como o forame mentual e incisivo, distinguindo-se de alterações periapicais.

GABARITO: B

QUESTÃO:17

Aeronáutica- CADAR – 2014

0

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

Profa.Ana Luiza Julio

www.estrategiaconcursos.com.br

49 de 54

A técnica radiográfica que permite a localização de reparos anatômicos, como os forames mentual e incisivo, que se distingue das alterações periapicais é conhecida como técnica

a) de Clark.

b) de Fazzi.

c) panorâmica.

d) interproximal.

COMENTÁRIO: Essa tecnica consiste na realização de uma primeira radiografia periapical convencional (posição ortorradial), seguida de uma segunda tomada periapical modificando-se apenas a angulação horizontal, deslocando-se o cilindro para distal ou mesial (disto ou mesiorradial). Se o objeto acompanhar o desvio do cilindro, o objeto estara em posicao palatina ou lingual. Se ele se afastar, estara por vestibular ou bucal. A técnica de Fazzi tem como indicação principal, no traumatismo dentário, em caso de intrusão do dente decíduo, o objetivo de avaliar a relação do dente decíduo com o sucessor permanente. A técnica panorâmica permite uma visão das estruturas que compõem o complexo maxilomandibular. A técnica interproximal tem como indicação principal a pesquisa de lesões de cárie interproximal.

GABARITO: A

QUESTÃO:18

FGV - Analista Judiciário - TJ - BA- 2015

Em relação às técnicas radiográficas mais utilizadas em Odontologia, é correto afirmar que:

a) na técnica do paralelismo emprega-se o princípio da lei isométrica de Cieszynski;

b) a técnica de Fazzi é realizada com um filme periapical nos casos de intrusão de dentes decíduos anteriores;

0

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

Profa.Ana Luiza Julio

www.estrategiaconcursos.com.br

50 de 54

c) na técnica do paralelismo a incidência se faz perpendicularmente ao plano bissetor formado entre o plano do filme e o longo eixo do dente;

d) a técnica de Clark é uma técnica de localização que utiliza apenas uma tomada radiográfica ortogonal;

e)na técnica da bissetriz, utilizam-se acessórios chamados posicionadores que formam um conjunto suporte/filme.

COMENTÁRIO: A letra A está errada por que se refere a técnica da bissetriz e não a do paralelismo. A técnica de Fazzi tem como indicação principal, no traumatismo dentário, em caso de intrusão do dente decíduo, o objetivo de avaliar a relação do dente decíduo com o sucessor permanente, a letra B está correta. A letra C está errada pois se refere a técnica da bissetriz, a letra D e E estão erradas, porque a técnica de Clark não é ortogonal e a técnica da bissetriz não usa posicionador.

GABARITO: B

1) (Prefeitura de Itaquaquecetuba – SP – SOLER – 2012): A radiografia oclusal está indicada para, EXCETO:

a) Complementar ecame da radiografia periapical;

b)Estudos das fraturas dos maxilares;

c) Pesquisa de Sialolitos nos condutos de Wharton;

d) Presença de ponte dentinária após pulpotomia.

2)(Prefeitura de Novas Colinas – MA – IMA – 2012): A melhor tomada radiográfica para avaliação de lesões de cárie em dentes posteriores:

a)Oclusal oblíqua

b)Panorâmica da arcada dentária

0

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

Profa.Ana Luiza Julio

www.estrategiaconcursos.com.br

51 de 54

c) Bte-wing

d) Oclusal ortogonal e) Periapical

3)(Prefeitura de Guapimirim – RJ – FBC – 2012): Técnica radiográfica intrabucal conhecida como Bite-wing, com finalidade de detectar processos cariosos, adaptações marginais de restaurações e destruição da crista óssea alveolar:

a) Técnica Radiográfica Interporximal;

b)Técnica radiográfica da Bissetriz;

c)Técnica radiográfica do Paralelismo;

d) Técnica Radiográfica Oclusal;

e) Técnica Radiográfica Waters.

4)(CADAR – 2010): As angulações verticais de incidência do feixe de raios X para a tomada radiográfica pela técnica periapical da Bissetriz dos dentes 27 e 35, respectivamente, são:

a)+20° a +30° e -5° e -10°

b)+40° a +45° e 0° e -5°

c)+30° a +40° e -15° e -20°

d)+30° a +40° e -10° e -15°

5)(Fundação Nacional de saúde – 2010): Considere a técnica radiográfica que utiliza um rolete de algodão para permitir que a película fique paralela ao plano do dente. Esta técnica, descrita por Le Maser, é aplicada para uma CORRETA visualização dos ápices radiculares das seguintes raizes:

a)palatinas dos molares b)palatinas dos pré-molares c)vestibulares dos pré-molares d)disto-vestibulares dos molares e)mesiovestibulares dos molares

0

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

Profa.Ana Luiza Julio

www.estrategiaconcursos.com.br

52 de 54

6) (Fundação Nacional de Saúde – 2010):O primeiro exame de imagem que deve ser solicitado quando da suspeita de cálculo salivar no ducto submandibular é:

a)radiografia oclusal b)radiografia periapical c)radiografia panorâmica d)ultrassonografia cervical e)sialografia com contraste

7)(cadar – 2010): Na técnica periapical, a quantidade mínima de películas usadas num exame de um paciente adulto é:

a)10(dez)

b)14 (quatorze) c)12 (doze) d)18(dezoito)

8)(CADAR – 2010): Leia o trecho abaixo e assinale a alternativa que preenche as lacunas correta e respectivamente. Segundo Freitas, a distância focal na técnica radiográfica________ é de 40cm, enquanto na técnica____é de 20cm, o que vem proporcionar melhores condições no tocante ao detalhe radiográfico:

a)do paralelismo – da bissetriz b)do paralelismo – do cone longo c) da bissetriz – interporximal d)da bissetriz – do paralelismo

9)(CADAR – 2010): Com base em Freitas, considere as proposições abaixo sobre indicações da técnica de Clark, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( )Localização radiográfica de dentes não irrompidos

0

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

Profa.Ana Luiza Julio

www.estrategiaconcursos.com.br

53 de 54

( ) Nas dissociações dos condutos radiculares, radiograficamente, quando houver sobreposição das imagens.

( ) Na identificação de fraturas de dentes

a)F – F – F b) F – F- V c)V – V- F d)V – V- V

10)(Prefeitura Municipal de itupiranga -PA- 2009): Em pacientes com boa higienização, porém com suspeita de cáries interproximais, qual a indicação para a técnica radiológica;

a) Bite wing b)Bissetriz c)Cone Longo d)Clark

e)Paralelismo

QUESTÃO RESPOSTA

1 D

2 C

3 A

4 A

5 A

6 A

7 B

8 A

9 D

10 A

0

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

Profa.Ana Luiza Julio

www.estrategiaconcursos.com.br

54 de 54

Documentos relacionados