• Nenhum resultado encontrado

Métodos Físicos de Desinfecção e Esterilização

No documento Eletroterapia Em Estética Corporal (páginas 30-37)

Germicida U.V.

É uma camada (local onde será colocado o material para ser desinfetado), com lâmpada que gera radiação ultravioleta, de comprimento de onda abaixo de 280nm (nanômetros), com propriedades germicidas. A irradiação ultravioleta, com o comprimento de onda inferior a 280nm, provoca a dissociação e recombinação das moléculas de oxigênio da camada, formando o gás ozônio com efeitos bactericidas para bactérias anaeróbias, bacterios-tático para bactérias aeróbias e fungicida. Materiais como placas de borracha, chamex, esponjas, podem ser colocados no germicida sem estragar, sempre o material limpo e seco. Expor o material por 30 minutos.

Autoclave ou Calor Úmido ou Vapor a Pressão

O calor por si mesmo é bactericida e esta ação pode aumentar, por meio da umidade. O vapor não é esterilizante, mas a pressão, maior que a atmosférica, é vital para a destruição dos micróbios pelo calor. O vapor é utilizado numa pressão de 15 a 17 libras, por polegada quadrada, na temperatura de 123a C, durante 30 minutos. O material,

antes de ser autoclavado, deverá ser lavado, limpo e empacotado. Os materiais tipo acrílico, borracha, pincéis, chamex, alguns tipos de vidros, não devem ser autoclavados pois deformam, e no caso dos vidros

trincam. O autoclave é considerado um dos métodos mais eficazes de esterilização, indicação para clínicas de médio e grande porte e materiais hospitalares.

Forno Pasteur ou Calor Seco ou Ar Quente.

O calor seco é uma forma de ar quente, um procedimento lento que necessita de temperaturas mais altas, por ausência da umidade, sendo que os micróbios são destruídos mais lentamente ao absorverem o calor. Para conseguir uma esterilização eficaz, a temperatura utilizada é de 171º. C, por hora. Antes, o material deve ser lavado, limpo e empacotado.

Este método pode ser utilizado em materiais de vidro, em material que não desarma. O calor seco protege o instrumental delicado com pontas, que será danificado com o calor úmido. Não deve ser utilizado para materiais de acrílico, borracha, chamex, pincéis e tecido. O forno Pasteur é utilizado em centros de estética de pequeno e médio porte, consultórios dentários e consultórios médicos.

F

Fiicchha a

dde e

AnAnaammnneessee

A ficha de anamnese é composta de todos os dados da cliente, alterações fisiológicas, medicações utilizadas, hábitos alimentares, cosméticos utilizados, visitas feitas ao médico ou ao fisioterapeuta e deverá ser assinada pela cliente, para o profissional ter certeza que nenhum dado foi esquecido.

Nome; _ Idade; _ Nacionalidade; _ Endereço; _ Telefone; _ Apresenta alguma alteração: _

sistema neurológico - tipo disritmia cerebral, epilepsia, acidente vascular cerebral e outros; _

sistema cardiovascular - enfarto, prolapso de válvula mitral e outros; _ sistema pulmonar - bronquite asmática, enfisema pulmonar; _ é tabagista? - se afirmativo, quantos cigarros, ou outros, fuma por dia; _ sistema vascular - varizes, varicoses, trombose, flebite e outros;_ sistema digestivo - hérnia no esôfago, úlcera ou gastrite no estômago ou duodeno, constipação ou obstipação intestinal; _ ginecológico - ovário policístico, útero com endometriose e outros; quantas gestações, tipos de parto, já fez laqueadura?_

otorrinolaringologia - perda da acuidade auditiva, rinite ou sinusite, afecções na boca, tipo afta e outros; _ endocrinologia - alguma disfunção hormonal; _ urologia - disfunção renal, incontinência urinaria e outros; _ é etilista (bebe) - hábito diário, tipo de bebida e quantos copos por dia; _ está fazendo alguma dieta orientada (por quem? endocrinologista, nutricionista ou por conta própria); _ fez alguma cirurgia de pequeno, médio ou grande porte; _ tem hábitos esportivos, qual a Freqüência; _ existe alguma doença hereditária, quais; _ toma alguma medicação; _ tem algum pino ou placa metálica no corpo; _ utiliza marca-passo; _ apresenta algum problema de coluna ou postura!; _ qual a última vez que foi ao médico e porquê; _ apresenta alergia a produtos, cheiro ou outros; _ toma medicação homeopática ou antroposófica. _ Nestes casos, o cliente não deve entrar em contato com produtos a base de cânfora ou mentol, pois eliminam o efeito das medicações. _ Observações _ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ Assinatura da cliente. _______________________________________________________________

A cliente deverá despir-se, ficando com peças íntimas, para que o profissional avalie seu corpo.

1- Com a cliente de pé, avaliar sua postura

2- Pedir para a cliente contrair a musculatura da perna e coxa e avaliar a ptose tissular.

3- Pedir para a cliente contrair a musculatura do glúteo e avaliar a ptose tissular.

4- Solicitar a cliente relaxar a musculatura do reto abdominal e verificar o tônus da musculatura (se apresenta diastase dos retos abdominais e se apresenta avental abdominal).

5- Deitar a cliente e iniciar a perimetria.

6- Após a perimetria, orientar o tratamento que deverá ser feito, fechando contrato de 4 a 6 meses, de acordo com as alterações. O tratamento deverá ser feito 3 vezes por semana, com mínimo de 20 aplicações, pois para obter resultado estético adequado, deve ocorrer condicionamento fisiológico.

Perimetria

É utilizada para que haja parâmetros dos resultados obtidos nos tratamentos corporais. O material necessário é a fita métrica de material plástico, pois a de pano esgarça facilmente e altera as medidas. As medidas da cliente serão tomadas no início do tratamento e a cada cinco sessões, para avaliação dos resultados do tratamento. A cliente deverá estar deitada em decúbito dorsal.

Para medir a coxa, utilizaremos como ponto de referência a proeminência (saliência) do osso da tíbia, localizado logo abaixo da pateia (joelho). Fixar a fita na região proeminente e levar no sentido da parte mediai da coxa, marcando com uma caneta 12, 22, 32 cm e, se a cliente for alta, 42 cm. Utilizar a fita na circunferência destes pontos para obter as referências acima do joelho da região mediai da coxa e região do culote do cheval.

Para o abdome, utilizar como ponto de referência a crista íliaca. Fixar a fita métrica e colocar em sentido ascendente para a região mamaria, marcando com a caneta 5, 10, 15 cm e, se a cliente for alta, 20 cm.

Utilizar a fita métrica na circunferência destes pontos e teremos as referências do quadril, cintura caixa torácica.

Para os braços, a cliente estará em pé. Passar a fita métrica na região axilar, sendo que a cliente deverá ficar com os braços voltados para baixo e com a palma da mão voltada para seu corpo. Medir a circunferência.

Para os glúteos, com a cliente em pé, usar como referência a parte mais proeminente do glúteo máximo. Nas referências de medidas da coxa e do abdome, é necessário que a cliente

esteja em pé ou deitada.

Existem várias técnicas empregadas para a perimetria. Esta é uma das mais práticas e confiáveis.

C

Coorrrerenntte e FFararádádicicaa oouu AAlltterernanaddaa

Em 1831, Faraday descobriu o fenômeno da indução, surgindo a possibilidade de estimular nervos e músculos com correntes elétricas alternadas.

Em estética, são utilizadas correntes de baixa freqüência, aplicadas em ponto motor ou origem e inserção muscular, de acordo com o tipo de contração isotônica ou isométrica.

Para mencionar os efeitos terapêuticos e aplicações destas correntes, é importante abordar os mecanismos fisiológicos da musculatura estriada ou esquelética. O músculo é formado por filamentos de actina e miosina. A interação entre os filamentos de actina e miosina ocorre através de pequenas pontes, dispostas em intervalos regulares, podendo ser vistas sob forma de projeções dos filamentos grossos em direção aos finos, obtendo-se energia para contração, quando um grupo fosfato é separado do ATP. Estas fibras musculares apresentam uma inervação que dependem de uma fibra nervosa comum. Recebe o nome de ponto motor a mioneural (união do músculo e nervo).0 ponto motor, normalmente, localiza-se no corpo do músculo à meia distância das inserções.

No documento Eletroterapia Em Estética Corporal (páginas 30-37)

Documentos relacionados