• Nenhum resultado encontrado

Nesse tópico, vamos abordar os procedimentos metodológicos utilizados para a confecção deste trabalho, onde trataremos sobre a pesquisa e os objetivos propostos. A seguir, analisaremos os dados coletados mediante a entrevista realizada com os familiares dos adolescentes em conflito com a lei, internados provisoriamente na Unidade de Internação Provisória de São Sebastião. Assim, procuramos realizar um estudo sobre a percepção dos familiares no que se refere ao período da Internação Provisória. Em seguida, traçaremos os limites da pesquisa qualitativa, bem como daremos continuidade com a apresentação e análise dos dados.

No tocante a pesquisa, faz-se necessário delinear o conceito de um dos principais procedimentos a serem realizados, e assim estabelecer uma visão geral do processo abordado no decorrer desta produção. Conforme Minayo (1998, p.16):

[...] pesquisa a atividade básica da Ciência na sua indagação e construção da realidade. É a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e a atualiza frente à realidade do mundo. Portanto, embora seja uma prática teórica, a pesquisa vincula pensamento e ação.

A citação acima descreve a pesquisa como algo mais aprofundado, uma ciência que traz consigo uma indagação, ou seja, ato ou efeito de investigar, tentar saber ou descobrir algo frente às mudanças e concepções do mundo, isso se dá com vistas a alcançar essa definição realizada pela autora. A elaboração deste trabalho se delineia no método da pesquisa qualitativa, que se caracteriza da seguinte forma para Gil (1994, p.39):

Os estudos que empregam uma metodologia qualitativa podem descrever a complexidade de determinado problema, analisar a interação de certas variáveis, compreender e classificar processos dinâmicos vividos por grupos sociais, contribuir no processo de mudança de determinado grupo e possibilitar, em maior nível de profundidade, o entendimento das particularidades do comportamento dos indivíduos.

Isto, necessariamente, faz com que o método qualitativo seja usado para atender as demandas no que concerne a investigação, associando-a as variações dos dados coletados, e por consequência ao analisarmos, esse fator positivo tornará a pesquisa mais fácil de ser compreendida. Além disso, buscamos fundamentar o assunto para que seja repassado com clareza, motivados pela junção dos elementos

que a compõe e oferecem vida a pesquisa. Então, evidencia-se que não basta apenas conhecer o fenômeno, mas procurar maneira de desmistificá-lo.

Com vistas a atender os objetivos estabelecidos para a concretização desse estudo, associaremos ao método qualitativo, especificidades do método dialético, o qual foi fundamentado pelo materialismo histórico e tem como base as categorias de contradição, historicidade e totalidade. Para Trivinõs (1987), o materialismo dialético é realizado para se obterem respostas concretas, lógicas e racionais para os fenômenos da natureza, da sociedade e do pensamento. Gil (1994) complementa que o método dialético requer um conhecimento do objeto em todos os seus aspectos, tudo é vislumbrado em constante mudança, algumas coisas nascem para se desenvolver, já outras se desagregam para se transformarem.

A problemática desta pesquisa será analisada por meio de conteúdo científico que abordam as seguintes temáticas: crianças e adolescentes, ato infracional, legislação brasileira e família no contexto capitalista. Assim, levando em conta o método dialético, abordaremos a trajetória histórica percorrida na construção da cidadania das crianças e adolescentes envolvidas com atos infracionais, seguiremos até chegar à concretização de seus direitos sociais, consequentemente, faremos uma analise da conjuntura familiar no decorrer do processo inerente a Internação provisória e como se configura essa Instituição (família) em meio aos desdobramentos da sociedade Capitalista.

De acordo com Gil (1994) a pesquisa bibliográfica nasce a partir de um desenvolvimento realizado com material previamente elaborado. Deste modo, ao longo da elaboração do trabalho, foram utilizados materiais selecionados, os quais estavam relacionados à temática discutida neste trabalho, e serão listados a seguir: leis, livros, monografias e artigos científicos. As bibliografias que se sobressaíram foram: Constituição Federal (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), Código de Menores (1927; 1979), Azevedo e Guerra (2011), Costa e Penso (2005), Campos e Souza (2005), Costa (2006) e Mioto (1997; 2010).

A pesquisa bibliográfica, segundo Barros e Lehfeld (2000) é descrita como uma efetivação para resolver um problema, bem como a aquisição de conhecimento de material específico, ou seja, material gráfico, sonoro e informativo, que auxiliará na efetivação dos dados. E ainda, esse levantamento de dados possibilitará a revisão literária e permitirá a fundamentação teórica do estudo.

3.1 Caracterização da organização, setor ou área.

A pesquisa foi realizada na Unidade de Internação Provisória de São Sebastião (UIPSS), cuja vinculação é com a Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Governo do Distrito Federal. A Instituição oferece atendimento a adolescentes em conflito com a lei, abrangendo a faixa etária entre doze a vinte e um anos de idade incompletos, conforme vela no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Esses adolescentes são encaminhados pela VIJ para cumprimento de internação provisória pelo prazo de quarenta e cinco dias, previsto nos artigos 108 e 183 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

A Unidade de Internação Provisória de São Sebastião (UIPSS) está localizada na fazenda da Papuda, contudo vale salientar que a UIPSS não tem vinculação com os presídios que atendem os adultos, assim, cada Unidade tem seu espaço, os quais são limitados e não tem correlação entre si, deste modo, adolescentes e adultos não convivem no mesmo ambiente para cumprimento de medida privativa de liberdade conforme estabelece o ECA.

O atendimento realizado na UIPSS conta com a presença de diversos funcionários. Salienta-se que os técnicos e os Instrutores de oficinas são subordinados a Gêrencia Sociopsicopedagógica, administrada por dois pedagogos. A equipe técnica é composta pelas seguintes especialidades: 7 assistentes sociais, 8 psicólogos, 5 pedagogos. Ademais, a Unidade conta com três Instrutores de Oficinas (Artesanato, Informática e Serigrafia).

Vale ressaltar que a Gerência de Segurança coordena os educadores sociais, cujo número de funcionários se sobrepõe as demais áreas, a função principal é zelar pela integridade física do adolescente, asssociada a um trabalho que busca o processo de ressocialização, incluindo na jornada do socioeducando normas, regras e princípios aceitos pela sociedade. Esses princípos estão associados ao raciocínio da sociedade no que concerne a elaboração de leis a serem seguidas. Ressalta-se que a Unidade possui professores que oferecem atividades escolares, os quais estão vinculados a rede oficial de ensino, nesse período, além do ensino regular são elaborados projetos socioeducativos e culturais para promover o desenvolvimento do socioeducando cujas metas serão extendidas a sua convivência na sociedade.

A UIPSS tem a missão de prestar assistência integral aos adolescentes, viabilizando um espaço favorável que se aproxime do ambiente familiar para promover a ressocialização. Nesse período, a Unidade deve zelar pela garantia da integridade física e mental, bem como garantir os direitos individuais do socioeducando.

3.2 População e amostra ou participantes do estudo

O foco da pesquisa será com as famílias dos socioeducandos que estão cumprindo medida cautelar de internação provisória na UIPSS. E, como forma de intervenção, pretende-se realizar uma entrevista com os familiares dos socioeducandos durante o período da visita familiar que ocorre aos sábados e domingos. Essa ação viabilizará o processo de intervenção que prioriza o aprendizado na prática, levando a reflexão tanto os entrevistados quanto do entrevistador.

3.3 Caracterização dos instrumentos de pesquisa

Para a elaboração do trabalho, inicialmente será realizada uma revisão bibliográfica, utilizando livros e revistas científicas e sites confiáveis de consulta acadêmica, sobre os fatores que influenciam a prática de atos infracionais e os procedimentos legais para o cumprimento da medida cautelar de internação provisória.

Quanto aos meios, a pesquisa foi bibliográfica, qualitativa, dialética e realizou- se uma pesquisa de campo:

a) Bibliográfica, porque o referencial teórico será realizado com base em autores que versam sobre o tema estudado.

b) Realizou-se uma pesquisa dialética, cujo objetivo é descreve a realidade e refletir sobre seus desmebramentos na sociedade .

c) A pesquisa qualitativa foi utilizada visando categorizar as vivências dos grupos sociais, e assim colaborar no processo de mudança de determinado situação e viabilizar a reflexão acerca do comportamento do indivíduo.

d) Trata-se de uma pesquisa de campo, tendo em vista que será realizada na Unidade de Internação Provisória de São Sebastião (UIPSS).

3.4 Procedimentos de coleta e de análise de dados

A elaboração do projeto de intervenção foi fundamentada pela construção das perguntas abertas que seriam direcionadas as famílias dos socioeducandos. No processo de elaboração, teve-se o cuidado de construir perguntas que trouxessem respostas concretas e ao mesmo tempo fizessem com o que familiar refletissem sobre os vários papéis dos atores sociais que compõe esse processo de ressocialização, inclusive eles, que responderiam ao questionário e são o objeto da pesquisa.

Assim, foi realizada uma entrevista pessoal através de entrevistas semiestruturadas onde foram aplicadas a 4 (quatro) familiares na Unidade de Internação Provisória de São Sebastião (UIPSS), além disso as entrevistas foram gravadas, com intuito de não perder nenhuma informação prestada, para tanto as genitoras assinaram o termo de autorização de uso de texto e imagem. Ressalta-se que a pesquisa foi realizada durante a visita dominical e as entrevistadas foram muito solicitas nesse momento, demonstrando bastante interesse em contribuir com a pesquisa. As entrevistas foram realizadas na sala do atendimento psicossocial cuja duração não ultrapassou vinte minutos. E os dados foram coletados a partir da aplicação do roteiro de entrevista (APÊNDICE).

Tabela 1 – Sujeitos da pesquisa Grau de parentesco O adolescente é reincidente S (sim) N (não) Quantas Internações na UIPSS 1 Genitora S 2 Genitora N 1 3 Genitora S 3 4 Genitora S 2

Documentos relacionados