• Nenhum resultado encontrado

4. MÉTODOS DA INVESTIGAÇÃO

4.8. Métodos e Técnicas de recolha de Dados

Com a propósito de testar as hipóteses e a informação analisada e recolhida na revisão de literatura optou-se por um questionário online. De acordo com Chasteauneuf (2009) citado em Sampieri et. al. (2014) um questionário consiste num conjunto de questões referentes a uma ou mais variáveis para medir. Devido à internet ser uma parte da vida quotidiana, podendo ser vista como uma oportunidade para aumentar a taxa de resposta de inquéritos, ou seja, o feedback é mais rápido e de baixo custo (Meckel et al., 2005). Existem várias vantagens em realizar um questionário online, obtém-se um levantamento rápido das respostas, ou seja, as respostas já estão legíveis no computador, são tipicamente armazenadas numa base de dados, apenas tem que se converter para um programa de análise estatística, como por exemplo, o SPSS, será por esse método que será analisada pesquisa. Esse tipo de questionários não só economiza tempo e trabalho para o pesquisador, como também elimina a possibilidade de transcrever incorretamente as respostas dos inquiridos (Meckel et al., 2005).

4.8.1. Elaboração do Questionário

Este questionário foi elaborado na plataforma online Formulários Google e de forma a recolher dados foi aplicado a diversos indivíduos que conhecessem a marca LIDL. O estudo foi conduzido durante cerca de duas semanas, entre 20 de Maio e 30 de Maio de 2019.

59

O questionário é introduzido com uma breve explicação do intuito do estudo e é dividido em X secções, sendo estas: 1. Introdução do questionário com o tema em estudo; 2. Perfil Sociodemográfico; 3. Lidl (conhecimento geral da marca); 4. Sentidos; 5. Ambiente da Loja; 6. Experiência da Marca; 7. Identidade da Marca.

Na elaboração do respetivo questionário procurou-se expressar as questões de forma clara e compreensível para reduzir o erro de resposta. Este questionário possui maioritariamente questões fechadas, havendo algumas questões em que os participantes podem eleger a opção “Outra” e colocar numa caixa de texto a sua resposta.

Com o objetivo de recolher o máximo de respostas em todos os parâmetros do questionário, todas as questões são obrigatórias. Aos inquiridos foi-lhes garantido o anonimato.

4.8.1.1. Escalas

Para a realização deste questionário recorreu-se à utilização de escalas presentes e utilizadas noutros estudos. Estas escalas têm como objetivo medir as variáveis em estudo.

São apresentadas diferentes escalas com o objetivo de medir as variáveis em estudo. A primeira escala apresentada é referente aos sentidos mais concretamente a visão e esta é composta por 6 itens. A construção desta escala tem como base as escalas utilizadas por Nadiri e Gunay (2013), Yoon (2013), Peck e Childers (2003). Os itens foram medidos numa escala de Likert de sete pontos que variam de “discordo totalmente” a “concordo totalmente”. A questão adicional sobre a preferência da iluminação do espaço foi realizada com base num estudo realizado por Areni e Kim (1994). Relativamente ao olfato, a escala apresentada é composta por 4 itens. Esta escala foi construída tendo por base as escalas apresentadas por Nadiri e Gunay (2013) e Peck e Childers (2013). Os itens apresentados também foram medidos numa escala de Likert de sete pontos que variam de “discordo totalmente” a “concordo totalmente”. A escala utilizada para o tato é unicamente baseada na escala de Peck e Childers (2003) e é composta por 12 itens que foram medidos numa escala de Likert de sete pontos que variam de “discordo

60

totalmente” a “concordo totalmente”. Relativamente à audição, foram exploradas as preferências dos consumidores relativamente ao volume da música, o ritmo da música e a familiaridade da música que foram baseadas nas escalas de Smith e Curnow (1996), Milliman (1982) e Yalch e Spangerberg (1990), respetivamente.

O ambiente de loja é analisado recorrendo a duas escalas diferentes. Uma escala tem 3 itens e a outra tem 4 itens. O constructo é analisado consoante dias escalas pois estas apresentam medições diferentes. As escalas apresentadas foram construídas com base nos estudos de Seughwan Lee et al. (2013), Lin et al. (2009). Os primeiros itens são medidos numa escala de Likert de cinco pontos e os outros itens são medidos numa escala de Likert de sete pontos. Ambas variam de “discordo totalmente” a “concordo totalmente”.

Recorre-se também à utilização da escala da Experiência de Marca de Brakus (2009) onde estão presentes 12 itens que foram medidos numa escala de Likert de sete pontos que variam de “discordo totalmente” a “concordo totalmente”.

Para a última escala apresentada no questionário esta é referente à identidade da marca e é baseada na escala apresentada por Coleman et. al. (2011) e a sua medição é feita através duma escala de Likert de sete pontos que variam de “discordo totalmente” a “concordo totalmente”.

Segundo Sampieri et. al (2014) uma escala de Likert consiste num conjunto de itens patentes na forma de declarações ou julgamentos, diante dos quais a reação dos intervenientes é solicitada. A cada ponto é atribuído um valor numérico.

A tradução das escalas para português foi necessária bem como a adaptação das mesmas ao foco do estudo.

4.8.2. Pré-teste

Antes do lançamento online do questionário final, foi realizado um pré-teste do mesmo. Esta versão preliminar do questionário foi enviada a algumas pessoas de diferentes faixas etárias para perceber se haviam potenciais problemas ou dúvidas relacionadas com a redação e formatação do questionário ou até eventuais itens que necessitassem

61

retificação ou eliminação. Serviu também para perceber se os inquiridos compreendiam com clareza aquilo que lhes era pedido. No final deste pré-teste foi colocada uma questão aberta adicional para que os respondentes pudessem dar a sua opinião sobre o questionário. Desta forma, caso se verificasse alguma falha ou incongruência, esta poderia ser retificada de forma a posteriormente disponibilizar um questionário mais coeso.

O pré-teste foi enviado para cerca de 25 pessoas entre os dias 18 e 19 de Maio de 2019. Para uma amostra de 328 inquiridos, foi realizado o pré-teste com 14 inquiridos (obtiveram-se 14 respostas, dos 25 inquéritos-teste enviados).

A partir desse pré-teste foi possível fazer algumas correções no questionário final através das avaliações e perceções enviadas pelos participantes. Algumas questões foram reformuladas de maneira a fazerem mais sentido para os participantes; foram também realizadas pequenas modificações na estrutura do questionário.

Documentos relacionados