• Nenhum resultado encontrado

7.3 Implementação da Maptracys

7.3.4 Módulo de Renderização de Relatórios

O módulo de Renderização de Relatórios inclui a geração de relatórios referentes a execução do projeto. Sendo possível gerar relatórios sobre a execução do projeto, como também exportar arquivos no formato .xes. Pela utilização das operações de instanciação os elementos dos processos de software de referência

para o projeto são registrados, e assim podem ser visualizados a partir dos registros gerados durante a execução.

Para suporte a identificação do processo de software executado, o apoio ferramental realiza a exportação dos registros no formato .xes, reconhecido por ferramentas de mineração de processos. Este arquivo pode ser submetido a aplicação de técnicas de mineração de processos.

O arquivo exportado pode considerar as tarefas (Task), atividades (Activity), artefatos (Artifact) ou recursos (Resource). Além disso, pode ser considerada a data de fim prevista (Foreseen Tasks) ou a data de fim efetivo (Executed Tasks). Utilizando os arquivos exportados é possível identificar os modelos de processo nas seguintes perspectivas: Fluxo de Controle (Atividades), Organizacional (Recursos) ou Informacional (Artefatos), ou seja, modelos de processo relacionados ao fluxo das atividades, uso dos recursos ou entrega dos produtos de software (artefatos). A Figura 19 apresenta a tela de exportação de arquivo no formato .xes.

Figura 20 - Tela de exportação de arquivo no formato .xes. Fonte: A Autora.

A partir da exportação do arquivo no formato .xes, o mesmo pode ser submetido a ferramentas de mineração de processo, conforme descrito na Seção 6.2.1. A Figura 21 apresenta um arquivo no formato .xes exportado pela ferramenta. Está em desenvolvimento no apoio ferramental o algoritmo o Heuristic Mining (mineração heurística) (VAN DER AALST, 2011), o qual tem o objetivo de usar a frequência dos eventos e a sequência para gerar o modelo de processo.

Para a identificação de não conformidade foram implementados relatórios para exibir a lista de atividades previstas no modelo de processo associado ao projeto, as atividades previstas executadas e as atividades previstas não executadas. Esra em desenvolvimento o relatório para análise de sequência, bem como o relatório de oportunidade de melhorias, onde são listadas as tarefas criadas com as operações Add e Merge. A Figura 22 apresenta a tela inicial do relatório das não conformidades relacionadas às atividades.

Figura 22 - Tela inicial do relatório das não conformidades relacionadas às atividades. Fonte: A Autora.

No Apêndice F é apresentado o pseudocódigo da identificação de não conformidade relacionada às atividades.

No Apêndice D é fornecido o manual de uso onde pode ser visualizado como executar as funcionalidades descritas neste capítulo.

7.4 Considerações Finais

Este capítulo apresentou o apoio ferramental, intitulado Maptracys, desenvolvido para dar apoio ao mapeamento entre as perspectivas de processo e projeto de software. A arquitetura da implementada foi apresentada e seus principais módulos foram descritos.

O Capítulo seguinte apresenta os estudos conduzidos como forma de demonstrar os benefícios do mapeamento entre as perspectivas de processo e projeto de software.

8 Avaliação dos Benefícios do

Mapeamento na Identificação do

Processo de Software Executado e na

Identificação de não Conformidades

O objetivo deste Capítulo é apresentar os estudos conduzidos visando avaliar os benefícios do mapeamento entre as perspectivas de processo e projeto de software na identificação do processo de software executado e na identificação de não conformidades.

8.1 Introdução

Este capítulo apresenta os estudos conduzidos para avaliar o benefício da aplicação da solução de mapeamento abordada por esta tese, na identificação do processo de software executado e na identificação de não conformidade. Nesta pesquisa conjecturamos que ao aplicar a estratégia de mapaeamento proposta, às tarefas do projeto, e por consequência, aos registros de execução, passam a possuir informações explícitas do processo de software de referência para o projeto de software. Essas informações são úteis para apoiar a análise da execução dos processos. Portanto, os estudos descritos a seguir tiveram como base as orientações para demonstração dos benefícios do mapeamento entre as perspectivas apresentadas no Capítulo 6.

A Seção 8.2 apresenta o estudo realizado para avaliar o benefício da solução proposta na identificação do processo de software executado e a Seção 8.3 apresenta o estudo realizado para avaliar o benefício na identificação de não conformidade. Por fim, a Seção 8.4 apresenta as considerações finais.

8.2 Identificando o Processo de Software Executado

Esta seção apresenta o estudo conduzido para avaliar o benefício da aplicação da solução de mapeamento abordada por esta tese, na identificação do processo de software executado. Para avaliar este benefício métricas de complexidade dos modelos de processos foram adotadas (ver Subseção 6.2.2). As métricas têm como objetivo demonstrar quantitativamente o benefício do mapeamento entre as

perspectivas na redução da complexidade de entendimento dos processos de software executados, descobertos pela aplicação de técnicas de Mineração de Processo.

O estudo executado utilizou duas bases de dados de projetos de desenvolvimento de software obtidas de uma empresa de desenvolvimento de software. Nessas bases obtidas a estratégia de mapeamento estava aplicada, por meio da representação da atividade do processo de cada tarefa, bem como da instância do processo. Com a utilização destas bases, o modelo de processo de software executado foi descoberto, por meio da aplicação de técnicas de Mineração de Processo, possibilitando assim a extração das métricas que suportam a análise da complexidade dos modelos de processo descobertos. Portanto, a premissa adotada foi: se o modelo de processo descoberto a partir de registros de execução mapeados é menos complexo que o modelo processo extraído a partir de registros não mapeados, isso reforça que a análise da execução dos processos pode ser beneficiada.

A execução do estudo teve como base as orientações para demonstração dos benefícios do mapeamento entre as perspectivas na identificação do processo de software executado apresentadas no Capítulo 6.

A Subseção 8.2.1 apresenta o planejamento do estudo. Na Subseção 8.2.2 a execução do estudo é descrita e na Subseção 8.2.3 os resultados são discutidos. E, a Subseção 8.2.4 discute as ameaças à validade do estudo.