• Nenhum resultado encontrado

Módulo de treinamento e desenvolvimento em gestão de pessoas

No documento raimundocorreadeoliveira (páginas 116-118)

EDUCAÇÃO 7 DE MANAUS

2 ANÁLISE DOS DESAFIOS DA CDE7 EM ESTRUTURAR UM PROGRAMA

3.1 Plano de ação para implementação do Programa de Treinamento e

3.2.1 Módulo de treinamento e desenvolvimento em gestão de pessoas

deve ser expedida aos gestores que obtiverem, no final do programa, no mínimo, 80% da frequência de cada módulo.

As ações específicas que compõem cada bloco de treinamento do programa serão detalhadas, tendo como referência a ferramenta 5W e 2H expostos nos Quadros 09, 10, 11, 12, 13 e 1 4 que serão temas das próximas seções.

3.2.1 Módulo de treinamento e desenvolvimento em gestão de pessoas

Espera-se, com a execução do primeiro módulo, que os gestores se apropriem de competências relacionadas ao conhecimento das principais legislações e estratégias de gestão de conflitos que são necessárias à operacionalização da rotina escolar. Dessa forma, pretende-se que os estudos dos temas propostos no módulo contribuam para que os gestores desempenhem suas atribuições, tendo como referência os princípios legais, éticos e profissionais. Assim, busca-se treinar os gestores para que sua atuação seja pautada pelos princípios legais, éticos e técnicos. O Quadro 9 apresenta as etapas do módulo de gestão de pessoas:

Quadro 9 - Módulo de gestão de recursos humanos

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E TREINAMENTO DE GESTORES NA ÁREA DA GESTÃO ADMINISTRATIVA

O quê? Gestão de pessoas.

Por quê? Melhorar os procedimentos e práticas de gestão de pessoas na CDE7. Onde? Auditório da CDE7.

Quando? Até o final do ano de 2016.

Quem? Coordenadoria Adjunta Administrativa da CDE7 – Setor de suporte de recursos humanos. Como? Estudo de temas legais que disciplinam a gestão dos servidores lotados nas escolas

(Estatuto dos servidores públicos civil do estado do Amazonas, Estatuto do magistério do Amazonas, Regimento geral das escolas estaduais do Amazonas, Instrução normativa da lotação de servidores da SEDUC/AM); Relação interpessoal e mediação de conflitos e fluxo do suporte de recursos Humanos.

Quanto? Previsão de utilização dos recursos materiais e humanos disponibilizados pela SEDUC/AM.

Fonte: Elaborado pelo autor

Este módulo terá a duração de 20 horas e deverá acontecer até o final do ano de 2016. O setor de gestão de pessoas da Coordenadoria Adjunta Administrativa será o responsável pela execução.

A realização do módulo nessa época tem como base a adequação ao período da lotação anual dos servidores da SEDUC/AM, realizado tradicionalmente a partir do

mês de novembro e dezembro. Desta forma, os temas e conteúdos do treinamento foram eleitos visando dar suporte legal e gerencial ao processo de lotação e demais procedimentos relacionados à gestão de pessoas no ambiente escolar e no contexto educacional.

A escolha dos temas que serão abordados no treinamento deve-se ao fato de que estes são documentos legais que instrui e disciplinam procedimentos de normas de conduta ético-profissional e moral do servidor público da educação.

Neste sentido, o treinamento se dará a partir de estudos da legislação, destacando a hierarquização e responsabilização dos entes federados e do servidor neste processo. Assim, no nível federal, deve abordar os princípios da Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 2008), da LDB 9394/96 (BRASIL,1996) e do PNE de 2014 (BRASIL, 2014). No nível estadual, pretende-se explorar os dispositivos do atual PCCR da SEDUC/AM (AMAZONAS, 2013), Estatuto do servidor público civil do Amazonas (AMAZONAS, 1986), e Estatuto do magistério do Amazonas (AMAZONAS, 1987). No nível da SEDUC/AM, devem-se treinar os gestores nas diretrizes do Regimento geral das escolas estaduais do Amazonas (AMAZONAS, 2010) e na atual Instrução normativa (AMAZONAS, 2015d). No nível da escola, os estudos devem se dar, a partir dos regimentos internos das escolas e de seus mecanismos de gestão de pessoas.

Outra dimensão do treinamento deve-se voltar para o desenvolvimento de competências que contribuam na mediação de conflitos e relações interpessoais. Dessa forma, pretende-se abordar temas, como: Ética profissional, motivação, liderança, mediação de conflitos e atendimento ao público.

O estudo dos temas que compõem o bloco de gestão de pessoas será feito a partir da apresentação dos temas e conteúdos em slides, relatos de experiências e estudo de caso com a identificação das competências necessárias que a situação requer. Os relatos de experiências deverão ser escolhidos antecipadamente pelo instrutor a partir de situações vivenciadas nas escolas da CDE7.

No geral, o módulo de gestão de pessoas deve subsidiar os gestores para que desempenhem sua função de forma técnica, motivadora e alinhada aos objetivos e missão da escola. Assim, como também, em conformidade com os requisitos legais, as necessidades sociais e as particularidade do ambiente de trabalho.

3.2.2 Módulo de treinamento e desenvolvimento em gestão financeira

Com a execução do módulo sobre a gestão financeira objetiva-se que os gestores possam assimilar competências relacionadas ao domínio da legislação financeira e sua materialidade na escola. Espera-se que os gestores possam desempenhar suas funções atendendo aos requisitos legais e aos princípios da autonomia financeira e da gestão democrática.

O Quadro 10 apresenta as etapas e condições operacionais do módulo de gestão financeira.

Quadro 10 - Módulo de gestão financeira

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E TREINAMENTO DE GESTORES NA ÁREA DA GESTÃO ADMINISTRATIVA

O quê? Gestão financeira

Por quê? Melhorar os procedimentos e práticas de gestão financeira dos gestores da CDE7 Onde? Auditório da CDE7.

Quando? Até o final do ano de 2016.

Quem? Coordenadoria Adjunta Administrativa da CDE7 – Setor de supervisão de recursos financeiros

Como? Análise dos princípios e das condições da gestão financeira escolar (Princípios legais; Programas financiados pelos governos federal e estadual; Etapas da gestão dos recursos recebidos pelas escolas por meio da APMC - Construção do plano de aplicação, execução do plano de aplicação, Prestação de contas e fluxo de serviço); Quanto? Previsão de utilização dos recursos materiais e humanos fornecidos pela

SEDUC/AM. Fonte: Elaborado pelo autor.

Este módulo terá a duração de 20 horas, com previsão de realização até o final do ano de 2016 e o setor de supervisão de recursos financeiros da Coordenadoria Adjunta Administrativa será o responsável pela execução.

A execução deste módulo será realizada neste período, porque as escolas devem protocolar até o final do mês de dezembro as prestações de contas dos recursos públicos recebidos no decorrer do ano. Desta forma, o treinamento antecederá este prazo e servirá para treinar os gestores nas competências necessárias para a gestão dos recursos financeiros.

O treinamento deverá ser desenvolvido a partir de estudos dos princípios da autonomia da escola e da gestão de seus recursos financeiros. Esses temas foram escolhidos porque são essenciais na elaboração de plano de aplicação, execução e prestação de contas dos recursos administrados pela instituição de ensino.

No documento raimundocorreadeoliveira (páginas 116-118)