• Nenhum resultado encontrado

 Tampa de suporte do motor de limpeza

MANUTENÇÃO FIM DE TEMPORADA OU A CADA 500 KG DE COMBUSTÍVEL.

É necessário para assegurar o correcto funcionamento, reduzir o consumo de combustivel e prolongar a vida do aparelho. Quanto acabar a temporada invernal contacte com seu distribuidor (se este ainda não o tiver feito) e reserve uma data para realizar a manutenção; em que se deverão levar a cabo os seguintes trabalhos (sempre com a estufa desligada da rede eléctrica):

5.5. Limpeza do interior.

Além da limpeza diária levada a cabo de maneira minuciosa, proceder-se-á à limpeza dos seguintes elementos:

 Cesto perfurado.  Gaveta das cinzas.

 Parafusos de partes móveis.  Tubo de entrada de ar.

5.6. Limpeza do permutador de calor e do registo de limpeza. PRECAUÇÃO! DEVEMOS DESLIGAR A CALDEIRA DA CORRENTE ANTES DE REALIZAR ESTA OPERAÇÃO (muito importante).

É possível aceder aos tubos permutadores, tanto pela parte da frente da caldeira como pela parte superior. Para aceder pela parte da frente, abrir a porta do forro puxando no caso da Cantina Nova ou pressionando-a para a Aveiro. Depois de abrir a porta do forro, desapertar as porcas que fixam a tampa frontal para limpeza do permutador e retirá-la, tal como a placa isolante do permutador.

Para aceder ao registo de limpeza e aos permutadores desde a parte superior, retirar a tampa do permutador, rodar a alavanca da porta do permutador no sentido contrário aos ponteiros do relógio, até ficar paralela com a borda da porta do permutador e abrir como mostrado na figura 13.

Depois de termos acesso aos tubos permutadores, limpar os restos de cinza acumulada entre os tubos e as câmaras interiores, com a escova de limpeza enviada com a caldeira. Para um melhor acabamento, a

Ecoforest tem opcionalmente um limpa-permutadores (ver discriminação).

Para varrer o registo de limpeza, usar a escova de limpeza e um aspirador.

Finalizada a limpeza, voltar a fechar os acessos aos tubos permutadores e ao registo de limpeza.

Gaveta das Cinzas.

Porta do interior.

Tampa frontal limpeza do permutador.

Placa isolante do permutador.

Tubos permutadores.

Porta do permutador.

Tampa do permutador.

Registo de limpeza.

Figura 13

É conveniente calcular a periodicidade com a que limpamos o registo de limpeza tendo em conta as horas de funcionamento, evitando assim que chegue a saturar-se de cinza.

5.7. Limpeza do circuito de saída de gases da caldeira. Sempre com a caldeira desligada (Muito importante).

Para uma óptima limpeza do colector do extractor é recomendável desmontar o próprio extractor, isto dar- nos-á um acesso total a toda essa zona para uma melhor limpeza. Para isso, tirar os parafusos que fixam as margens da rede traseira à caldeira e retirá-la, conseguindo um acesso total ao extrator. Uma vez tenhamos o extractor desmontado limpá-lo-emos com uma brocha seca, prestando especial atenção à turbina e à carcaça.

Na hora de voltar a montar o extrator, é OBRIGATÓRIO substituir a junta do extrator por uma nova pois corremos o risco de entrarem gases para a nossa casa.

Figura 14

5.8. Desmontar e limpar a tubagem de saída de gases.

Quando se volte a montar a tubagem de saída de gases devemo-nos assegurar de que fique bem selada, preferivelmente com silicone. Se a tubagem dispõe de juntas de estanquicidade devemos verificar o seu correcto estado e sustituí-las se for necessário.

Extractor de saída de gases.

5.9. Lubrificação do parafuso e da mola da válvula de segurança dos gases. Está à esquerda da gaveta das cinzas. Para aceder e poder lubrificar a válvula antiexplosão, abrir as portas da caldeira, retirar a gaveta das cinzas e empurrar a chapa redonda para fora, permitindo-se assim a lubrificação do parafuso e da mola da válvula.

Ponto de lubrificação.

Figura 15

5.10. Esvaziar do depósito o combustível restante, para evitar que o pellet absorva humidade.

5.11. Revisão das juntas da porta de vidro.

Rever ao detalhe qualquer imperfeição que possa produzir uma entrada de ar. Proceder à sua substituição caso de seja necessário.

5.12. Limpeza da sujidade que possa acumular-se no interior da caldeira (parte baixa, componentes,etc.),

acedendo a ela pela parte traseira da mesma.

5.13. Limpeza da conduta de queda de pellets.

Utilize o escovilhão fornecido por ECOFOREST para arrastar toda a sujidade que possa ficar aderida até ao final da conduta.

Escovilhão de limpeza.

Tubo de queda de combustível.

Figura 16

5.14. Lubricação do casquilho de latão do eixo sem fim com um óleo lubricante, uma pequeña quantidade é

suficiente para toda a temporada.

Retirando a grade traseira da caldeira, temos acesso ao conjunto motor redutor e parafuso sem fim.

Só será necessário no caso de ruídos, já que de fábrica sai lubrificado com massa de alto rendimento, suficiente para vários anos.

Motor reductor do sem fim.

Casquilho de bronze e ponto de lubrificação.

5.15. Para se assegurar do bom funcionamento da válvula de segurança, é preciso realizar uma descarga no final

da estação ou a cada ano. Para poder manipular a lingueta de descarga, devemos retirar as redes traseiras da caldeira. pois de termos acesso à lingueta, levanta-se e confirma-se que se realiza a descarga. Atenção: A válvula de descarga deve ser ligada a um sifão de escoamento, ficando a passagem da água visível.

Válvula de segurança.

Lingueta de descarga.

Figura 18

IMPORTANTE: Após fazer uma limpeza ou uma afinação é necessário comprovar o correcto funcionamento

da caldeira. Uma vez que se desligada a caldeira, e durante a temporada que não se use devemos deixar desligada da corrente, para evitar possíveis anomalias na electrónica por possíveis tempestades elétricas.

Documentos relacionados