• Nenhum resultado encontrado

Capítulo III – Atividades desenvolvidas

1. Plano de estágio

3.13. Marítimo + Solidário

O CS Marítimo organizou durante a época natalícia, no seu pavilhão desportivo, um evento solidário destinado a crianças provenientes das escolas do Funchal e idosos de diversos lares da cidade. Na preparação para este evento, solicitaram-me para ajudar na criação e construção de diversos elementos decorativos a utilizar na realização do mesmo. No departamento de marketing fiz as bolas de natal onde utilizei fitas de cartolina (Figura 66). Estas serviram para enfeitar a árvore de natal a ser colocada no palco para o evento. Fiz também várias mini árvore de natal com rolhas de cortiça e cola quente e decorei-as com brilhantes verdes e vermelhos, criando várias árvores de cores únicas, verdes e vermelhas (Figura 67).

Figura 67: Criação das bolas de Natal (Fonte Própria)

58 No dia do evento, integrei a equipa de staff de preparação. Recortei o material para decoração do palco, ajudei no transporte do material do departamento até ao pavilhão, ajudei na colocação das mesas e decoração das mesmas para o lanche convívio após o fim do evento, distribuí as setas a indicar o percurso para a entrada no recinto do espetáculo, recolhi as imagens a serem utilizadas nos ecrãs do palco numa pendrive para serem entregues à equipa de som, distribuí pelo público as rifas para o sorteio que se iria realizar durante o evento e um voucher para o último jogo da Allianz Cup, Marítimo vs Estoril.

3.14. Vídeos de apresentação do plantel da equipa sénior de futebol

feminino

A equipa sénior de futebol feminino do CS Marítimo alcançou a subida à primeira liga de futebol na época 2018/2019, disputando assim a Liga BPI. Com esta subida alcançada, foi solicitada a edição de um vídeo de apresentação das atletas. Este vídeo já estava feito, no entanto, foi-me solicitado que o editasse, colocando nele o nome de cada atleta à medida que a mesma ía surgindo no vídeo.

Para esta edição, utilizei o Adobe Premiere, onde importei os vídeos fornecidos pelo departamento de marketing e posteriormente criei uma legenda com o nome da atleta que aparece no vídeo. Seguidamente apliquei o efeito de transição de vídeo “Wipe” (Figura 74) para que o nome aparecesse gradualmente até a atleta estar em posição e alternei as cores das legendas com as atletas entre vermelho e verde.

59 Exportei os vídeos e entreguei-os ao departamento de marketing que, no dia de apresentação da equipa feminina, os colocou a passar nos ecrãs do estádio do Marítimo. A figura 75 apresenta o vídeo final.

60

Reflexão Final

No final do percurso académico, o estágio curricular surge como a forma mais próxima e semelhante que temos do que será a realidade do mercado de trabalho que iremos enfrentar futuramente. O estágio curricular surge assim como uma forma de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo dos anos do curso, assim como uma fonte de aquisição de novos conhecimentos que só com a prática conseguimos realmente adquirir e evoluir. Este é o ponto de partida real para a nossa vida profissional.

A realização do estágio no CS Marítimo nem sempre foi fácil, essencialmente na fase inicial, no período de adaptação. As três primeiras semanas foram repletas de emoções e sentimentos que nem sempre foram fáceis de gerir. Vinha de um longo período de lesão, que me levou a iniciar o estágio tardiamente, mas este fator acabou por se revelar também importante para o estágio, pois fez com que ganhasse maior controlo sobre mim mesma e sobre as minhas reações. Para o primeiro dia de estágio ia com algumas expectativas com a entidade que ia representar.

Nos primeiros dias apenas tinha para fazer as agendas semanais e ficava com muito tempo livre, não tendo mais tarefas para fazer. Comecei então a pensar cada vez mais no que estava a acontecer, não queria estar parada e queria aprender. Queria ter e mostrar trabalho, queria aplicar os meus conhecimentos, e deparei-me com esse momento em que nada disso estava a acontecer. Passou-me pela cabeça até desistir e mudar de local de estágio, pois este não estava a corresponder às minhas expectativas. No entanto, decidi dar uma oportunidade, ponderei e decidi manter-me focada.

Durante o período de estágio tive algumas dificuldades ao nível da adaptação ao espaço de trabalho onde estava inserida, isto porque este mantinha sempre uma temperatura elevada, o que tornava mais difícil a minha estadia neste meio. Outro fator inerente à dificuldade encontrada na Marítimo TV está relacionada com a música ambiente, que por vezes se encontrava demasiado alta, dificultando a concentração no trabalho.

Relativamente aos programas com que tive que trabalhar, não me deparei com grandes dificuldades, uma vez que estes eram os que já tinha trabalhado e utilizado anteriormente, ao longo do curso profissional de Técnico de Multimédia no secundário, e na licenciatura no curso de Comunicação Multimédia. A única dificuldade que tive foi mesmo o surgir de ideias e a criatividade para algumas tarefas, mas com maior ou menor dificuldade, com mais ou menos tempo despendido a pensar nelas, foram surgindo e o trabalho desenvolveu-se com normalidade e foi realizado corretamente.

61 Outro aspeto que considero ter sido um ponto menos positivo, foi o facto de não ter adquirido novas competências e/ou conhecimentos, dado que parte do que produzi já tinha anteriormente realizado. Havia algumas tarefas que inicialmente pensei que iria ter hipótese de desenvolver e aprender mais, pretendia até que acontecesse, como filmagens e edições de peças de vídeo, mas infelizmente não foi possível. Não por falta de vontade da minha parte, mas porque os responsáveis por estas tarefas não mo permitiram.

Apesar destes fatores menos positivos, considero que o estágio que desenvolvi foi bastante proveitoso, não apenas enquanto futura profissional na área de Comunicação Multimédia, mas também como pessoa. Desenvolvi capacidades e valores como trabalho de equipa, aceitação, adaptabilidade, superação, responsabilidade, auto confiança e auto estima. Essencialmente, desenvolvi a capacidade de acreditar em mim e nas minhas competências.

62

Bibliografia

Abadi, P., Batiz, E., Castella, C. e Muller, R. (2012). Aplicação da análise SWOT na empresa CWC Treinamento Ltda: um estudo de caso na região de Joinville – SC. Acedido

em Março de 2019 em

https://www.researchgate.net/publication/327079865_Aplicacao_da_analise_SWOT_na_e mpresa_CWC_Treinamentos_Ltda_um_estudo_de_caso_na_regiao_de_Joinville-SC. Alves, A. e Baptista, M. (2006). A importância da avaliação física na diagnose do perfil físico de mulheres iniciantes em academias de ginástica. Corpus et Scientia, Vol. 2, nº 1.

Acedido em Abril de 2019 em

http://apl.unisuam.edu.br/revistas/index.php/corpusetscientia/article/view/190/158.

Balmer, J. e Greyser, S. (2003). Revealing the Corporation – Perspectives on identity, image, reputation, corporate branding, and corporate – level marketing. London: Routledge. Bosch, A., Jong, M. e Elving, W. (2005). How corporate visual identity supports reputation. Corporate Communications: An International Journal, Vol.10, Nº2. Acedido em Janeiro de

2019 em

https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/6167/1/Dissertac%CC%A7a%CC%83o_Ana %20Estrela_Setembro2015.pdf.

Club Sport Marítimo (2018, Novembro 6). Institucional. Acedido em janeiro de 2019 em http://www.csmaritimo.org.pt/index.php/newsinstitucional/4724-acreditacoes-de-imprensa- n-2.

Club Sport Marítimo (s.d.). Clube. Instalações. Acedido em janeiro de 2019 em http://www.csmaritimo.org.pt/index.php/clubemenu/instalacoes.

Direção Regional de Estatística da Madeira (2018). Início. Acedido em Fevereiro de 2019 em

https://estatistica.madeira.gov.pt/?fbclid=IwAR2LPjliNXDQWZO1WHY_ZcOlbuhtiqF9o mgN-HparnBXDxx74eqNBq8pg-w.

63 Francisco, A. (2015). A comunicação das marcas no facebook. Caraterísticas visuais e de interação. (Dissertação de mestrado em Design de Comunicação e Novos Media). Universidade de Lisboa. Faculdade de Belas-Artes. Acedido em Março de 2019 em http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/23515/2/ULFBA_TES_899.pdf.

Funchal é mais turismo (2019). Descobrir a nossa cultura. História. Acedido em Fevereiro de 2019 em http://www.visitfunchal.pt/pt/descobrir/content/3- hist%C3%B3ria.html?fbclid=IwAR0TkdEPq7mJv1cb-

Lfo_x_yMf3p9a6DxthoYYD7QpyktjJq7DkB062uASw.

Geocaching (2000-2019). Club Sport Marítimo. Acedido em fevereiro de 2019 em https://www.geocaching.com/geocache/GC55E0W_club-sport-maritimo.

Gomes, A. (1994). Publicidade e Comunicação. Texto Editora.

Gonçalves, C. e Santos, J. (2016). Psicologia Educacional: Importância do Psicólogo na Escola. Psicologia.pt, Portal de Psicólogos. Acedido em Abril de 2019 em http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1045.pdf.

Gutiérrez (2012). Creatividad Publicitaria Eficaz, ESIC Editorial: Madrid.

Jacobs, D. (2009). “Surviving the social explosion”. Landscape Managment, Vol.48, Nº12. Marinho A. (2010) A Imagem na Cultura Organizacional: Estudo de Caso do Grupo Portugal Telecom, S.A.. (Tese de Licenciatura). Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas – Universidade Técnica de Lisboa. Acedido em Janeiro de 2019 em https://marketingiscsp.files.wordpress.com/2014/05/linguagem-visual_a-imagem-na-

cultura-organizacional_estudo-de-caso-portugal-telecom-s-a.pdf.

McLeich, R. (2005). Radio Production. Elsevier. Fifth Edition Acedido em Março de 2019 em https://epdf.tips/queue/radio-production-fifth-edition.html.

Phillips, D. e Young, P. (2009). Online Public Relations. A practical guide to developing an online strategy in the world of social media. Kogan Page Limited. Second Edition. Acedido

64 em Março de 2019 em https://epdf.tips/queue/online-public-relations-a-practical-guide-to- developing-an-online-strategy-in-th.html.

Pinto, A. (1997). Publicidade: Um discurso de Sedução. Porto Editora.

Rez, R. (2018). Marketing de Conteúdo. A moeda do Século XXI. Marcador Editora. 1ª Edição.

Santos, M. (2010). Texto de apoio sobre a análise SWOT e seleção de prioridades. Acedido

em Março de 2019 em

http://home.uevora.pt/~mosantos/download/SWOT_Prioridades_25Mar09.pdf.

Scott, C. (sd). A entrevista. Curso online de Jornalismo Científico. Acedido em Março de 2019 em http://www.wfsj.org/course/pt/pdf/mod_3.pdf.

Sequeira, A. (2013). Identidade Visual. O simbolismo na identidade organizacional. (Licenciatura de Comunicação Empresarial). ISCAP. Acedido em Janeiro de 2019 em http://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/1780/1/PP_ArmindaSequeira_2013.pdf.

Silva, A. (2012). Coaching Psicológico: um estudo de casos. (Mestrado integrado em Psicologia). Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia. Acedido em Abril de 2019 em http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/8289/1/ulfpie043289_tm.pdf.

Somos Madeira (2019). Locais a visitar. Acedido em fevereiro de 2019 em http://www.somosmadeira.com/2015/10/conhece-historia-do-campo-almirante-

reis.html?fbclid=IwAR0SEF2IpNOmppKE1_0XOf2aEIXcXGjXkg4WXTsFHfCKDzxJttj NfjT5WIw.

Thomazi, M. (2012). O Patrocínio como Ferramenta de Comunicação Estratégica. Universidade de Caxias do Sul, XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

Acedido em Março de 2019 em

http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/resumos/R7-1270-1.pdf. Urbano, M. (2006). Photoshop CS2, Técnicas para Fotografia Digit.

Lista de Anexos

Anexo I – Plano de estágio

Anexo II – Termo de autorização de recolha de dados e imagem Anexo III – Agenda semanal da Marítimo TV

Anexo IV – Sites para recolha de dados para as agendas de fim-de-semana e publicações das mesmas

Anexo V – Vídeo para o aniversário da Marítimo TV

Anexo VI – Foto de perfil para a página do Facebook da Marítimo TV Anexo VII – Imagem para transmissão em direto (Mycujoo)

Anexo VIII – Imagens informativas de transmissões em direto Anexo IX – Foto de capa para a página do Facebook do CS Marítimo Anexo X – Insta Stories

Anexo XI – Layouts Liga NOS, Allianz Cup e Taça de Portugal Anexo XII – Layout para o dossier de clippings e patrocinadores Anexo XIII – Publicações do adepto da semana

Anexo XIV – Agenda de jogos da Seleção Nacional de Futsal (Feminina e Sub-21 Masculina)

ANEXO I

ANEXO II

ANEXO III

ANEXO IV

Sites para recolha de dados para as agendas de fim-de-

semana e publicações das mesmas

Exemplo de recolha de dados através do site da Federação Portuguesa de Futebol:

Exemplo de recolha de dados através do site de Hóqueis em Patins:

Exemplo de recolha de dados através do site da Federação Portuguesa de Basquetebol:

ANEXO V

Anexo disponível em CD Rom.

Publicação do vídeo de aniversário da MarítimoTV no site da MarítimoTV:

Publicação do vídeo de aniversário da Marítimo TV na página do Facebook da Marítimo TV:

ANEXO VI

Foto de perfil para página do Facebook da Marítimo

TV

Atualização da foto de perfil da página do Facebook da Marítimo TV durante a época de Natal

ANEXO VII

Exemplo de utilização de uma imagem na transmissão em direto na plataforma Mycujoo do jogo para a Taça de Portugal de Futsal entre o CS Marítimo e a AMSAC:

ANEXO VIII

Anexo IX

Foto de capa para a página do Facebook do CS

Marítimo

Atualização da foto de capa da página do Facebook do CS Marítimo durante a época de Natal:

ANEXO X

ANEXO XI

Publicações da Taça de Portugal de Futebol e Futsal através de Insta Stories na página do Instagram do CS Marítimo:

ANEXO XII

ANEXO XIII

Exemplo de duas publicações do adepto da semana na página do Facebook do CS Marítimo:

ANEXO XIV

Agenda de jogos da Seleção Nacional de Futsal

(Feminina e Sub-21 Masculina)

Publicação da agenda de jogos da Seleção Nacional de Futsal Feminina e Masculina de Sub-21 na página do Facebook do CS Marítimo:

ANEXO XV

Publicação de uma fotografia na página do Facebook do CS Marítimo, que comprova a entrega dos cheques cabaz alimentar

Lista de Apêndices

Apêndice 1 – Textos para gravação de vozes-off Apêndice 2 – Painéis de entrevista rápida Apêndice 3 – Pins

Apêndice 4 – Cheques cabaz alimentar Apêndice 5 – Mini placas de patrocínios

APÊNDICE 1

Texto para a peça “Miúdos do Colégio vs Atletas”:

Texto para a peça “Muay Thai”:

APÊNDICE 2

Produto final do painel da Zona Mista:

Produto final do painel do Colégio do Marítimo:

APÊNDICE 3

APÊNDICE 4

APÊNDICE 5

APÊNDICE 6

Impressão da versão final do cartaz e respetivos flyers para as Consultas de Psicologia:

Documentos relacionados