• Nenhum resultado encontrado

2. Revisão da literatura

2.3 O setor do Calçado em Portugal

2.3.1 Marcas de Calçado Portuguesas

Tratando-se de um estágio numa marca portuguesa de Calçado, é importante mostrar outras marcas portuguesas. Estas são diversificadas e com características diferentes, mas em todas elas está presente a qualidade do calçado Português.

Será então, de seguida, apresentada uma lista com alguns desses exemplos: PARADIGMA

Paradigma é uma marca de calçado Portuguesa que provem do conhecimento e experiencia obtida por mais de 26. Os seus produtos são produzidos numa fábrica em Guimarães. O objectivo da marca é fornecer aos seus clientes um produto de qualidade com preocupação no seu preço justo.

A marca tem vindo a apostar na sua expansão a nível internacional, tendo lugar não só a nível europeu, mas também nos EUA, Canadá, México, Austrália e Nova Zelândia.

13 APICCAPS – exportações; Calçado portugês contraria tendência europeia. Jornal da APICCAPS. Porto. 199, (Maio 2013)

14 GONÇALVES, P. – Portuguese shoes a giant step. Portuguese Soul. ISBN 2182-2298, Nº 5 (June 2013), Porto Figura 7: Paradigma

SILVIA REBATTO

Com o seu slogan: “The walk of Fashion” a marca Silvia Rebatto mostra-se com preocupação nas novas tendências, procurando ter sempre presente nas suas colecções as suas características de exigência, versatilidade, alegria e descontracção. É uma marca que procura aliar o seu lado estético ao conforto.

Tem qualidade garantida por pertencer ao grupo Hansteps.

COHIBAS

Cohibas é uma marca Portuguesa que surgiu nos anos 90 criada pela fábrica de calçado Evereste.

A marca aposta não só no seu lado ligado à moda e as tendências mas também no conforto de onde surge o seu slogan “ Walk With Us”. A marca tem como principais pontos de inspiração o urbanismo ligado às principais capitais da moda.

Para além das colecções que a marca apresenta esta possibilita aos seus clientes personalizarem os seus sapatos através da escolha de materiais e cores.

Figura 9: Cohibas

Fonte: http://www.cohibas.pt (11 Set. 2013)

Figura 8: Silvia Rebatto

CUBANAS

Cubanas é uma marca de calçado e acessórios Portuguesa que surgiu em 2005.

Procura levar os seus produtos mais além. Tem uma estética urbana e actual que aposta na elegância e qualidade. Aposta nas cores quentes e design autentico que provem de uma mistura de materiais, conforto e detalhes únicos.

EXCEED

Trata-se de uma marca de calçado Masculino com produção na Fábrica de Calçado DURA em Felgueiras.

Exceed é uma marca que aposta na qualidade dos seus produtos com atenção aos materiais exclusivos e atenção aos pormenores. Os seus modelos têm vindo a ser desenvolvidos por Designers Europeus de forma a incrementar novas formas de pensar relativamente ao calçado masculino.

Os seus principais clientes são a França e a Inglaterra. Figura 10: Cubanas Fonte: https://www.facebook.com/cubanas.pt?fref=ts (11 Set. 2013) Figura 11: Exceed Fonte: https://www.facebook.com/ExceedShoes (11 Set. 2013)

GOLFMUD

Goldmud provem da ideia de diversidade e da existência de opostos de várias áreas e as várias componentes que os conseguem unir como por exemplo o ouro e a lama. A ideia da marca é aliar o lado tradicional de produção ao uso de tecnologia de ponta e Design de conforto que leva uma marca portuguesa a expandir-se pelo mundo- A marca tem clientes maioritariamente internacionais, desde a França, Espanha, belgica, Luxemburgo, Austria, Alemanha, Itália, Holanda, Suiça, Irlanda, Reino Unido, Hong kong e China.

RUTZ “Walk: in: Cork”: provém: do: estilo: unico: da: marca: que:

sendo Portuguesa teve como ideia inicial aliar dois produtos caracteristicos da economia Portugesa: o Calçado e a cortiça.

Todos os seus produtos têm como principal material a cortiça. Nas suas coleções são presentes inspirações provenientes da cultura Portuguesa.

Figura 13: Rutz

Fonte: https://www.facebook.com/rutz.pt?fref=ts (11 Set. 2013)

Figura 12: Goldmud

Fonte: https://www.facebook.com/goldmud (11 Set. 2013)

COMMUN CUT

COMMON CUT é uma marca lançado por dois amigos com paixão pela moda em 2013.

É uma marca que através da procura dos métodos mais tradicionais e comuns da manufacturação de calçado, consegue mostrar modelos diferentes e inovadores.

RAMALHONI

Ramalhoni é uma pequena marca de calçado masculina que tem como estática a mistura entre o estilo Britânico, a elegância Italiana e a irreverencia dos países Nordicos.

A marca procura marcar pela qualidade de produção e materiais aliados ao design. Figura 14: Commun Cut

Fonte: https://www.facebook.com/CommonCut (11 Set. 2013)

Figura 15: Ramalhoni

ELLA MONTCORDOVA

A marca Ella Montcordova é uma marca de calçado e acessórios que direcciona a sua estética no sentido da mulher.

Dá importância à mulher cosmopolita e glamorosa. Baseia-se em volta de uma imagem de mulher perfeita e de sonho. Ella Montcordova tem preocupação com a escolha de materiais, Design e estudo dos seus modelos até ao mais pequeno pormenor, o que resulta em colecções exclusivas, glamorosas e confortáveis.

NOBRAND

A marca é conhecida pela sua estética futurista, atitude gráfica e futurista e atenção aos pormenores. Procura aliar a produção e o “Vintage”:a:uma:estética:mais:actual através de formas e uso de tratamentos e acabamento de materiais e uma forma inesperada. Figura 16: Ella Montcordova

Fonte:

https://www.facebook.com/EllaMontcordova (11 Set. 2013)

Figura 17: Nobrand

LUIS ONOFRE

A marca foi criada pelo Designer e estilista Luis Onofre.

É uma das marcas de calçado e acessórios mais conhecidas de Portugal, não só a nível nacional como internacional.

Já várias personalidades internacionais utilizaram a marca, tais como, Michelle Obama, Letizia Ortiz, Naomi Watts, Paris Hilton e Genoveva Casanova.

A sua estética combina excelência, cor e elegância com uso de fortes pormenores.

EUREKA

A Eureka é uma marca que tem fabrico próprio e foi criada em 2009, tendo já 24 lojas espaljadas por todo o país.

A marca alia-se a vários Designers de renome Portugueses, lançando novas gamas dentro da marca como é o caso de Filipe Sousa.

Para além da marca de Filipe Sousa, ocasionalmente lança campanhas com outrso Designers, como é o caso da CO X LABS onde se associou à marac Guava, os Burgueses, Nuno Gama, etc.

Figura 18: Luis Onofre

Fonte: https://www.facebook.com/Loja.Luis.Onofre (11 Set. 2013)

Figura 19: Eureka

Fonte: https://www.facebook.com/eurekashoesstore (11 Set. 2013)

HELSAR

É a marca proveniente da Fábrica Helsar que é neste momento considerada um dos melhores fabricantes de sapatos de senhora a nível nacional.

Os seus modelos são inspirados nas tendências de moda e são produzidos com materiais de alta qualidade.

Inicialmente direccionada ao público nacional, está neste momento em expansão e portanto, a dirigir-se a nível internacional.

NELSON OLIVEIRA

Nelson Oliveira é um jovem Designer Português com formação na área da moda e que sempre teve ligação com a área do calçado.

As suas coleções têm uma visão bastante comercial mas com Design diferenciado, com atenção ao detalhe e qualidade, conferindo principal atenção aos seus materiais.

Figura 20: Helsar

Fonte: https://www.facebook.com/helsar (11 Set. 2013)

SENHOR PRUDÊNCIO

Senhor Prudêncio é uma marca de calçado masculina lançada em 2012 com o apoio da Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012 através da plataforma Fashion/ Hub.

A marca é definida como a personificação do tradicional fabricante de Calçado Português. Onde alia o Design, inovação, tecnologia e contemporaneidade à qualidade.

FLY LONDON

Fly London é uma das marcas de calçado , acessórios e vestuário Português mais conhecidas a nível internacional.

Não é uma marca que siga as tendências, pelo que se baseia na pesquisa individual de detalhes provenientes de diferentes fontes.

Adopta um estilo moderno, ecléctico e intemporal. A sua imagem de marca é a mosca que aliada ao conforto: do: seu: calçado: leva: ao: seu: slogan: “Don’t: Walk:Fly”:

Figura 23: Fly London

Fonte: https://www.facebook.com/flylondon (11 Set. 2013)

Figura 22: Senhor Prudêncio

Fonte: https://www.facebook.com/pages/senhor- PRUD%C3%8ANCIO/525066854176807 (11 Set. 2013)

CARLOS SANTOS

Carlos Santos é uma das marcas de Calçado mais antigas de Portugal, nascendo em 1942 no Norte de Portugal. A marca masculina é conhecida pelo seu longo percurso de inovação através do processo do fabrico manual utilizando as maquinas apenas como complemento. Têm: como: slogan: “: As: coisas: não: mudam:nós:mudamos”:pelo:que:os:seus: colaboradores procuram criar emoções e estados de espirito, inspirando momentos especiais ou o normal quotidiano de quem os escolhe.

DKODE

DKODE é uma marca que tem como ideais de que a vida deve ser vivida. A marca é uma marca inovadora que arrisca e se atreve.

Os seus produtos são conhecidos pelo Design, conforto, texturas e a atitude que transmitem.

Os materiais misturam-se com o urbano e estilo arrojado. Figura 24: Carlos Santos

Fonte: https://www.facebook.com/CarlosSantosShoes (11 Set. 2013)

Figura 25: DKODE

Fonte: https://www.facebook.com/DKODE.shoes (11 Set. 2013)

ZILIAN CHOOSE

Zilian é uma marca internacional, provém de Portugal, mas é conhecida a nível internacional.

Os sapatos da marca são elegantes e com forte Design que reforçam o brilho das mulheres que os usam.

A estética da marca é moderna, plural, acessível e dinâmica.

Tem uma legião de fãs a nível internacional.

LEMON JELLY

Lemon Jelly era uma empresa que fabricava solas injectadas para marcas de todo mundo que passou a produzir o seu próprio Design e as suas ideias.

A filosofia da marca baseia-se num produto de alta tecnologia que depende da sensibilidade humana para a escolha de materiais e para a atenção aos detalhes. Os produtos da marca são coloridos, divertidos e cremosos.

A Lemon Jelly foi uma ideia de criadores que querem proporcionar aos seus clientes experiencias novas e com aromas.

Figura 26: Zilian Choose

Fonte: https://www.facebook.com/zilianchoose (11 Set. 2013)

Figura 27: Lemon Jelly

Fonte: https://www.facebook.com/LemonJellyShoes (11 Set. 2013)

XPERIMENTAL SHOES

É uma marca jovem e inovadora que aposta num Design diferente e criativo. As Designers da marca pretendem desafiar o convencional de e renovar os métodos tradicionais de produção. Como o próprio nome indica, baseia-se na experimentação através da desconstrução, desafio e exploração da moda e das tendências.

CATARINA MARTINS

A marca surge a partir da necessidade do seu fundador – Paulo Martins, de mostrar e divulgar o seu conhecimento a nível de modelagem e técnica de construção que desenvolvia para marcas de renome internacionais.

Os seus produtos são desenvolvidos com uso de couros lavados e tingidos manualmente.

Catarina Martins tem principal cuidado com a qualidade, conforto com elevados graus de excelência.

Figura 29: Catarina Martins

Fonte: http://catarinamartins.pt/home/ (12 Set. 2013)

Figura 28: Xperimental Shoes

Fonte: https://www.facebook.com/xperimentalbrand (12 Set. 2013)

PAULO BRANDÂO

A marca foi criada pelo designer Paulo Brandão e portanto traz consigo o look único e sofisticado que o caracteriza.

O produto destina-se a uma mulher exigente, feminina e sofisticada que procura qualidade elegância.

Paulo Brandão aposta nas cores e nas formas como marca dos seus produtos.

COQUE TERRA

Coque Terra é uma marca Portuguesa de calçado existente deste 1999.

A marca é conhecida pela interpretação de tendências de uma forma própria aliada ao conforto:o:seu:lado:“clean”:e:formas:apelativas O público-alvo da marca é irreverente, forte e de personalidade autentica.

Figura 30: Paulo Brandão

Fonte: http://www.paulobrandao.pt/old/ (12 Set. 2013)

Figura 31: Coque Terra

Fonte: https://www.facebook.com/Coqueterra (12 Set. 2013)

XUZ

A Xuz é uma marca baseada na ideia de voltar a origens através da reconstrução dos socos antigamente utilizadas.

Os seus modelos são produzidos em S. João da Madeira um “pauseiro”: (quem: trabalha a parte feita de pau dos socos) e em Barcelos: um: “tamanqueiro”: (quem: trabalha: a: parte: da: pele que depois será aplicada na sola de pau), onde é feita a reconstrução do soco, utilizando métodos tradicionais aliados ao novo Design que a marca aplica.

A marca pode ser encontrada espalhado por todo o país, Açores, Madeira, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Holanda, Inglaterra, Israel, Itália, Japão, Noruega e Suécia.

CHOCOLATE NEGRO

Marca de calçado feminina dirigida a uma mulher de espirito jovem, aventureira, invulgar, arrojada que exija glamour, feminilidade e Design.

O nome Chocolate Negro é associado ao desejo e prazer que a mulher tem pelo calçado.

Chocolate Negro tem 30 mercados diferentes que equivalem a 90% de exportações dos seus produtos.

Figura 32: Xuz

Fonte: https://www.facebook.com/pages/XUZ- Handmade-Lovers/265734316772084 (12 Set. 2013)

Figura 33: Chocolate Negro

Fonte: http://www.chocolatenegro.pt/pt/index.html (12 Set. 2013)

SEASIDE

Seaside é uma das marcas mais conhecidas e pelo seu baixo preço tem elevados níveis de consumo.

A marca tem mais de 25 anos de experiencia em calçado e acessórios, sendo que 70% dos seus produtos são produzidos em Portugal, o que a ajuda a controlar a qualidade, e conforto dos seus produtos para além do design.

Por ano, a marca consegue vender para 7 países, 4.000.000 de unidades (calçado e acessórios) e gere diretamente mais de 80 lojas, entre espaços de rua, centros comerciais ou megastores autónomas.

HUGO MANUEL

Hugo Manuel é uma marca com cerca de 40 anos que se rege pelo lado familiar da empresa.

A marca tem destaque na indústria de calçado portuguesa pelo uso de tecnologia de forma a servir qualquer encomenda, mantendo a qualidade dos seus produtos.

Foi crescendo conforme os tempos tentando adaptar-se à sua evolução, sem esquecer a preservação do meio ambiente, protecção humana.

Figura 34: Seaside

Fonte: https://www.facebook.com/Seaside.FanPage (12 Set. 2013)

Figura 35: Hugo Manuel

Fonte:

https://www.facebook.com/pages/HugoManuelshoes/175864189142 233 (12 Set. 2013)

MIGUEL VIEIRA

Miguel Vieira é um dos nomes mais conhecidos na indústria da moda em Portugal.

A sua assinatura é o uso do preto e do branco que simbolizam a sofisticação e requinte a ele assoviados. Tem forte atenção na escolha dos materiais aliados ao seu Design ligado a contemporaneidade e multiculturalidade. É uma marca Portuguesa que tem orgulho no que é feito em Portugal e tenta levar a sua qualidade a nível internacional.

DARK COLLECTION

A marca surgiu através da empresa Mazoni Industria ade Calçado, S.A. que é considerada uma das maiores empresas da indústria do calçado em Portugal.

A ideia da marca é voltar as raízes da moda e refaze-las transformando-as em peças modernas criando colecções originais dirigidas a um público moderno.

Figura 36: Miguel Vieira

Fonte: https://www.facebook.com/pages/miguel- vieira/201298835258 (12 Set. 2013)

Figura 37: Dark Collection

Fonte: https://www.facebook.com/pages/DARKCOLLECTION/318260181564511 (12 Set. 2013)

Documentos relacionados