• Nenhum resultado encontrado

Marco Institucional

No documento III – PROJECTO DE INTERVENÇÃO (páginas 47-52)

II O PROCESSO INVESTIGATIVO

9. Caracterização do meio e da instituição 1 Caracterização de Aveiro

9.3. Marco Institucional

9.3.1. A Câmara Municipal de Aveiro

A Câmara Municipal de Aveiro tem como objectivo último a prestação de um serviço de qualidade, que facilite a compreensão das necessidades do cidadão e a resposta adequada dos serviços competentes. Desta forma, adaptou, recentemente, a sua estrutura orgânica de forma a poder corresponder com mais eficácia às novas realidades e, por outro lado, permitir melhores condições de trabalho aos seus funcionários.

Na prossecução dos seus intuitos, a Câmara Municipal de Aveiro assume como princípios estratégicos da sua actuação a nível externo, uma maior divulgação da informação municipal, promovendo uma administração aberta que permita a participação dos munícipes, e proceder ao planeamento integrado do município na procura de um desenvolvimento sustentado e harmonioso, que promova a qualidade de vida das populações.

Os serviços prestados pela Autarquia encontram-se agrupados em Departamentos autónomos: administrativo, jurídico e de pessoal, económico-financeiro, planeamento, obras particulares, obras municipais, informática, serviços urbanos, habitação e acção social e cultura e, educação, desporto e juventude.

Para o cidadão participar na vida autárquica existem diversas formas para além do contacto directo com os funcionários da autarquia, sendo a mais simples, as reuniões de atendimento com os responsáveis políticos que possuem dias específicos com um horário destinado ao atendimento público.

_________________________________________________________________________________________________ Animação Artística e Dinamização Cultural

Seguidamente, apresentam-se os equipamentos culturais que se encontram sob a gestão do município, de uma forma directa ou através de empresas municipais.

9.3.2. Equipamentos Culturais da Câmara Municipal

Os equipamentos/espaços culturais que a Câmara Municipal dispõe são um alicerce à criação de uma dinamização cultural, tanto ao nível interno, através das programações da autarquia, como ao nível externo, pela possibilidade de uma utilização por parte do colectivo (associações, grupos informais, individuais, e outras instituições).

É a partir destas estruturas, e da abertura das mesmas a outras instituições, que se poderá criar um projecto de intervenção que fomente um processo cultural participado e que funcione como motor para a criação de novas estruturas culturais, dinâmicas e activas, de forma a impulsionar a cultura local para um estádio de desenvolvimento.

Biblioteca Municipal

É uma Biblioteca de Leitura Pública, respeitando os princípios básicos que levaram à criação da Rede Nacional de Leitura Pública. Facilita o acesso do utilizador ao conhecimento humano, contribuindo para dar resposta às necessidades de informação, cultura, e lazer do indivíduo. Fomenta o gosto pela leitura, organizando actividades que permitem ocupar e encorajar a participação de forma proveitosa, dos tempos livres de toda a população do concelho.

Centro Cultural e de Congressos de Aveiro

Despojada de máquinas e operários, a antiga Fábrica Jerónimo Pereira Campos (finais do séc. XIX) desceu o pano sobre a produção e emergiu num novo cenário, transformando-se em casa de cultura por onde passam, regularmente, espectáculos, conferências e exposições temporárias, que enriquecem as suas salas de tijolo barrento.

Galeria Morgados da Pedricosa

A Galeria dos Morgados da Pedricosa é um espaço municipal destinado à realização de diversas exposições.

_________________________________________________________________________________________________ Animação Artística e Dinamização Cultural

Galeria do Edifício dos Paços do Concelho

Uma galeria destinada à realização de diversas exposições ou outros eventos culturais de cariz expositivo

Imagoteca de Aveiro

A Imagoteca de Aveiro consiste numa base de dados informatizada, de natureza histórica e cultural do Município de Aveiro que a Câmara Municipal coloca à disposição de toda a população do concelho. Tem como objectivos fundamentais ser um espaço ou serviço que promova o Património Cultural Aveirense, em diversos âmbitos e, ainda, fomentar o acesso a vários aspectos da população aveirense, como o seu legado histórico local.

Galeria da Capitania

Uma galeria destinada à realização de diversas exposições ou outros eventos culturais de cariz expositivo

Museu da Cidade

O Museu da Cidade ocupa dois lotes contíguos da frente urbana definida pelo canal central, tendo requalificado os edifícios já pré-existentes que resultam das transformações da edificação nos lotes quinhentistas até ao início do século XX. Procurou-se clarificar e consolidar a lógica de ocupação que as mutações registadas nos edifícios evidenciaram, mantendo a volumetria geral da construção, a matriz estrutural de cada um dos edifícios e redimensionando o saguão central ao torná-lo comum a ambos os lotes.

Teatro Aveirense

A par das variadíssimas melhorias técnicas conseguidas (uma sala principal climatizada, uma sala de ensaios, um palco novo, uma teia moderna, etc.) que permitem fazer do seu espaço um moderno centro de acolhimento de espectáculos, o Teatro Aveirense está dotado de uma equipa de trabalho dedicada ao desenvolvimento de um projecto cultural sólido, que oferece uma programação regular diversificada e de qualidade.

_________________________________________________________________________________________________ Animação Artística e Dinamização Cultural

Aveiro Digital

O Programa “Aveiro Cidade Digital” é o principal agente mobilizador da sociedade Aveirense para o uso e apropriação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas mais variadas vertentes sócio-económicas. A primeira fase deste programa envolveu mais de 70 instituições e correspondeu à execução de 38 projectos, distribuídos por 8 Áreas de Intervenção diferentes.

Entre os vários serviços de relevância pública criados na primeira fase do Aveiro Cidade Digital, contam-se os 18 Centros Públicos de Acesso aos Serviços Aveiro Digital (CPASAD). Estes Centros têm como principal missão facilitar o acesso e a formação da população Aveirense nas TIC, com principal destaque para a Internet.

Casa Municipal da Cultura Fernando Távora

A Casa Municipal da Cultura é um espaço cultural e recreativo, sede de diversas associações culturais do concelho, dispondo de diversas salas destinadas à realização de exposições e outros eventos que não necessitem de estruturas para realização de espectáculos de grandes dimensões.

Parque de Feiras e Exposições

O Parque de Feiras e Exposições, vital para o tecido económico, possui um Pavilhão Multiusos que serve para a realização de eventos desportivos indoor, espectáculos, exposições e feiras multidisciplinares.

9.3.3. Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Aveiro

A Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Aveiro desenvolve, regularmente, um plano de actividades em diversos âmbitos e no espaço que lhe está afecto – A Casa Municipal da Juventude. As políticas de juventude foram traçadas pela Divisão no sentido de definir devidamente o seu método e a sua área de intervenção, no intuito de estimular a participação cívica dos jovens, enquanto protagonistas dos seus próprios projectos, promovendo a sua integração social e reconhecendo-lhes capacidade de solidariedade e de promoção de valores de liberdade e cidadania.

_________________________________________________________________________________________________ Animação Artística e Dinamização Cultural

9.3.3.1. Políticas de Juventude

A política municipal de Juventude de Aveiro prossegue a execução de uma política global e integrada, cuja intervenção assenta, assim, em alguns objectivos (documento interno da Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Aveiro) previamente definidos:

o Apoiar e incentivar a iniciativa e participação dos jovens, bem como do movimento associativo, proporcionando um espaço de socialização e de aprendizagem democrática e factor de combate a todas as formas de exclusão e discriminação; o Reforçar o diálogo com os jovens, valorizando as suas aptidões, motivações e

necessidades;

o Criar programas de Ocupação de Tempos Livres, nas mais diversas áreas;

o Proporcionar oportunidades para os jovens demonstrarem as suas aptidões e capacidades, pela livre criação.

o Criar condições e mecanismos para que o movimento associativo participe na definição e execução das políticas de Juventude;

o Intervir transparente e criteriosamente no apoio ao movimento associativo, respeitando a sua autonomia;

o Promover o intercâmbio e cooperação entre jovens portugueses e de outros países europeus.

9.3.3.2. Casa Municipal da Juventude

A Casa Municipal da Juventude (CMJ) é um projecto da Câmara Municipal de Aveiro que reconhece a necessidade de incentivar, cativar e apoiar os jovens para actividades culturais e lúdicas. É um espaço de trabalho, lazer e informação que surgiu com o objectivo de colmatar o desinteresse dos jovens por questões culturais e sociais. À sua disposição está um espaço pleno de actividades em que podem participar, desde a música ao desporto, passando pela informática, expressão dramática, artes plásticas, acções de formação, exposições, concursos, ocupação de tempos livres, entre muitas outras que os próprios jovens podem conceber.

De especial, a Casa da Municipal da Juventude de Aveiro tem o facto de querer ser um espaço que conjuga a aprendizagem e o lazer, e que coloca à disposição dos utilizadores condições únicas para desenvolverem as suas actividades, desde a reunião de trabalho, à pesquisa ou ao espectáculo. Existe um espaço Multi-Usos disponível para associações, escolas, grupos e jovens que necessitem de um sítio para a realização de

_________________________________________________________________________________________________ Animação Artística e Dinamização Cultural

eventos, desde apresentações musicais, a visionamento de filmes, realização de acções de formação, debates ou conferências.

Desta forma, pretende ser um ponto de partida para o fomento do associativismo, um espaço de socialização e de aprendizagem democrática e um factor de combate a formas de exclusão e discriminação social.

__________________________________________________

No documento III – PROJECTO DE INTERVENÇÃO (páginas 47-52)

Documentos relacionados