• Nenhum resultado encontrado

Maritime Command and Control Information System (MCCIS)

No documento ASPOF M Caroço Fernandes 2014 (páginas 46-51)

2.1 Sistemas de informações na área do CSM

2.1.1 Maritime Command and Control Information System (MCCIS)

O Maritime Command and Control Information System (MCCIS) é um sistema de informação que foi desenvolvido para os países membros da NATO e permite gerir informação relativa a contactos no panorama marítimo (planos sub-superfície, superfície e aéreo). A primeira versão deste sistema foi o Alpha CCIS (Command and Control Information System), que resultou de uma cooperação entre o Supreme Allied Commander Atlantic (SACLANT) e U.S. Space and Naval Warfare Systems Command (SPAWAR). O lançamento desta primeira versão ocorreu em 1992 e procurava integrar o Navy’s Joint Maritime Command Information System (JMCIS) num ambiente C3 (Command, Control and Communications). Em 1996, devido às contínuas melhorias que o sistema sofreu até então e à sua proliferação, fizeram com que este se tornasse no sistema C3 da NATO, passando-se a designar, a partir daí, de MCCIS. Em janeiro de 2009 foi lançada a versão 6.0, encontrando-se atualmente na versão 6.1.0.

Este sistema foi desenhado para providenciar um sistema automático de gestão de informação capaz de auxiliar os membros da NATO no planeamento e execução de atividades militares de modo a alcançar os objetivos da aliança. O MCCIS revela-se um excelente instrumento, pois utiliza uma rede NATO segura, robusta e redundante. É através desta rede, a NATO SECRET WAN, que o sistema faz a troca de informação. À medida que a rede se expande, a nível nacional e NATO, os comandos vão-se interligando permitindo o acesso a uma maior quantidade de informação. Esta rede possibilita assim a utilização deste sistema por unidades navais, terrestre e aéreas.

Figura 7 - NATO SECRET WAN28.

O MCCIS é um produto em constante evolução, para isso conta com o feedback do utilizador, assim como do administrador de área. Este sistema possibilita ao utente reportar erros encontrados e fazer pedidos de novas funcionalidades no sistema através do Helpdesk. Este sistema permite a aquisição automática de uma grande quantidade de informação para análise e avaliação, de forma a apoiar as decisões. O MCCIS disponibiliza ainda ao utilizador toda informação necessária para a análise do panorama. Para isso, utiliza diversas fontes de informação, de onde se destacam as mensagens OTH GOLD29, que alimentam os diferentes módulos do sistema:

 Geográfico;  Apoio à decisão;

 Ferramentas de planeamento;  Comunicações táticas;

 Mensagens formatadas NATO;  Base de dados NATO;

 Apoio a briefing;  Funcionalidades web;

O módulo geográfico é usado para disseminar a informação existente sobre todos os contactos marítimos, terrestres e aéreos. Para isso este subsistema possui quatro mapas- mundo, que possibilitam a visualização de quatro áreas diferentes. Este módulo possui ainda ferramentas que permitem analisar o trânsito de um contacto. O utilizador tem também a possibilidade de decidir se deseja adicionar ou suprimir do mapa algumas informações como bases militares, portos, cidades ou fronteiras.

29 Mensagens OTH GOLD são mensagens que têm “como finalidade reportar contatos (próprios,

amigos/aliados ou não-amigos/inimigos) no âmbito da edificação do panorama marítimo o mais claro possível”. (informação retirada de MARINHA (2012). IONAV1010 – Relatos e comunicados

Módulo de alertas com base em dados AIS para apoio à vigilância marítima

48

Figura 8 - Módulo geográfico.

Os módulos de apoio à decisão e ferramentas de planeamento permitem carregar as características geográficas da região, como portos, cidades e aeroportos. Estes subsistemas possibilitam também o desenho das áreas de responsabilidades e áreas de exercícios. Outro utensílio que estes módulos disponibilizam é o PIMTRACK (Position and Intended Movement Track), esta ferramenta permite aos utilizadores planearem o trânsito de unidades navais, terrestres e aéreas. Estes subsistemas fornecem ainda um instrumento gerador de cenários que apoia o planeamento e condução de exercícios, através da criação de unidades simuladas. Para além das ferramentas anteriormente referidas, estes módulos possuem ainda uma ferramenta de Water Space Management, possibilitando assim o planeamento e execução de exercícios ou operações com submarinos, contribuindo deste modo para a navegação em segurança dos mesmos.

Figura 9 - Panorama após a utilização das ferramentas do módulo de ferramentas de planeamento.

O módulo de mensagens formatadas NATO, disponibiliza aos seus utilizadores a troca e processamento de informação em vários formatos e protocolos. Este módulo gera, distribui e processa mensagens formatadas, atualizando automaticamente a base de dados, através de mensagens como NAVSITREP (Navy Situacional Report) ou MARINTSUM (Maritime Intelligence Summary).

Figura 10 - Redação de uma mensagem formatada30.

O módulo de bases de dados incorpora diversas bases de dados dinâmicas e estáticas, que podem ser atualizadas automaticamente, através dos dados provenientes das mensagens. O MCCIS inclui links para diversas bases de dados estáticas, de onde se destacam:

Módulo de alertas com base em dados AIS para apoio à vigilância marítima

50

Jane’s Fighting Ship e Jane’s All The World’s Aircraft31;

 World Port Index;

 Internacional Radio Call Signs;

 MarIS (Maritime Information System).

Figura 11 - Principais características do USS Enterprise32.

O módulo de funcionalidades web íntegra tecnologias de navegação na web, em conjunto com um aplicativo conhecido como WISE (Web Information Services Environment), ampliando ainda mais o acesso ao MCCIS e reduzindo a dependência de estações de trabalho. Com o WISE, os utilizadores autorizados poderão aceder a informações como “snapshot” da RMP/RLP/RAP e diversos dados estatísticos residentes nos servidores MCCIS. Os utilizadores podem ainda visualizar ou carregar documentos para os servidores do MCCIS, criando assim uma rede de partilha de informação.

31 Jane´s Fighting Ships e Jane’s All The World’s Aircraft são bases de dados que contêm todas as

aeronaves e navios militares de todo o mundo. Estas bases de dados contêm dados sobre as características físicas dos navios (calado, boca, comprimento, deslocamento, etc) e aeronaves, assim como, o armamento e sensores.

No documento ASPOF M Caroço Fernandes 2014 (páginas 46-51)

Documentos relacionados