• Nenhum resultado encontrado

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

3.3. AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE CONSULTORIA COLABORATIVA À

3.3.3 MATERIAIS INSTRUCIONAIS

No serviço de consultoria colaborativa à distância em TA foram confeccionados três materiais instrucionais – no formato de vídeos, construídos sob demanda das próprias professoras, com a finalidade de auxiliar o processo de implementação da TA no contexto educacional. A opção de fazer vídeos instrucionais, em detrimento a materiais escritos ou outros, partiu do entendimento de que os vídeos têm se constituído como uma importante ferramenta no auxílio à aprendizagem, especialmente quando se trata de propostas de estudos que envolvem a modalidade de ensino à distância (CARDOSO, 2013).

Uma breve descrição dos vídeos instrucionais encontra-se mencionada na Figura 19, juntamente com a justificativa de sua elaboração e link de sua postagem no youtube:

Figura 19 - Descrição dos materiais instrucionais

Fonte: Elaboração própria (2014). Confecção de um acionador

de baixo custo

•Sobre o vídeo instrucional: ensina como confeccionar um acionador de baixo custo. •Justificativa: durante o

processo de consultoria da Professora 2, foi sugerido utilizar o acionador para atividades com o uso do compuutador. No entanto, a Professora 2 não tinha esse recurso em sua SRM - o MEC ainda não tinha enviado. Assim, surgiu a ideia de construir um vídeo instrucional de como confecionar um acionador de baixo custo.

•Link do vídeo instrucional no youtube:

http://youtu.be/40Nm0gLfI Zs

PowerPoint como recurso pedagógico

•Sobre o vídeo instrucional: ensina como construir um jogo pedagógico no power point - por meio da ferramenta hiperlink.

•Justificativa: as consultoras indicaram que o power point, associado a recursos de TA - mouse track ball e roller mouse, poderiam trazer resultados positivos para a escolarização do aluno da Dupla 2. Toodavia, a dupla em questão tinha dificuldade para explorar este programa. Por essa razão, resolveu-se criar um vídeo instrucional apresentando possibilidades de elaborar jogos pedagógicos.

•Link do vídeo instrucional no youtube:

http://youtu.be/nMkGL-- drX8

Acessibilidade do Windows: uso do teclado virtual •Sobre o vídeo instrucional:

ensina a utilizar o teclado virtual e seus modos de digitação, inclusive com o acionador.

•Justificativa: pelo fato da aluna da Professora 1 possuir dificuldades para realizar a escrita tradicional, as consultoras lhe aconcelharam a utilizar o teclado virtual do Windows. Entretanto, a referida professora desconhecia dessa ferramenta de acessibilidade. Por esse motivo, se fez necessário construir um vídeo instrucional para ensinar a professora utilizar o teclado virtual.

•Link do vídeo instrucional

no youtube:

http://youtu.be/CxYSiFY1s 7c

Embora, os vídeos tenham sido sugeridos pelas consultoras, a sua construção foi realizada pelo próprio pesquisador. Quando construídos, os vídeos instrucionais foram validados pelas consultoras e só depois, desse processo, foram indicados às professoras para uso no processo de implementação da consultoria. Além disso, compete informar que os três vídeos instrucionais, produzidos no serviço de consultoria, foram compartilhados com todas as professoras, uma vez que estas se mostraram interessadas – justificando que as auxiliariam na resolução das demandas em TA de outros estudantes.

As professoras foram informadas que os vídeos instrucionais, por si só, poderiam não ser suficientes para proporcionar a aprendizagem necessária dos conteúdos. Antes, os materiais instrucionais deveriam fazer parte de todo um contexto de colaboração entre consultoras e professoras. Novak (2010) menciona que esse fator se aplica a qualquer material instrucional – e não apenas aos vídeos instrucionais, quer seja ele impresso ou digital.

3.3.4.1 Avaliação das consultoras

Todas as participantes dessa pesquisa tiveram a oportunidade de avaliar os vídeos instrucionais. A avaliação foi realizada considerando a produção dos três vídeos e não de forma particularizada.

Em relação aos conceitos atribuídos pelas consultoras, os resultados indicam escores “muito satisfatório” para todos os itens de análise. Confira:

Quadro 11 - Avaliação das consultoras sobre os materiais instrucionais Itens de análise da categoria: materiais

instrucionais

Escores do Questionário AFCC

1 2 3 4 5

Linguagem clara e concisa -- -- -- -- 3

Sequência de ideias e conteúdos -- -- -- -- 3

Interatividade -- -- -- -- 3

Elementos audiovisuais -- -- -- -- 3

Utilidade do material instrucional -- -- -- -- 3

Fonte: Elaboração própria (2014).

Esse dado positivo em relação à avaliação dos materiais instrucionais também foi constatado na parte descritiva do questionário AFCC, conforme se pode observar nos fragmentos apresentados abaixo:

Os materiais instrucionais foram apresentados de forma clara e objetiva e com organização nas temáticas apresentadas (Consultora 2 – Fonte: Questionário AFCC).

Os materiais instrucionais estavam claros e seu uso foi positivo no decorrer do processo de consultoria (Consultora 3 – Fonte: Questionário AFCC). Nos excertos supracitados, é possível verificar não apenas a confirmação da opinião das consultoras em relação ao aspecto positivo dos materiais instrucionais, mas também a relevância da sua aplicabilidade no processo de consultoria.

3.3.4.2 Avaliação das professoras

De uma maneira semelhante, os vídeos instrucionais foram avaliados pelas professoras de forma positiva, como se pode constatar no Quadro 12 exibido logo a seguir:

Quadro 12 - Avaliação das professoras sobre os materiais instrucionais Itens de análise da categoria: materiais

instrucionais

Escores do Questionário AFCC

1 2 3 4 5

Linguagem clara e concisa -- -- -- 1 3

Sequência de ideias e conteúdos -- -- -- 1 3

Interatividade -- -- -- 2 2

Elementos audiovisuais -- -- 1 -- 3

Utilidade do material instrucional -- -- 1 -- 3

Fonte: Elaboração própria (2014).

Merece destaque nessa avaliação os itens: linguagem clara e concisa; sequencias de

ideias e conteúdos; elementos audiovisuais; e utilidade do material instrucional, que obtiveram conceito “muito satisfatório” em três das quatro avaliações. O item interatividade ficou com conceito dividido pelas professoras, sendo avaliado como “satisfatório”, por duas professoras, e “muito satisfatório” por outras duas professoras.

Esse aspecto positivo da avaliação dos materiais instrucionais, constatado no Quadro

12, também foi expresso na parte descritiva do questionário AFCC. Verifique o relato de duas duplas de professoras:

Todos os materiais foram fáceis de entender (Dupla 1 – Fonte: Questionário AFCC).

Em relação ao material instrucional não tenho o que comentar, simplesmente foi perfeita a interatividade (Dupla 2 – Fonte: Questionário AFCC).

Em suma, constata-se na concepção das professoras aspectos que ressaltam a qualidade dos vídeos instrucionais, produzidos no processo de consultoria.

Todavia, apesar do parecer favorável – direcionado aos vídeos instrucionais, não há referência sobre o uso desses recursos por parte das professoras no processo de consultoria colaborativa, nem sequer tentativa de implementação. Convém destacar, que reiteradas vezes o pesquisador mostrou-se disponível para auxiliar esse processo, inclusive mandando e-mails individuais para os participantes, não obtendo sucesso desse retorno.

Esses dados ressaltam, mais uma vez, o fato de que os professores, de uma maneira geral, não assumem a responsabilidade pelo processo de implementação da intervenção, esperando muitas das vezes pela atuação dos consultores (MENDES; ALMEIDA; TOYODA, 2011).