• Nenhum resultado encontrado

PARTE II – Estudo sobre a perspetiva de proprietários e médicos veterinários clínicos de animais de companhia quanto à medicação sem aconselhamento veterinário.

2. Material e métodos

2.1. Questionários

Foi realizado um estudo descritivo observacional com base dois questionários distintos. Um dos questionários foi destinado a proprietários de animais de companhia e continha 15 questões, 13 delas de resposta obrigatória (Anexo 3). Neste foram colocados três tipos de questões: questões generalistas sobre o inquirido (idade, animais à sua responsabilidade e frequência e motivação das idas ao veterinário), questões relativas à medicação propriamente dita dos seus animais sem aconselhamento médico-veterinário (já realizada ou com hipótese de acontecer no futuro - estas questões originaram as respostas de maior relevância para o objectivo deste estudo) e também questões relativas à utilização e importância da internet como fonte de aconselhamento sobre saúde animal. A particularidade da colocação deste último grupo de questões prende-se com o pressuposto, prévio ao início desta investigação, de que a internet seria uma fonte a que muitos proprietários recorriam para pesquisar informações de saúde animal. Através de todas estas questões pretendia-se obter respostas com um elevado grau de sinceridade, de modo a retirar conclusões o mais aproximadas possível da realidade.

O outro questionário, destinado a médicos veterinários clínicos de pequenos animais era composto por 20 questões, 14 delas de resposta obrigatória (Anexo 4) e direcionado para diferentes temas: na primeira parte, as questões eram relativas à ocorrência de intoxicações por medicação realizada pelos proprietários sem aconselhamento médico-veterinário

(justificações, substâncias envolvidas, desfecho, entre outras). Foram também colocadas questões relacionadas com a importância da internet como fonte de aconselhamento dos proprietários para assuntos relacionados com saúde animal (pelos mesmos motivos já descritos para o inquérito preenchido por proprietários); com a importância da existência de publicidade consciencializadora para os perigos da medicação de animais de companhia sem aconselhamento médico-veterinário; e com a ocorrência de intoxicações de gatos por exposição à permetrina. No final do inquérito, com preenchimento de caráter opcional, foi solicitado aos clínicos que deixassem um comentário que traduzisse a sua experiência pessoal quanto a este tema. Aquando da construção do inquérito, não era previsível que esta última questão desse um contributo tão valioso para o desenvolvimento do trabalho e interpretação das respostas, quer dos clínicos, quer dos proprietários, como posteriormente se verificou.

Ambos os inquéritos foram elaborados com perguntas de escolha múltipla (com ou sem opção de resposta aberta) e de resposta descritiva, utilizando, no caso dos proprietários, um vocabulário corrente e acessível.

Este estudo não poderia ter sido realizado sem a abordagem à perspetiva de proprietários e de médicos veterinários em simultâneo, pois era expectável que as respostas dos primeiros não fossem totalmente honestas, e que aquelas dos segundos traduzissem de modo mais fidedigno o panorama nacional atual.

2.2. Distribuição dos questionários

A distribuição a ambas as populações alvo foi feita em papel, se entregues pessoalmente, e online, através do serviço Google Docs, divulgando o respetivo link de acesso com recurso a redes de comunicação social (email, facebook) e através de uma das newsletters semanais da revista Veterinária Atual, no período de 11-01-2012 a 31-05-2012. Foi pessoalmente desenvolvida uma base de dados nacional (continente e ilhas) de todas os CAMVs constantes nos registos da OMV e Páginas Amarelas, com os respetivos contactos, tendo sido enviados questionários para cerca de 370 contactos de email de consultórios, clínicas e hospitais veterinários do país. Até à data limite para início da análise estatística dos dados, foram obtidas respostas de 254 médicos veterinários e 978 proprietários de animais de companhia.

2.3. População alvo

O objetivo inicial do presente estudo foi recolher um elevado número de respostas relativas a adultos moradores em diversas zonas de Portugal, atualmente proprietários de cães e/ou gatos ou que já o tivessem sido, de modo a que fossem representantes, enquanto amostra, da generalidade da população correspondente a estas características. Por outro lado, no

que respeita aos médicos veterinários, o objetivo foi também obter um elevado número de respostas de clínicos de animais de companhia de todo o país, de modo a que as mesmas pudessem traduzir a realidade atual do país.

Contudo, para além da breve descrição colocada no início do inquérito quanto à população alvo pretendida, os métodos selecionados para a distribuição dos inquéritos não permitiram atribuir critérios de inclusão ou exclusão dos inquiridos, pelo que qualquer indivíduo que tenha acedido ao questionário via internet o poderia ter preenchido e enviado.

2.4. Processamento das respostas obtidas com os questionários

Todas as respostas preenchidas online foram inseridas automaticamente na base de dados criada pelo Google Docs. Todas as respostas obtidas em papel foram posteriormente inseridas online como se se tratasse de um preenchimento através do link de acesso disponibilizado para este fim.

2.5. Análise estatística

Numa fase inicial da análise dos dados obtidos foi verificado que existia um grande número de respostas abertas, paralelamente às opções de resposta pré-definidas, pelo que foi necessário reclassificar o maior número possível de respostas abertas nas opções disponibilizadas ou criar novas opções que englobassem várias dessas respostas, de modo a obter conclusões simplificadas.

Para a análise estatística dos dados foi utilizado o software R - A language and environment for statistical computing - Development Core Team, 2012, versão i386 2.15.1.

Foram utilizados métodos de estatística descritiva, dos quais resultaram tabelas de distribuição de frequências, tendo posteriormente sido construídos gráficos de barras e diagramas circulares que exibem os resultados obtidos.