• Nenhum resultado encontrado

O trabalho campo que foi efectuado trata-se de um tipo de estudo transversal e descritivo, utilizando um questionário preparado especificamente para este efeito, destinado aos enfermeiros em exercício no Hospital de S. Bernardo. O questionário foi elaborado com questões relacionadas com os doentes em situação terminal e com os cuidados que lhes são prestados. A metodologia utilizada foi de natureza descritiva, visto que o seu propósito foi o caracterizar uma certa situação (Polit & Hungler, 1995), ou o de descrever os factos e os fenómenos de uma determinada realidade (Triviños, 1990). De realçar-se que os estudos descritivos, assim como as exploratórios são habitualmente realizadas por investigadores preocupantes com a sua actuação prática (Gil, 1991). Parece-nos que estes tipos de estudo podem contribuir eficazmente para o conhecimento das realidades nos vários domínios do nosso sistema de cuidados de saúde.

No início do trabalho procedeu-se à colheita de respostas através de entrevistas semi- estruturadas, dando especial realce à escolha dos participantes e à sua abordagem, tendo em conta os objectivos do estudo. Foi elaborado o guião de entrevista para servir de móbil de orientação. Após a realização de algumas entrevistas cujas respostas constituíram um pré-teste, os participantes foram unânimes em afirmar que a problemática do fim de vida não era uma questão fácil de resolver. Afirmavam ainda que o tema não é uma questão específica dos profissionais de enfermagem e que a resolução dos problemas requeria um envolvimento do hospital e de todos os outros profissionais de saúde, nomeadamente dos médicos, da administração hospitalar e mesmo da parte do governo. Conclui que esta metodologia da entrevista semi-estruturada não seria a melhor maneira de se efectuar a recolha da informação sobretudo porque a natureza da entrevista sugeria aos inquiridos uma atitude de expressão livre acerca do que sentiam e pensavam, dificultando a análise e a interpretação das suas respostas.

Recorri, pois, à utilização de um inquérito como método de recolha dos dados de modo a ter respostas mais coerentes e interpretáveis. O inquérito elaborado é composto por 32 questões fechadas, organizadas segundo os critérios dos questionários de Lickert.

As perguntas respeitantes aos conhecimentos dos enfermeiros e aos cuidados à pessoa em fim de vida são do tipo Lickert numa escala que varia entre 1 a 5 (“Insuficiente”,

“Suficiente”, “Bom”, “Muito Bom”, “Excelente”). As opiniões dos enfermeiros face

aos cuidados à pessoa em fim de vida foram classificadas nas seguintes categorias: (“Nada importante”, “Pouco importante”, ”Importante”, “Muito importante”,

“Muitíssimo importante”).

A última questão proposta é uma questão aberta, tendo as respostas sido interpretadas segundo codificação ou seja agrupadas em categorias e subcategorias, todas diferentes. As respostas foram processadas e analisadas informaticamente e estão expostas em quadros e tabelas segundo a metodologia da estatística descritiva.

As perguntas dirigiam-se aos domínios sociodemográficos: sexo, idade, categoria profissional, anos de experiência profissional no hospital; aos conhecimentos e

capacidades profissionais dos enfermeiros relativamente aos cuidados a prestar aos

doentes em fim de vida; e às opiniões sobre a qualidade dos cuidados prestados pelo hospital aos doentes no fim da sua vida.

A população deste estudo foi constituída por enfermeiros prestando serviço no Hospital de S. Bernardo. Por questões de tempo, de objectivos e de organização deste trabalho não inclui no estudo todos os enfermeiros nestas circunstâncias. Assim, propus-me recolher uma amostra de ocasião constituída por 80 enfermeiros, tendo sido os critérios de selecção estabelecidos de acordo com conceitos de ordem teórica, ética e operacional, ficando excluídos certos grupos com a concordância com a Senhora Enfermeira Directora do Centro Hospitalar de Setúbal. Foram excluídos, nomeadamente, os enfermeiros cujo trabalho hospitalar não se processa junto dos doentes em fim de vida. Desta forma os critérios de selecção dos inquiridos foram os seguintes:

• Ser enfermeiro de um serviço de Urgência, Medicina ou Cirurgia. • Concordar voluntariamente na participação do estudo.

• Demonstrar motivação para a participação no estudo.

O primeiro critério de selecção foi, assim, o de os enfermeiros se encontrarem a desempenhar funções em serviços onde, de acordo com as informações do Serviço de Estatística do hospital, ocorressem mais frequentemente mais óbitos. Os restantes

critérios de selecção aplicaram-se após contactos preliminares com os inquiridos. Os contactos foram realizados pessoalmente, nos serviços em dois tempos.

Deste modo, foi possível reunir uma amostra de circunstância com 50 enfermeiros que preencheram os requisitos pretendidos. De facto, da totalidade dos enfermeiros inicialmente programada seis declararam que não queriam colaborar no estudo, alegando que o tema era complexo e demasiado deprimente; catorze declararam que queriam colaborar no estudo mas não entregaram os resultados em tempo oportuno. Foram distribuídos 80 inquéritos. Excluíram-se 10 por se encontrarem incorrectamente ou incompletamente preenchidos.

A abordagem dos inquiridos dentro da instituição hospitalar para obter as respostas ao inquérito foi realizada após deferimento positivo da parte do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Setúbal (Anexo II). Todos os procedimentos efectuados foram regidos pelas regras de confidencialidade e descrição de cariz ético e deontológico.(Anexo III)

O inquérito foi elaborado no período entre 20 de Fevereiro e 20 de Março de 2007; as respostas foram recolhidas no período entre 20 e 30 de Março de 2007. Os dados foram processados num computador utilizando o programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), (versão 14,0 for Windows). (Anexo IV) O processamento dos dados iniciou-se com a construção de uma matriz com os resultados dos questionários expressos sob a forma de tabelas e gráficos de barras contendo os resultados das respostas a cada uma das questões propostas, os quais tornaram a sua leitura fácil e clara. Foi apenas elaborada estatística descritiva e não foram utilizados métodos de inferência estatística pela precariedade da amostra que foi utilizada quer no que se refere ao método de recolha, quer no que se refere ao número de elementos que a compõem.

Durante o processo de análise dos dados, principalmente da pergunta aberta do questionário, colocou-se a questão da qualidade da sua interpretação. Dito de outra maneira, de se saber se os procedimentos efectuados conduziram à obtenção de elementos de informação credíveis e em conformidade com as opiniões verdadeiras dos sujeitos do estudo. Assim, houve complementarmente procedimentos de validade e de fidelidade dos dados apurados. Na validação realizada com dez sujeitos do estudo, houve concordância na maioria destes inquiridos, existindo apenas divergências pontuais que se podem considerar de menor relevância.

No que se refere à fidelidade, todo o processo de categorização foi sujeito à apreciação de dois juízos de pessoas independentes com alguma experiência na área da investigação qualitativa e também na área temática sobre a pessoa em fim de vida.

Durante este processo de investigação, foi-se tomando consciência de alguns factores limitadores que interferiram de alguma forma no seu desenvolvimento que se relacionam com limitações pessoais do investigador, sobretudo pela sua pouca prática e deficiente formação nas áreas da investigação.

.

Secção I

As questões que se seguem visam obter dados que nos permitam