• Nenhum resultado encontrado

5.1 – MATERIAIS/EQUIPAMENTOS

Para atingir os objetivos propostos, foram utilizados produtos de Sensoriamento Remoto, Bases Cartográficas, mapas temáticos pré-existentes, equipamentos de informática e Sistemas de Informação Geográfica. – SIG, especificados na tabela abaixo:

Produtos de Sensoriamento Remoto

Imagem de satélite CBERS 2 , bandas 3B, 4G, e 2R, órbitas pontos 171/114 de 30/06/2006 e 171:115 de 28/08/2006, Imagens LANDSAT 5 TM órbitas pontos WRS - 229/69 de agosto de 2007, LANDSAT-MSS 2 WRS – 229/69 de 1998 Bases Cartográficas no

Formato digital

Cartas topográficas no formato digital, montada a partir das cartas do DSC (Escala 1:100000), pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM – RO (2006)

Mapas Bases Pré- existentes

Os mapas bases referentes aos temas de solos, geologia, geomorfologia, clima e zoneamento serão extraídos do Banco

de Dados Geográficos –BDG, elaborado nos trabalhos da 2ª APROX. do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico do

Estado de Rondônia - 1998

Equipamentos

GPS marca TRIBLE, veículo tipo caminhonete, câmera fotográfica digital.

Hardware

LEPTOP com Processador Intel Celeron 2.8 GHz, 512 MB de DDR SDRAM e HD de 40 GB;

IMPRESORA Jato de Tinta HP 720-C formato A4.

Software

SGI – Sistema Geográfico de Informação, versão 2.5 – INPE; SPRING – Sistema de Processamento de Informação

Georreferenciada. Versão 4.3 – INPE; ArcView

CorelDraw, versão 12; Surfer for Windows, versão 8.0 GLOBO MAPER; GOOGLE EARTH Tabela 1 – Materiais e Equipamentos.

5-2 - METODOLOGIA.

As etapas desenvolvidas nesse trabalho foram executadas conforme a seqüência especificada no fluxograma mostrado na Figura 9.

5.2.1- Seleção da Área De Estudo.

O município de Colorado D’Oeste criado recentemente, pelo Decreto Nº Lei 6.921 de 16 de junho de 1981, apresenta hoje um pólo comercial com grande raio de influência e importância econômica, sendo o centro de comercialização e abastecimento das propriedades agropastoris de uma vasta área rural.

O território do município apresenta um relevo bem sinuoso em ralação aos outros municípios do Estado. Sua vocação econômica predominante é a agropecuária extensiva destinada ao gado de corte e gado leiteiro. Está pratica de uso do solo vem causando a degradação dos solos e conseqüentemente, a degradação dos mananciais hídricos da região.

No contexto do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico do estado de Rondônia, o município de Colorado está inserido na zona 1 e zona 2. A zona 1 é destinadas para expansão e consolidação das atividades econômicas e zona 2 destinada para criação de reserva. Para definir estas áreas de expansão, o governo do Estado promoveu o levantamento de informações fundamentais, referentes à geologia, clima, geomorfologia, pedologia, vegetação e outros, que auxiliaram a elaboração do referido zoneamento na escala de 1:250000.

Nos trabalhos desenvolvidos nesta pesquisa procurou aplicar uma nova metodologia de zoneamento, fundamentado na analise morfotectônica e morfoestrutural, com a finalidade de mapear os diversos compartimentos fisiográficos, identificando e ordenando áreas críticas de degradação, contaminação e/ou sustentabilidade geoambiental visando um melhor aproveitamento dos recursos naturais.

5.2.2 – Aquisição Bibliográfica, Cartografia Básica.

5.2.2.1– Material Bibliográfico.

Inicialmente foi feito um apanhado do acervo existente sobre da área de estudo, dando prioridade para as informações referentes ao uso territorial, ao meio física e socioeconômica. A partir daí partiu-se para aquisição de material bibliográfico com visitas a Bibliotecas Públicas - Biblioteca Pública Rui Barbosa, Bibliotecas da Escola Agrotécnica Federal de Colorado D’Oeste e Escritório Regional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM. Material bibliográfico referente a Teses de Mestrados e Doutorados que falam sobre o tema desse trabalho, pesquisados na Internet. Este material bibliográfico foi pesquisado em todas as fases do

fundamentar as discussões e conclusões.

5.2.2.2- Bases Cartográficas e Mapas Temáticos Pré-existentes.

As cartas topográficas usadas neste trabalho foram obtidas do Banco Digital da SEDAM, onde estas informações foram armazenadas em uma base continua, abrangendo todo o Estado. As informações cartográficas foram extraídas dos fotolitos das cartas topográficas do IBGE e DSG na escala de 1:100000.

As coberturas extraídas dessas cartas foram: Hidrologia, Altimetria, Divisão Política Administrativa e toponímia das mesmas. As informações fundiárias foram extraídas do Banco Digital, que contém dados dos assentamentos fundiários no estado. Este Banco Digital foi elaborado graças à parceria firmado ente o INCRA e SEDAM

Com relação às informações temáticas, foram extraídas de duas fontes: CPRM e estudos da 2ª Aproximação do Zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico do estado de Rondônia – ZSEE-RO. As informações referentes a Solos, Geologia, Clima e Zoneamento foram extraídas dos estudos da 2º APROX. do ZSEE-RO, na escala 1:250000. As informações de Geologia foram extraídas do mapa elaborado pela CPRM (1999), escala 1:1000000. Os trabalhos de adequação dessas informações, foi feita com base nas imagens do satélite CHINA-BRAZIL EARTH RESOUCES SATELLITE - CBERS 2 e LAND REMOTE SENSING SATELLITE - LANDSAT-TM 5, interpretada na da tela do monitor, no qual possibilitou o detalhamento e ajuste das informações.

5.2.2.3 – Trabalhos de Campo.

Apesar de se ter uma variada gama de informações digitais do meio físico daquele município, somadas a tecnologias de geoprocessamento e produtos de sensoriamentos, uma das grandes contribuições para a que se chegasse a conclusões e posicionamentos indiscutíveis sobre o uso territorial do município, foi a realização de visitas in loco.

Por meio destas, pode-se não só conferir a veracidade de diversas informações já obtidas, como também atestar situações reais quanto às condições do meio ambiente, bem como, colher material que viesse consubstanciar as informações sobre tipos de solos, geomorfologia, e vegetação existente. Pode-se ainda verificar as condições hidrográficas, de ações de desmatamentos de matas ciliares e de encostas, inclusive constatar que a localização imprópria do

lixo urbano compromete de forma desastrosa nascente de rios importantes para o abastecimento da zona rural.

Nesta etapa da pesquisa foi possível validar informações sobre questões referentes ao processo de erosão dos recursos naturais existentes, conhecer as práticas empregadas no uso do solo por parte dos proprietários rurais ao tempo que as preocupações dos mesmos sobre o desgaste da vegetação natural e o empobrecimento do solo eram registradas. Por ocasião do trabalho de campo foi efetuado registro fotográfico de aspectos considerados fundamentais que vieram ilustrar informações do meio físico, descritos nos temas fisiográficos e zoneamentos geoambiental elaborados nesta.

A realização do trabalho de campo, em virtude de possibilitar estreita aproximação do pesquisador e objeto pesquisado, foi de grande importância para validar as informações preexistentes e sobretudo fundamentar recomendações sobre o uso territorial do município.

5.2.3 - Produtos de Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas.

5.2.3.1 - Seleção de Produtos de Sensoriamento Remoto.

A opção de usar produtos de Sensoriamento Remoto nesta pesquisa é pela vantagem dos mesmos cobrirem extensas áreas e proporcionar a flexibilidade de obtenção de dados multiespectrais e multitemporais sobre os alvos da superfície terrestre a um custo relativamente acessível.

As imagens usadas foram dos satélites CBERS 2 , bandas 2-R, 3-B, e 4-G, (Falsa Cor), órbitas pontos 171/114 de 30/06/2006 e 171:115 de 28/08/2006 - INPE, satélite LANDSAT-TM 5, órbitas pontos WRS - 229/69 de agosto de 2007, na composição colorida nas bandas 5-R, 4-G e 3-B (banda 5 no vermelho, banda 4 no verde e banda 3 no azul), e satélite LANDSAT-MSS 2 WRS – 229/69 de 1998, banda 6, monocromática. A escolha destas bandas foi feita com base nas características de cada uma delas descritas na tabela 2, a seguir:

Documentos relacionados