• Nenhum resultado encontrado

Material para intervenção terapêutica

CAPÍTULO 2 DESENVOLV E ALTERAÇÕES DA LINGUAGEM

2.7 Material para intervenção terapêutica

Seguidamente serão indicados alguns dos materiais didácticos que os terapeutas da fala têm à disposição, tanto no mercado nacional como brasileiro. Embora seja uma mais valia no trabalho terapêutico, é de salientar que este último deveria ser modificado consoante os padrões linguísticos do Português Europeu. O material será subdividido em convencional (livros e jogos tradicionais) e software educativo português e brasileiro. É de salientar, que actualmente, estão disponíveis diversos jogos na Internet, tanto para crianças em idade pré- escolar como escolar.

Em Portugal, estão disponíveis os seguintes livros, para intervenção ao nível articulatório.

“Ouvir, dizer e escrever”

Este livro tem como objectivo o trabalho específico com os sons indicados, sendo um auxiliar para trabalhar a fala, leitura e escrita.

Editora: Papa-Letras

Autores: Joana Rombert, Leonor Fontes, Mafalda Caeiro Ano: 2005

“Aprendemos a consoante /r/”

A autora resume os erros mais frequentes relativos ao fonema /r/ e, revela alguns exercícios articulatórios para aquisição, treino e consolidação do referido fonema. Editora: Edições APPACDM de Braga

Autor: Rosa Lima Ano: 2005

“Ver Falar”

Conjunto de 24 cartões plastificados com o alfabeto fonético ilustrado que permite acompanhar e corrigir o desenvolvimento verbal.

Editora: Areal Editores Ano: 2007

É importante salientar que nem todo o material se ajusta a todas as crianças, sendo necessário tem em consideração a sua idade. Para idade escolar, já existe uma grande diversidade disponível visto os terapeutas da fala puderem recorrer a livros escolares.

“Brincando com os sons”

Este livro integra um conjunto de jogos para a terapia de distúrbios articulatórios. Os sons são trabalhados de forma divertida, através de diversas actividades.

Editora: pró-Fono Autor: Lilian C. Ribeiro Ano: 2001

“Palavras Cruzadas: Colecção Exercitando os Sons da Fala na Escrita” Através de exercícios de palavras-cruzadas, o paciente poderá vencer com mais facilidade e interesse as suas dificuldades na linguagem oral e/ ou escrita.

Editora: Revinter

Autor: Marly B. Canongia Ano: 1988

“Álbum de Figurinhas”

O livro contém 168 figuras coloridas e auto-adesivas, organizadas por fonemas, com a possibilidade de se incluir frases, músicas ou textos. Para ser utilizado sempre que houver alteração de fala, distúrbios de escrita ou para estimulação da linguagem, mesmo que não haja nenhuma alteração significativa.

Editora: Pró-Fono

Serão referenciados alguns softwares disponíveis, existentes em Portugal:

“Jogo da Mimocas”

Este jogo pode ser utilizado em actividades pedagógicas que pretendem desenvolver a compreensão semântica, leitura, consciência corporal, discriminação

auditiva, memória visual, raciocínio sequencial, aumentar o léxico e promover o desenvolvimento da gramática.

Desenvolvido e comercializado por: Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21

“Aventuras 2”

O Aventuras 2 é um ambiente virtual de aprendizagem interactivo que pretende favorecer o desenvolvimento de competências de leitura e escrita. Totalmente configurável para responder às potencialidades de cada utilizador. Incorpora um sintetizador de voz em Português Europeu (Amália). Permite desenvolver competências como: comunicação oral e escrita, compreensão da leitura e aquisição de vocabulário diversificado, expressão oral e escrita de forma confiante, autónoma e criativa, discriminação visual.

Desenvolvido e comercializado por: Cnotinfor

“Já está”

Uma das cinco actividades que constituem o programa, é ideal para a aprendizagem inicial da leitura e da escrita. De utilização intuitiva e com uma interface simples, revela-se como um ambiente de aprendizagem adequado aos mais novos. Os alunos podem facilmente escrever e desenhar no ecrã, a partir de uma grande variedade de modelos disponibilizados no programa.

Desenvolvido e comercializado por: Cnotinfor “Desafios”

Inclui seis programas interactivos, com diversos níveis de dificuldade, que permitem a aprendizagem num ambiente de brincadeira. Cada programa inclui diversas actividades de iniciação à leitura e escrita.

Desenvolvido e comercializado por: Cnotinfor

No Brasil, a escolha já é mais abrangente ao nível de software educativo, pelo que serão salientados alguns:

“FonoSpeak - Terapia da Fala e Linguagem”

Software desenvolvido para o apoio terapêutico ao nível da fala e da linguagem. A criança tem disponíveis desenhos animados, frases, perguntas e respostas em formato áudio, feitas por personagens do programa. Contém, ainda, desenhos animados, centenas de frases que podem ser lidas e ouvidas e uma base de dados. FonoSpeak demonstra a maneira como os órgãos da fala se comportam para produzir o som, recorrendo a filmes. O terapeuta da fala pode inserir novas palavras e imprimir listas de palavras para o paciente treinar em casa.

Coordenação: Cláudia Braun

“FonoFlex - Fala, Leitura e Escrita”

FonoFlex é uma ferramenta auxiliar na área de terapia da fala, voltada a aprendizagem da criança, especificamente no que diz respeito a fala, leitura e escrita, através de um conjunto de 15 jogos e exercícios que permitem grande diversidade no trabalho terapêutico.

Coordenação: Cláudia Braun

“Desafio dos Fonemas”

Este jogo foi projectado para o apoio terapêutico ao nível da fala e da linguagem para ser utilizado nas fases de treino e automatização dos fonemas. O jogador irá responder a questões específicas tendo em consideração o objectivo final.

“Fábulas dos Fonemas Musicais”

Trata-se de um CD com sete histórias, tendo cada uma delas a sua respectiva música, trabalhando individualmente os fonemas de uma maneira divertida e educativa, além de transmitir à criança, mensagens importantes que fazem parte de seu quotidiano. Pode ser utilizado no apoio terapêutico com o intuito de trabalhar alterações como as perturbações articulatórias, distúrbios da leitura e escrita e dificuldades de aprendizagem.

Autores: Lucas e Gabriela Rodrigues

“O Jogo das Letras Encantadas”

Este livro é composto por diversas histórias para crianças. Em cada uma há a predominância de um determinado fonema. As histórias, elaboradas de acordo com o vocabulário e compreensão específicos para a faixa etária dos 2 aos 7 anos, apresentam situações de fácil assimilação, uma vez que podem ser enquadradas no quotidiano da criança.

Editora: Pró-Fono Autor: Mariângela Salla

Documentos relacionados