• Nenhum resultado encontrado

DIMENSÃO 2 – ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

2.1. Projeto Pedagógico do Curso

2.1.8. Matriz Curricular

De acordo com o artigo sexto das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Biomedicina (Resolução Nº 2 de 18/02/03, fundamentada no Parecer CNE/CES 0104/2002, de 13/03/2002), os conteúdos essenciais devem estar relacionados com todo o processo de saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrados à realidade epidemiológica e profissional. Assim, as áreas de conhecimento propostas na matriz curricular do Curso levam em conta a formação global do profissional, tanto técnico-cientificamente, como no âmbito comportamental, estando desenvolvidas dentro de um ciclo que estabelece os

40 padrões de organização do ser humano seguindo-se uma visão articulada do estudo da saúde, da doença e da interação do homem com o meio ambiente.

Pelas diretrizes curriculares para o Curso de Biomedicina, são pressupostos básicos:

I. Voltar-se para a formação de um profissional apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, com visão integrada da área de conhecimento, motivado e capacitado para assumir um processo de educação permanente (continuada), necessário para adaptar-se às modificações do mercado de trabalho que decorrem da evolução do conhecimento científico e tecnológico;

II. Voltar-se para a formação de um profissional acessível, que saiba manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;

III. Possibilitar uma visão crítica do contexto social, científico e tecnológico da realidade brasileira, capacitando o futuro profissional a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética para ter atuação voltada para melhoria da qualidade de vida do ser humano com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo, possuindo competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

IV. Garantir na matriz curricular e no desenvolvimento das atividades de ensino, a possibilidade do aluno vivenciar experiências curriculares e extracurriculares que o capacitem para o trabalho em equipe multiprofissional, o desenvolvimento da criatividade e a atuação com compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz em vista o bem estar da comunidade;

V. Possibilitar o futuro profissional a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;

VI. Possibilitar ao aluno opções para que sejam capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática.

VII. Garantir uma sólida formação básica inter e multidisciplinar;

VIII. Privilegiar atividades de campo, laboratório e adequada instrumentação técnica;

41 IX. Garantir um ensino problematizado e contextualizado, assegurando a não dissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão.

Para a viabilização dos pressupostos deste Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Biomedicina, a formação do profissional desejada e implícita nas diretrizes curriculares, no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a estrutura curricular do Curso de Biomedicina está montada no sentido de contemplar a atuação do futuro profissional nas várias áreas do conhecimento. Assim, as áreas propostas levam em conta a formação global do profissional tanto no aspecto técnico-científico quanto comportamental e deverão ser desenvolvidas dentro de um ciclo que estabeleça os padrões de organização do ser humano, seguindo-se de uma visão articulada do estudo da saúde, da doença e da interação do homem com o meio ambiente.

O conteúdo curricular para a formação do Biomédico fornecerá conhecimentos básicos e sequenciais. Toda a abordagem do conteúdo curricular usará metodologia de ensino capaz de estimular o futuro Biomédico a desenvolver o espírito crítico, preparando-o para o campo profissional. Para tanto, os conteúdos e a estruturação curricular são integrados, visando fornecer o conhecimento necessário a uma melhor formação e qualificação profissional.

A matriz curricular do Curso de Graduação em Biomedicina foi formulada para que o acadêmico como agente do aprendizado venha a desenvolver um programa de estudos coerente, integrado, com sólida formação básica, para que esteja apto a enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional.

A distribuição das cargas horárias destinadas aos ambientes de aprendizado é organizada de forma equilibrada entre as disciplinas, para oportunizar ao acadêmico a aquisição dos conhecimentos indispensáveis à sua formação. Dentre os conteúdos há os que podem ser contabilizados como “Atividades Complementares”, que inclui monitorias, estágios extracurriculares, programas de extensão, estudos complementares individuais e em grupo, participação em cursos, congressos, simpósios, realizados em outras áreas afins, dentre outros.

Associa-se a esse fato a necessidade de adequar os projetos pedagógicos dos cursos de graduação aos ditames das Resoluções CNE/CES nos. 2 e 3,

42 ambas editadas em 2007, e da Resolução CNE/CES no. 4/2009, a primeira e a última fixando a carga horária dos bacharelados e a segunda determinando que a carga horária dos cursos deva ser contabilizada em horas. Dentre outras medidas, emergiu dessa reflexão a necessidade de introduzir, no currículo dos cursos de graduação, atividades obrigatórias diferenciadas que contribuam para o desenvolvimento de competências e habilidades interdisciplinares. Nesse contexto estão inseridos os Estudos Disciplinares (ED), as Atividades Práticas Supervisionadas (APS) e a oferta de educação à distância.

Os conteúdos disciplinares do Curso de Biomedicina contemplam áreas das Ciências Exatas, das Ciências Biológicas e da Saúde, das Ciências Humanas e Sociais e das Ciências da Biomedicina, de acordo com orientações descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Biomedicina (Resolução Nº 2 de 18/02/03, fundamentada no Parecer CNE/CES 0104/2002, de 13/03/2002). O Curso de Biomedicina é parcialmente voltado para as análises clínicas com abertura para outras áreas de atuação do biomédico.

Conteúdos Básicos: conteúdos relacionados aos aspectos básicos

da química, física, biologia, anatomia, bioquímica, fisiologia e patologia humana. Também aspectos éticos, biossegurança, de comunicação e expressão, e produção de texto.

Conteúdos Específicos: conteúdos associados a parte de análises

clínicas (microbiologia, imunologia, parasitologia, hematologia e etc), coleta de amostras, análises moleculares, farmacologia associada a biomedicina, bioengenharia e biotecnologia.

Conteúdos Teórico-Práticos: aulas práticas relacionadas as

análises clínicas com uso de laboratórios e emprego de técnicas. Técnicas de coletas de amostras e uso da biologia molecular à favor do diagnóstico. Uso de técnicas para o aperfeiçoamento da imaginologia e etc.

Disciplinas Optativas: estudo da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, como uma forma de comunicação e expressão, cujo sistema linguístico é de natureza visual motora, possuindo estrutura gramatical própria, constituindo

43 um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas e com deficiência de audição; e a disciplina Desenvolvimento Sustentável, que aborda conceitos relativos à sustentabilidade do meio ambiente, suas relações com o setor produtivo e a influência do uso da energia nas sociedades modernas que oferecem diferentes vantagens aplicáveis para análise de território, de ecossistemas e da sociedade. Estas disciplinas são oferecidas na modalidade online e têm carga horária de 20 horas/aula semestrais, cada uma.

Estudos Disciplinares (ED): realização de exercícios justificados

de formação geral e de conhecimento específico, corrigidos pelo professor, com carga horária pré-determinada de 10 horas semestrais relacionados a uma determinada disciplina de cada semestre do curso definida pelo Coordenador do Curso juntamente ao NDE no início de cada semestre letivo, consolidando a habilidade de auto avaliação do desempenho acadêmico do aluno. como indutor do desenvolvimento das competências e habilidades para lidar com situações-problemas típicos da sua área de formação. Os exercícios abordam, inicialmente, conteúdos de formação geral, e à medida que o aluno avança no Currículo, promove-se uma substituição progressiva desses conteúdos, por outros de formação específica de cunho interdisciplinar, envolvendo os campos do saber afins da área de formação específica do curso. Estes são desenvolvidos com recursos educacionais combinados do ensino presencial e da educação à distância.

Atividades Práticas Supervisionadas (APS): trabalhos

teórico-práticos de campo que estimulam uma progressiva autonomia intelectual do aluno, realizados em cada semestre com orientação do professor da disciplina âncora relacionada ao trabalho, que é postado no sistema online, que compõem a carga horária a ser cumprida para a integralização do currículo, ressaltados os aspectos científicos e metodológicos.

Atividades Complementares (AC): são componentes curriculares

obrigatórios que ampliam e complementam as atividades acadêmicas, científicas e culturais, particularmente aquelas adquiridas fora do ambiente escolar, escolhidas pelo aluno em um rol de possibilidades apresentado pelo Coordenador

44 do Curso e fomentando interfaces com campos afins do conhecimento, o que justifica sua inserção no Eixo Estruturante “C”.

A matriz curricular do Curso de Biomedicina é a seguinte:

Se

m Disciplina (Nome Completo)

CH Semestr al Aulas Semanais Aulas Teóricas Semanais Aulas Práticas Semanais Primeiro Semestre 1 Biofísica 60 3 3 0

1 Ativid. Práticas Supervisionadas 80 0 0

1 Estudos Disciplinares 10 0 0

1 Análise Físico-Química Aplicada à Saúde 60 3 3 0 1 Interpretação e Produção de Textos 30 1,5 1,5 0

1 Epidemiologia e Saúde Pública 60 3 3 0

1 Biossegurança 30 1,5 1,5 0 1 Bioética em Saúde 30 1,5 1,5 0 TOTAL 360 13,5 13,5 0 Segundo Semestre

2 Ativid. Práticas Supervisionadas 80

2 Estudos Disciplinares 10 2 Comunicação e Expressão 30 1,5 1,5 0 2 Fisiologia Geral 60 3 3 0 2 Química Geral 60 3 1,5 1,5 2 Anatomia Humana 60 3 1,5 1,5 2 Citologia 60 3 1,5 1,5 TOTAL 360 13,5 9 4,5 Terceiro Semestre

3 Embriologia e Reprodução Humana 30 1,5 1,5 0 3 Ativid. Práticas Supervisionadas 80 0 0 3 Coleta de Material Biológico 30 1,5 0 1,5 3 Fisiologia Aplicada e Psicobiologia 30 1,5 1,5 0

3 Estudos Disciplinares 10 0 0

45 3 Bioquímica Estrutural 60 3 1,5 1,5 3 Histologia 60 3 1,5 1,5 3 Parasitologia 30 1,5 1,5 0 TOTAL 360 13,5 9,0 4,5 Quarto Semestre

4 Atividades Práticas Supervisionadas 80 0 0 4 Microbiologia e Micologia Básica 30 1,5 0 1,5 4 Genética e Citogenética Humana 30 1,5 0 1,5

4 Imunologia Básica 30 1,5 0 1,5

4 Parasitologia Clínica 30 1,5 0 1,5

4 Estudos Disciplinares 10 0 0

4 Fisiopatologia e Anatomia Patológica 60 3 1,5 1,5 4 Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20 1 1 0

4 Ciências Sociais 30 1,5 1,5 0

4 Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20 1 1 0

4 Educação Ambiental (Optativa) 20 1 1 0

4 Marketing Pessoal (Optativa) 20 1 1 0

4 Direitos Humanos (Optativa) 20 1 1 0

4 Bioquímica Metabólica 60 3 1,5 1,5

TOTAL 380 14,5 5,5 9,0

Quinto Semestre

5 Uroanálise E Fluidos Corporais 30 1,5 1,5 0 5 Bioestatística Aplic A Biomedic 30 1,5 1,5 0

5 Estudos Disciplinares 10 0 0

5 Ativid. Práticas Supervisionadas 80 0 0

5 Citopatologia E Citol Clinica 60 3 1,5 1,5

5 Bioquímica Clinica 60 3 1,5 1,5

5 Metod Do Trabalho Acadêmico 30 1,5 1,5 0 5 Microbiologia E Micol Clinica 60 3 1,5 1,5

5 Imunologia Clinica 60 3 1,5 1,5

TOTAL 420 16,5 10,5 6,0

46

6 Hemoterapia E Bco De Sangue 30 1,5 0 1,5

6 Estudos Disciplinares 10 0 0

6 Biol Molec Aplicada A Biomedic 60 3,0 1,5 1,5 6 Farmacol Aplic A Biomedicina 60 3,0 1,5 1,5

6 Ativid. Práticas Supervisadas 80 0 0

6 Biomedicina Interdisciplinar 30 1,5 1,5 0

6 Métodos De Pesquisa 30 1,5 1,5 0

6 Toxicologia E Analises Toxicol 60 3,0 1,5 1,5

6 Hematologia Clinica 60 3,0 1,5 1,5

TOTAL 420 16,5 9,0 7,5

Sétimo Semestre

7 Bioeng E Biotecn Aplic Biomed 30 1,5 0 1,5 7 Métodos E Tecn Em Analises

Clin 30 1,5 0 1,5

7 Top Imag Anat Top Fis Radiol 30 1,5 1,5 0

7 Estagio Obrigatório 390 0 0

7 Proj Tec Cient Interdisciplin 30 1,5 0 1,5

7 Ativid. Práticas Supervisionadas 80 0 0

7 Estudos Disciplinares 10 0 0

7 Biomedicina Integrada 30 1,5 1,5 0

7 Bromatologia E Analise De Alim 60 3,0 1,5 1,5

7 Pesquisa Clinica 30 1,5 1,5 0

TOTAL 720 12,0 6,0 6,0

Oitavo Semestre

8 Prod Tec Cientifica Interdisc 30 1,5 0 1,5 8 Gest Laborat E Contr De Qualid 30 1,5 1,5 0

8 Imagenologia 60 3,0 1,5 1,5

8 Estagio Obrigatório 390 0 0

8 Ativid. Práticas Supervisionadas 80 0 0

8 Top De Atuação Profiss - Bi 30 1,5 1,5 0

8 Estudos Disciplinares 10 0 0

8 Saneam. e Análise Ambiental 60 3,0 1,5 1,5

47 8 Interpr Clinico Laboratorial 30 1,5 1,5 0

TOTAL 820 12,0 7,5 4,5

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO

COMPONENTES CURRICULARES HORÁRIA CARGA (H/A)

Disciplinas Obrigatórias + Optativas 2240

Estágio Obrigatório 780

Atividades Complementares (AC) 100

Estudos Disciplinares (ED) 80

Atividades Práticas Supervisionadas (APS) 640

48

Documentos relacionados