• Nenhum resultado encontrado

3 A DINÂMICA DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS: INDICADORES DO IMPACTO DA

3.2 Descrição das audiências públicas jurisdicionais: aspectos institucionais

3.2.2 Mecanismos institucionais de divulgação das audiências

Como foi afirmado, o Supremo Tribunal Federal tem incrementado significativamente as ações de comunicação social de suas atividades administrativas e jurisdicionais. No que diz respeito às audiências públicas, todas foram transmitidas pela TVJustiça, canal oficial do 36

MINISTRO Lewandowski quebra protocolo e dá palavra a dois estudantes antes de encerrar audiência pública. Notícias STF. Brasília, 5 mar. 2010. Disponível em <www.stf.jus.br>. Acesso em 14 nov. 2010.

Supremo, em tempo real. Os vídeos das sessões de pronunciamento foram disponibilizados na “central de downloads” do sítio da emissora na internet37 e também em sua página no portal de vídeos youtube38. Segundo informações do próprio Supremo, o STF brasileiro é a primeira corte constitucional no mundo a disponibilizar um sítio no popular youtube. Na mesma reportagem, informam que seus conteúdos contavam com mais de um milhão de exibições até o mês de abril deste ano, sendo que o oitavo vídeo mais assistido até este período era a reprodução da audiência pública que tratou da constitucionalidade do sistema de ações afirmativas39. Ainda em relação às mídias disponibilizadas pelo Tribunal, há a “Rádio Justiça”, que também realizou a transmissão ao vivo das audiências.

No site do Supremo, foi divulgado um conjunto de informações relevantes antes e posteriormente à realização das audiências. Uma busca simples de notícias revela uma grande quantidade de reportagens sobre as audiências públicas e temas conexos. Ao pesquisar o termo “audiência pública”, são resgatadas 481 ocorrências de notícias. Considerando que os termos “audiência” e “pública” possuem, por seu conteúdo, uma freqüência alta, a pesquisa foi realizada também com chaves referentes aos temas das audiências. Com o termo “biossegurança” foram encontradas 139 ocorrências; com “pneus reciclados”, 143; com “anencefalos”, 77 e “ações afirmativas”, 62. O termo “saúde” foi acompanhado do termo “audiência publica” devido ao seu caráter também genérico. Foram encontradas 12 ocorrências com esta chave. O número de reportagens identificadas é significativo, o que sugere um esforço institucional para divulgação das audiências.

Outras chaves de busca, com os termos “democracia” e “participação”, levaram a reportagens que reproduziam manifestações institucionais sobre a importância das audiências públicas para a democratização do Supremo. Com a chave “democracia”, foram 25 ocorrências, e com “participação”, foram 88. Algumas das reportagens foram selecionadas para análise sobre seus conteúdos. Daquelas que não mencionavam nenhum termo específico à temática de uma das audiências, foi possível extrair alguns aspectos concernentes ao discurso institucional proferido pelos ministros sobre as audiências. Reproduzo duas passagens abaixo:

Reunidos pelo ministro Ayres Britto, 17 especialistas – entre médicos, pesquisadores, biólogos, professores universitários, religiosos e 37

Sítio: <http://videos.tvjustica.jus.br/#>, buscar em “central de downloads”, chave: “audiencia publica”. Acesso em 10 set. 2010.

38

Site: <http://www.youtube.com/stf>. Acesso em 10 set. 2010. 39

VÍDEOS postados no canal do STF no YouTube somam mais de um milhão de exibições. Notícias STF. Brasília, 6 abr. 2010. Disponível em: <www.stf.jus.br>. Acesso em 18 out. 2010.

representantes da sociedade civil – debateram com profundidade todos os aspectos que envolviam a liberação das pesquisas em células-tronco extraídas de embriões humanos. Na opinião do ministro, a audiência pública subsidiou o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3510 contra partes da Lei de Biossegurança, além de ter aberto o Supremo para maior participação da sociedade civil no enfrentamento da controvérsia constitucional. “Esse aporte em informações científicas contribuirá para

o melhor conhecimento da causa e incorpora à nossa decisão um teor de legitimidade, uma vez que a sociedade - pelos seus setores cientificamente organizados - está nos subsidiando para uma tomada de decisão mais consciente”, afirmou o ministro na época.40 (grifo do autor)

Democracia

A procuradora-geral da República, Deborah Duprat, reiterou a necessidade de participação da sociedade no trabalho da Justiça brasileira por meio de iniciativas como as audiências públicas [...]41 (grifo do autor)

Os trechos das reportagens selecionados explicitam o conteúdo democratizante atribuído pelo discurso dos ministros e de outros agentes do sistema de justiça à realização das audiências públicas. Em entrevista institucional, também publicada no canal virtual da TVJustiça, o juiz auxiliar do Supremo, Jairo Gilberto Schäfer, responde questões à entrevistadora sobre o caráter democrático das audiências. Segundo o entrevistado, o elemento democratizante das audiências se configuraria na “possibilidade de a sociedade participar ativamente do processo de decisão”42.

O Supremo também disponibiliza materiais técnicos e informativos, bem como os memoriais enviados por participantes não habilitados dentre os inscritos em seu site. Além disso, outro dado relevante sobre os mecanismos de divulgação das audiências pela instituição é a publicação de livros e DVDs que, dentre os outros temas em discussão no Supremo, fornecem subsídios de consulta e pesquisa sobre as audiências públicas realizadas. Tais publicações são comercializadas pela livraria virtual no Supremo, podendo ser utilizadas para fins acadêmicos e técnicos.

A opção por concentrar a pesquisa sobre as formas de divulgação das audiências nos próprios mecanismos de comunicação do Supremo tem por objetivo identificar como a instituição administra a imagem externa e a mensagem que deseja transmitir à sociedade a 40

AUDIÊNCIAS públicas abrem os microfones do Supremo à sociedade. Notícias STF. Brasília, 19 abr. 2010. Disponível em <www.stf.jus.br>. Acesso em 12 nov. 2010.

41

SUPREMO encerra semestre com balanço de atividades. Notícias STF. Brasília, 1º jul. 2009. Disponível em <www.stf.jus.br>. Acesso em 12 nov. 2010.

42

Transcrição de trecho da entrevista com o juiz auxiliar do STF, Jairo Gilberto Schäfer. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=XIWbAN1ldrA>. Acesso em 26 out. 2010.

respeito da realização das audiências. Detalhes sobre entidades participantes, tempo de duração das sessões e comentários sobre o grau de democratização constituído por este ambiente em suas dependências são o mote do discurso institucional proferido, tanto pelos departamentos de comunicação, como pelos próprios agentes do STF quando chamados a dar declarações. Certamente, a divulgação das audiências procura transmitir uma imagem de tribunal democrático do STF. Contudo, a ampla disponibilização dos vídeos das audiências, bem como das transcrições dos debates, permite observar o quão formais têm sido estes procedimentos. Portanto, ainda que se “venda” nos meios de comunicação oficiais uma imagem de ampla democratização, uma observação mais aprofundada certamente coloca em cheque este pretenso potencial.