• Nenhum resultado encontrado

MEDIÇÕES DE mV & mV RELATIVO RELATIVO RELATIVO RELATIVO RELATIVO

MEDIÇÕES DE mV & mV

MEDIÇÕES DE mV & mV

MEDIÇÕES DE mV & mV

MEDIÇÕES DE mV & mV RELATIVORELATIVORELATIVORELATIVORELATIVO

MEDIÇÕES DE mV/ORP MEDIÇÕES DE mV/ORP MEDIÇÕES DE mV/ORP MEDIÇÕES DE mV/ORP MEDIÇÕES DE mV/ORP

As medições de potencial de oxidação-redução (ORP) fornecem a quantificação do poder de oxidação ou de redução da amostra testada.

Para efectuar correctamente uma medição de redox, a superfície do eléctrodo de ORP deve estar limpa e macia. MEDIÇÕES DIRECTAS

MEDIÇÕES DIRECTAS MEDIÇÕES DIRECTAS MEDIÇÕES DIRECTAS MEDIÇÕES DIRECTAS

Para medir os mV de uma amostra, usando o modo de Leitura Directa: • Pressione e depois para entrar em modo de Medição de mV (Para o canal seleccionado - HI 4222HI 4222HI 4222HI 4222HI 4222 apenas). • Seleccione o modo de Leitura Directa (ver Definições mV, pág. 32). • Mergulhe a extremidade do eléctrodo de ORP (4 cm) na amostra

a ser testada e permita alguns segundos para que a leitura estabilize.

• O instrumento indicará o valor de mV medido no mostrador. Nota: Se a leitura está fora de gama, “---” será indicado no

mostrador.

MEDIÇÃO DIRECTA / FIXAR AUTOMÁTICO MEDIÇÃO DIRECTA / FIXAR AUTOMÁTICO MEDIÇÃO DIRECTA / FIXAR AUTOMÁTICO MEDIÇÃO DIRECTA / FIXAR AUTOMÁTICO MEDIÇÃO DIRECTA / FIXAR AUTOMÁTICO Para medir os mV de uma amostra, usando o modo de Medição Directa/Fixar

Automático:

• Pressione e depois para seleccionar o modo de Medição de mV (para o canal seleccionado – HI 4222 apenas).

• Seleccione o modo de Leitura Directa/Fixar Auomática (ver Definições de mV na página 32).

• Mergulhe a extremidade do eléctrodo e a sonda de temperatura, aproximadamente 4 cm na amostra a ser testada. Permita que o eléctrodo estabilize.

• O valor de mV medido, será indicado no mostrador. Se pressionar , o indicador “FixarAutomático” irá piscar no mostrador, até o critério de estabilidade ser alcançado. O valor de pH irá ser fixado no mostrador, com o indicador “AutoFixar”.

Nota: Se a leitura está fora de gama, “---” será indicado no mostrador.

Adição da Amostra (AA)

Este método é semelhante ao método de Adição Conhecida, com a diferença de que é adicionado um a alíquota de amostra a um padrão de concentração conhecida. A amostra e o padrão contêem o mesmo ião a ser medido. A concentração de ião, é depois calculada, usando a diferença em potencial mV.

Subtracção de Amostra (AS)

No método de Subtracção da Amostra, é adicionado uma alíquota de amostra a um padrão de concentração conhecida, reagindo com o ião a ser medido. A razão estequiométrica entre o padrão e a amostra, deve ser conhecido. A concentração de ião é depois calculada, usando a diferença em potencial mV. O método é especialmente útil onde não existe ISE disponível para o ião medido. Definir o Método de Medição:

• Pressione enquanto em modo de Medição ISE. • Pressione .

• Use ou para seleccionar a opção do Método de Medição. • Pressione e use ou para seleccionar a opção

desejada.

• Pressione para confirmar a sua selecção ou pressione para cancelar a operação.

Temperatura – Ver a secção de Definições de pH, página 20.

Notas: • Para aceder às Definições ISE, pressione e depois .

• A opção de Compensação de Temperatura, é também incluída no parâmetro de Temperatura. Compensação de Temperatura

Esta opção permite ao utilizador activar/ desactivar a compensação da temperatura, para a medição da concentração de Ião.

Definir a Compensação de Temperatura:

• Pressione enquanto em modo de Medição ISE. • Pressione .

• Use ou para seleccionar a opção de compensação da temperatura.

• Pressione e use ou para seleccionar a opção de compensação da temperatura.

• Pressione e use ou para activar/ desactivar a compensação da temperatura.

•Para voltar ao modo Medição normal, pressione .

Nota: Se a leitura está fora de gama, “---” será indicado no mostrador. A função Cal Fora de Gama avisa o utilizador se a actual leitura se encontra fora da área calibrada. A área calibrada, é aquela parte da gama de pH, na qual o ponto de calibração assegura uma leitura precisa. Se a leitura é efectuada fora da área de calibração, a mensagem “Cal Fora de Gama”, começará a piscar no mostrador. A área calibrada, é calculada de acordo com a resolução de pH, usada durante a leitura. Para evitar esta mensagem, os pontos de calibração têm que ser bem distribuídos na gama de medição desejada.

Se as medições são efectuadas sucessivamente em diferentes amostras, recomenda-se enxaguar bem o eléctrodo com água desionizada ou água da torneira e depois com parte da próxima amostra, de modo a prevenir contaminação cruzada e para acondicionar o eléctrodo, antes de o mergulhar na amostra.

A leitura de pH é afectada pela temperatura. De modo a medir o pH com

precisão, o efeito da temperatura deve ser compensado. Para isso, use a função de Compensação Automática da Temperatura (CAT), ligue e mergulhe a sonda de temperatura HI 7662-T na amostra, o mais próximo possível do eléctrodo e aguarde alguns segundos.

Se a temperatura da amostra é conhecida, pode ser efectuada a Compensação Manual da Temperatura (CMT), desligando uma sonda de temperatura.

Notas: • Para medições de pH, os indicadores “CMT” ou “CAT” serão indicados no mostrador (HI 4221 apenas), enquanto que para as medições de pH/ISE, os indicadores “CMT” ou “CAT1”/”CAT2” serão indicados (HI 4222 apenas), dependendo do modo de compensação da temperatura e do canal seleccionado.

• Para as medições de mV/mV Rel., serão indicados os indicadores “SONDA” ou “TEMP” no mostrador (HI 4221 apenas), repectivamente os indicadores “SONDA1”/”SONDA2” ou “TEMP1”/”TEMP2” (HI 4222 apenas), dependendo do modo de compensação da temperatura e do canal seleccionado.

• Quando em modo CMT, a temperatura pode ser modificada pressionando para o modo de Medição de pH e para modo de Medição de mV/mV Rel. (HI 4221 apenas) se a opção Auto-Fixar está desactivada (HI 4222 apenas). O valor de temperatura pode ser ajustado com ou de –20.0 ºC a 120.0 ºC. Pressione

para salvar o novo valor de temperatura ou pressione para voltar para modo de Medição. • Quando em modo CAT para o pH, respectivamente TEMP para mV/mV Rel., “---” será indicado no mostrador se a

• Pressione para confirmar a sua selecção ou pressione para cancelar a operação.

Nota: Se foi efectuada uma calibração ISE e a Opção de Compensação da Temperatura é alterada, uma mensagem de aviso aparece no mostrador, informando o utilizador para efectuar uma nova calibração ou para definir a opção anterior, de modo a efectuar medições precisas.

Calibração

Esta opção permite ao utilizador definir todos os dados, em relação ao processo de calibração. Tipo de Entrada de Padrão

Existem dois modos de entrada para as soluções padrão usadas para a calibração:

Manual Selection

quando é iniciada uma calibração, a solução padrão desejada pode ser manualmente seleccionada a partir de uma lista de soluções padrão (0.1 ppm, 1 ppm, 10 ppm, 100 ppm e 1000 ppm).

Custom Standard

quando é iniciada uma calibração, a solução padrão desejada pode ser manualmente definida (em unidades ppm) num pop-up indicado.

Definir o Tipo de Entrada de Padrão:

• Pressione enquanto em modo de Medição ISE.

• Pressione .

• Use ou para seleccionar a opção de Calibração. • Pressione e use ou para seleccionar a opção

de Tipo de Entrada de Padrão.

• Pressione e use ou para seleccionar a opção desejada.

• Pressione para confirmar a sua selecção ou pressione para cancelar a operação.

Lembrete de Calibração – Ver a opção de calibração nas opções de Definições de pH, página 20. Definir Período de Lembrete – Ver a opção de calibração nas opções de Definições de pH, página 20. Apagar Calibração – Ver a opção de calibração nas opções de Definições de pH, página 20. Electrode Type

Esta opção permite ao utilizador seleccionar o Eléctrodo de iões Selectivos desejado para as medições de uma lista: Ammonia, Bromide, Cadmium, Cálcio, Dióxido de Carbono, Cloreto, Cloro, Cupríco, Cianeto, Fluoretos, Iodeto, chumbo, Azoto, Potássio, Prata, Sódio, Sulfato, Sulfitos e 5 padrões ISE. Para o ISE Padrão ité possivel verificar os constantes do Ião (Nome, Massa Molar e Carga Elétrica/Slope), enquanto que para o padrão ISE, todas as constantes dever ser manualmente acertadas.

• Padrão não reconhecido. Por favor verifique o padrão ou a lista de padrões (para tipo de entrada de padrão Semi- automática e Automática): esta mensagem aparece, se o actual valor padrão não se encontra próximo de nenhum dos padrões da lista/grupo de padrões. Verifique se o actual padrão está presente na lista de padrões, se foi seleccionado o apropriado grupo de padrões.

• O padrão actual já foi calibrado. Pressione <Aceitar> para recalibrar neste ponto, ou alterar o padrão: esta mensagem aparece, quando a calibração é efectuada num dos padrões previamente calibrados. Siga as intruções indicadas. MEDIÇÕES DE

MEDIÇÕES DE MEDIÇÕES DE MEDIÇÕES DE MEDIÇÕES DE pppppHHHHH

Assegure-se que o instrumento foi calibrado, antes de efectuar medições de pH. MEDIÇÃO DIRECTA

MEDIÇÃO DIRECTA MEDIÇÃO DIRECTA MEDIÇÃO DIRECTA MEDIÇÃO DIRECTA

Para medir o pH de uma amostra, usando o modo de Medição Directa:

• Pressione e depois para seleccionar o modo de Medição de pH (para o canal seleccionado – HI 4222 apenas).

• Seleccione o modo de Leitura Directa (ver Definições de pH na página 20).

• Mergulhe a extremidade do eléctrodo e a sonda de temperatura aproximadamente 4 cm, na amostra a ser testada. Permita que o eléctrodo estabilize.

• O valor de pH medido será indicado no mostrador, juntamente com uma breve informação BPL ou a mensagem "Não Calibrado", se não foi efectuada nenhuma calibração.

Nota: Se a leitura está fora de gama, “---” será indicado no mostrador. MEDIÇÃO DIRECTA / FIXAR AUTOMÁTICO MEDIÇÃO DIRECTA / FIXAR AUTOMÁTICO MEDIÇÃO DIRECTA / FIXAR AUTOMÁTICO MEDIÇÃO DIRECTA / FIXAR AUTOMÁTICO MEDIÇÃO DIRECTA / FIXAR AUTOMÁTICO

Para medir o pH de uma amostra, usando o modo de Medição Directa/Fixar Automático: • Pressione e depois para seleccionar o modo de

Medição de pH (para o canal seleccionado – HI 4222 apenas). • Seleccione o modo de Leitura Directa/Fixar Auomática (ver Definições de

pH na página 20).

• Mergulhe a extremidade do eléctrodo e a sonda de temperatura, aproximadamente 4 cm, na amostra a ser testada. Permita que o eléctrodo estabilize.

• O valor de pH medido será indicado no mostrador. Se pressionar , o indicador “FixarAutomático” irá piscar no mostrador, até o critério de estabilidade ser alcançado. O valor de pH irá ser fixado no mostrador, com o indicador “AutoFixar”.

Para definir o tipo de Eléctrodo:

• Pressione enquanto no modo de mediçãoISE.

• Pressione .

• Use ou para seleccionar a opção Tipo de Eléctrodo. • Pressione e use ou para seleccionar

o Padrão ISE desejado ou um ião da lista. Para ISE standard:

• Pressione para vizualizar o modo Constantes de Ião e depois pressione a qualquer momento para sair do modo Constantes de Ião.

• Pressione para confirmar a sua selecção e voltar às opções de Definições de ISE.

Para ISE Personalizados:

• Pressione para Editar os Constantes de Ião, para ISE Personalizado. Use ou para seleccionar os Constantes de Ião desejado e pressione para entrar na edição de Constantes de Ião ou para cancelar a operação. • Para o nome do Ião, o menu de Editor de Texto será vizualizado no mostrador. Selecione a informação desejada, aceitando o caracter seleccionado, o qual é adicionado à barra de texto, usando . As teclas e ajudam-no a seleccionar o caracter desejado. É também possível eliminar o último caracter, posicionando o cursor no caracter anterior, pressionando . Pressione para voltar ao menu de Constantes de Ião. Se a confirmação Guardar estiver activa, pressione para aceitar a opção modificada, para sair sem guardar ou para voltar ao modo de edição. Por outro lado, a opção modificada é salva automaticamente.

• Para definir o peso molar de Ião apropriado (em unidades g/mol) use ou e depois pressione para guardar o valor actual, ou pressione para cancelar a operação. • Para seleccionar Carga/Declive Eléctrico adequada use ou

e depois pressione . Caso não nenhuma esteja

• Quando em modo CMT, se pressionar após entrar na calibração e enquanto um padrão personalizado de calibração de pH é seleccionado, um menu pop-up será indicado no mostrador, no qual o padrão personalizado e o valor de temperatura pode ser ajustado usando ou . Pressione para salvar os valores modificados.

• Quando em modo CAT, se pressionar após entrar na calibração e enquanto é seleccionado um padrão de pH (com resolução de x.xxx) ou um padrão de pH personalizado, um menu pop-up será indicado no mostrador, no qual o valor do padrão pode ser ajustado, usando ou . Pressione para salvar o novo valor de padrão.

• Se foi seleccionado o tipo de entrada de padrão Automática para o procedimento de calibração, o instrumento automaticamente selecciona o padrão mais próximo do valor de pH medido, a partir do editar grupo de padrões (ver Definições de pH para detalhes, página 20).

• Se foi seleccionado o tipo de entrada de padrão Semi-automática para o procedimento de calibração, o instrumento automaticamente selecciona o padrão mais próximo do valor de pH medido, a partir de todos os padrões disponíveis e o valor de padrão usado pode ser seleccionado com ou . MENSAGENS DE CALIBRAÇÃO

• Padrão Errado. Por favor verifique o padrão: esta mensagem aparece quando a diferença entre a leitura de pH e o valor do padrão de calibração seleccionado é significativo. Se esta mensagem é indicada, verifique se seleccionou o padrão de calibração apropriado.

• Padrão Errado temperatura: esta mensagem aparece se a temperatura do padrão está fora da gama de temperatura de padrão definida.

• Limpe o eléctrodo ou verifique o padrão. Pressione <Aceitar> para actualizar a calibração: esta mensagem alerta o utilizador que alguma sujidade ou depósitos se podem encontrar no eléctrodo. Veja o Procedimento de Limpeza do eléctrodo (ver página 65).

• Slope demasiado baixo. Por favor verifique o padrão / Slope demasiado alto. Por favor verifique o padrão: estas mensagens aparecem, se o actual slope está abaixo de 80% ou acima de110% do slope por defeito. Recalibre o instrumento, usando padrões frescos.

• Slope demasiado baixo. Pressione <Limpar Cal> para limpar a calibração antiga / Slope demasiado alto. Pressione <Limpar Cal> para limpar a calibração antiga: estas mensagens aparecem como resultado de uma condição de slope errada. Siga as instruções indicadas.

Unidade de Concentração

Acedendo a esta função, o utilizador pode seleccionar a unidade de concentração desejada para o ião medido ou composto químico. As unidades de concentração disponíveis são: ppt (g/L), ppm (mg/L), ppb (µg/L), mg/mL, M (mol/L), mmol/ L e %w/v.

Definir a Unidade de Concentração:

• Pressione enquanto em modo de Medição ISE.

• Pressione .

• Use ou para seleccionar a opção de Unidade de Concentração.

• Pressione e use ou para seleccionar a

opção desejada.

• Pressione para confirmar a sua selecção ou pressione para cancelar a operação.

ID de Amostra – Ver a secção de Definições de pH, página 20. Critério de Estabilidade – Ver a secção de Definições de pH, página 20. Modo Auto-Fixar– Ver a secção de Definições de pH página 20. Registo – Ver a secção de Definições de pH, página 20.

Nota: A opção de Configuração de Dados de Registo inclui também o parâmetro de Constantes de Ião. Se quer que isso apareça nos relatórios de registo, esta tem que estar activa.

Alarme – Ver a secção de Definições de pH, página 20.

Notas: • Os Limites de Alarme (Baixo e Alto) são definidos na unidade de concentração definida para o ião medido ou composto químico.

seleccionada, o seu declive pode ser definido manualmente, pressionando . Um menu Pop-Up será vizualisado no mostrador, no qual o valor do declieve pode ser definido, usando ou . Pressione para salvar o valor modificado ou pressione para voltar ao menu Constantes de Ião.

Note: Se uma calibração ISE foi executada e seleccionado um eléctrodo de Iões

Selectivos diferente (padrão ou personalizado), uma mensagem de aviso surge no mostrador e informa o utilizador para executar uma nova calibração ou seleccionar o ISE anterior, de forma a executar medições exactas.

Descrição de ecrã de Calibração de pH

Existem três tipos de entrada de padrão: Selecção Automática, Semi-automática e Manual. A opção por defeito, é a Selecção Manual.

Para calibrar o instrumento, usando o tipo de entrada de padrão de Selecção Manual:

• Pressione . Se o instrumento foi calibrado antes e a calibração não foi limpa, a antiga calibração pode ser limpa, pressionando . Após 10 segundos, já não estará disponível.

Nota: É muito importante limpar o historial de calibração, quando é utilizado um novo eléctrodo, uma vez que a maior parte dos erros e de mensagens de aviso que aparecem durante a calibração, dependem do historial de calibração.

• Mergulhe o eléctrodo de pH e sonda de temperatura, aproximadamente 4 cm, numa solução padrão à sua escolha (pH 1.68, 3.00, 4.01, 6.86, 7.01, 9.18, 10.01, 12.45 ou um padrão personalizado) e agite cuidadosamente. A sonda de temperatura deve estar próxima do eléctrodo de pH.

• Seleccione o padrão de calibração de pH usado ou . A mensagem “Por favor aguardar...” aparecerá no mostrador, até que a leitura estabilize ou o padrão seja validado.

• Se o padrão de pH é validado, aparecerá no mostrador. Pressione para actualizar a calibração. O padrão de calibração será adicionado à secção dos Padrões Calibrados.

• Mergulhe o eléctrodo de pH e a sonda de temperatura na próxima solução padrão e siga o procedimento acima ou pressione para sair da calibração.

Notas: • O novo ponto de calibração adicionado, substituirá um antigo se a diferença entre eles for ±0.2 pH.

• Se a calibração armazenada existente está cheia (cinco pontos de calibração), será indicado um menu pop-up no mostrador no qual pode seleccionar com ou a solução padrão que quer substituir com a actual. Pressione para apagar o ponto de calibração seleccionado e depois pressione para actualizar a calibração com a nova solução padrão.

• Quando em modo CMT, se pressionar após entrar na calibração de pH e enquanto o padrão de calibração de pH da HANNA com resolução de x.xxx é seleccionado, um menu pop-up será indicado no mostrador onde pode ajustar o valor de temperatura usando ou . Pressione para salvar o novo valor de temperatura.

Ponto Isopotencial

Esta opção permite ao utilizador editar o ponto isopotencial do eléctrodo usado para medições de ião. Os eléctrodos de iões específicos, possuem diferentes pontos isopotenciais. Se a compensação da temperatura é desejada para as medições de ião, o valor do ponto isopotencial é absolutamente necessário.

O ponto isopotencial é sempe editado em unidades ppm (mg/L). Definir o Ponto Isopotencial:

• Pressione enquanto em modo de Medição ISE.

• Pressione .

• Use ou para seleccionar a opção de Ponto Isopotencial. • Pressione e use ou para aumentar / diminuir

o valor do ponto isopotencial.

• Use a tecla para seleccionar o exponente do valor.

• Pressione para voltar para as opções de Definição de Ião. Se a Confirmação de Salvar está activa, pressione para aceitar a opção modificada, para sair sem salvar ou para voltar para o modo de medição. Caso contrário, a opção modificada é salva automaticamene.

Nota: Se foi efectuada uma calibração ISE e a Opção de Compensação da Temperatura é alterada, uma mensagem de aviso aparece no mostrador, informando o utilizador para efectuar uma nova calibração ou para definir a opção anterior, de modo a efectuar medições precisas.

Dígitos de ISE Significativos Dígitos de ISE SignificativosDígitos de ISE Significativos Dígitos de ISE Significativos Dígitos de ISE Significativos

Acedendo a esta função, o número de dígitos de ião significativos pode ser definido, com zero(x), um (x.x), dois (x.xx) ou três (x.xxx) dígitos significativos.

Definir Dígitos de Ião Significativos:

• Pressione enquanto em modo de Medição ISE.

• Pressione .

• Use ou para seleccionar a opção de Dígitos de Ião Significativos.

• Pressione e use ou para seleccionar a opção desejada.

• Pressione para confirmar a sua selecção ou pressione para cancelar a operação.

Documentos relacionados