• Nenhum resultado encontrado

3.2 Diferentes modalidades de campanha e de apresentação

3.2.3 Propaganda política e diversidade de bases sociais de apoio

3.2.3.3 Mediando “consciências”: disputas pelo voto de opinião

A função simbólica e numérica do manifesto, arma política (CHARLE, 1990), é fazer a passagem da opinião de consciência individual para uma opinião coletiva sobre o candidato e a candidatura. Fazer circular as representações produzidas, torná-las coletivamente consumíveis.

Uma dessas representações que precisa ter maior circulação é a da característica popular da candidatura. Essa afirmação não se baseia apenas na análise do texto do manifesto mas, observando a quem este se dirige é possível visualizar a concorrência estabelecida com outros candidatos pelo “voto consciente”. A disputa pelo voto de opinião não é travada com candidaturas “conservadoras” ou de “direita”, mas com as de “esquerda”99, que especializam suas campanhas na crença da existência do “eleitor esclarecido”.

99 Beatriz Heredia, pesquisando as disputas eleitorais nas eleições de 1998, no Rio Grande do Sul, afirma que “do ponto de vista dos políticos, embora numa primeira impressão qualquer político poderia ser visto como adversário, a noção de adversário tem um caráter mais restrito e é utilizada para fazer referência basicamente àqueles políticos com os quais se disputa num momento dado o mesmo perfil de eleitores [...] o que de fato

A crença do conhecimento e do reconhecimento de Flávio Dino no meio de “pessoas com nível universitário, professores, funcionários públicos”, do “eleitorado médio” e militantes dos movimentos sociais leva a uma aposta nesses setores como base eleitoral.

Duas outras candidaturas a deputado federal disputam diretamente esse público, as de Domingos Dutra e Washington Luiz, ambos do PT100. O primeiro reivindica “origem humilde”, advogado que tem como capital político a defesa de trabalhadores rurais e de sindicatos e que mantém relações com a ala progressista da Igreja Católica e com o movimento estudantil, além de intervir em temas como a defesa de “comunidades negras rurais quilombolas”, e nos antagonismos sociais criados pela instalação da Base Espacial de Alcântara. O segundo é “sindicalista” histórico, que veio para o Maranhão no final da ditadura militar e se estabeleceu no movimento sindical, especialmente ligado ao Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado, além de comandar localmente a chamada “Ala majoritária“ do PT.

Os três candidatos negociam, de maneira diferenciada, o acesso à “classe média”. Dutra e Washington mobilizam em prol de suas candidaturas o “orgulho” e a “superação” de suas origens familiares humildes, ao passo que Flávio Dino é identificado como pertencente a setores econômica e socialmente privilegiados101. Em termos de uma geopolítica operada entre os três, é comum encontrar a explicação que Dutra tem o voto do eleitor referido aos bairros populares, da chamada “classe média baixa”; Flávio Dino possui reduto nos bairros de “classe média alta”; e Washington pulveriza o voto pelo critério do servidor público federal.

O desafio de Flávio Dino estava em acessar os bairros populares. Um dos apoiadores da campanha de Flávio Dino, apresentado por Humberto Coutinho, era vereador em Paço do Lumiar, município onde hoje está localizado o bairro do Maiobão102, reduto histórico de Domingos Dutra.

acontece é que há uma certa distribuição territorial entre os candidatos [...] ou, ainda, acaba havendo uma determinada especialização conseqüente dos candidatos, segundo tenham suas bases em determinados segmentos da população ( HEREDIA, 2006, p.167).

100 Outra disputa travada entre os três era sobre a legítima representação de Lula aqui no Maranhão.

101 O próprio Flávio Dino, em entrevista, atribui-se a condição de classe média: “E eu te diria que eu sou um filho da classe média, da classe média em sentido ampliado; não da nobreza, né. Das famílias mais nobres do Maranhão, mas filho que a origem remota seria sempre a pequena burguesia, né. Porque os juizes tradicionalmente não tinham a remuneração que tinham hoje. A remuneração hoje é muito maior que há 40 anos atrás. Tanto que o padrão de vida do meu avô era um padrão de vida modesto. Nós morávamos na Rua de Santana, do lado da Lusitana ali, no 384, e em baixo morava meu avô e minha avó. E nós morávamos em cima, quase um apartamento, tinha dois quartos. Uma vida de... classe média, padrão normal de classe média, nada de extraordinário. Bons colégios, meu pai tinha um carro, um fusca. Foi assim que nós... a origem social é essa, um filho da classe média, um filho da pequena burguesia” (Flávio Dino, entrevista em 22/11/2006)

102 Paço do Lumiar integra juntamente com os municípios de Raposa, São José de Ribamar e São Luís a “região da grande São Luis”.

Em comício realizado no município, Flávio Dino inicia sua fala ressaltando a liberdade de escolha103 dos presentes:

Todos que estão aqui são livres, são donos de sua liberdade, são donos da sua vida e poderiam estar agora em vários lugares, e escolheram estar aqui, essa noite, porque compreendem a importância da política, porque sabem o que estará em jogo daqui a 15 dias.

Mais uma eleição e de novo, e novamente, os candidatos se apresentam, e muita gente diz que não vai mais votar, que votar não adianta, que votar não resolve, que os políticos são todos iguais, e que por isso é melhor não participar. Vocês e nós, juntos, acreditamos que isso não procede [...] E é por isso que entregamos nossas vidas à política, e é por isso que vocês escolheram estar aqui nos ouvindo esta noite. Após, associa a sua imagem ao do apoiador, vereador mais votado nas últimas eleições municipais, para afirmar sua disposição de representar bem o Maiobão:

O que define um compromisso não é local onde a pessoa nasceu, eu não nasci em Caxias. Minha esposa nasceu em Caxias. Tenho compromisso político com Caxias porque vou ser o deputado federal mais votado da cidade de Caxias. Posso dizer a mesma coisa pra vocês. Tenho compromisso com vocês porque, sob a liderança de Fred, sob a liderança de Fred Campos e do grupo que ele coordena, que está reunido aqui nesta noite, nós teremos uma grande votação no Maiobão, uma grande votação no Paço do Lumiar, e eu serei, com muito orgulho e com muita honra, o deputado federal de vocês. Muito obrigado e até o dia 3 de outubro

Em relação a Washington Luís, a constante referência de Flávio Dino aos serviços advocatícios prestados para os sindicatos ligados à CUT, ressaltando inclusive a gratuidade destes, rivalizava com a condição de mediador de benefícios que a imagem de sindicalista do primeiro poderia ter junto aos servidores públicos.

O “voto de opinião”, na prática, é acessado a partir de relações pessoais, como a amizade e o parentesco, alianças políticas e capital social advindo dos espaços de atuação política e profissional.