• Nenhum resultado encontrado

O Relatório de Estágio resulta do estágio que realizei durante cinco meses (outubro a março) na agência de meios Nova Expressão. Por ser a minha primeira experiência de trabalho, foi uma grande aprendizagem. O facto de estar cinco meses com horário integral, a trabalhar numa agência com cerca de 35 pessoas experientes na área, fez-me ganhar uma noção daquilo que é a realidade do mercado de trabalho hoje em dia e também de uma área específica que é o planeamento de Media aliado com a publicidade.

Nos primeiros tempos de estágio, e tendo em conta os meus interesses e as possibilidades da agência, fui colocado na área de Research onde obtive uma visão muito mais pormenorizada daquilo que são os estudos, as estatísticas, as avaliações, as tendências e a pós-avaliação do mercado dos media. Também pude aprender aquela que é a linguagem deste sector de atividade e fui confrontado com uma série de termos, siglas, métricas tais como GRP (Gross Rating Point), Inserções, CPC (Custo por Clique), CPM (Custo por Mil), OP´s (Ordem de Pagamento). Fui instruído para saber utilizar programas bastante sofisticados como a YUMI (análise de todos os meios), Media Screen, e TGI.

Assisti a reuniões internas nas quais se debatiam processos que iriam iniciar na agência como, por exemplo, um plano de comunicação para um determinado cliente, ou uma estratégia de comunicação para implementar numa marca. Também assisti a reuniões em que outras agências ou entidades vinham apresentar ou explicar um estudo. É prática comum quando alguém dentro da agência está com alguma dúvida sobre como utilizar um programa ou perceber uma métrica, que a entidade proprietária desse programa venha a agência fazer uma breve apresentação com a explicação de como se utiliza.

Ao fim de algum tempo de estágio na NE, também me foi pedido que realizasse uma pesquisa de mercado para uma possível implementação de influencers numa campanha para um cliente (shopping da margem sul). Assim, tive que pesquisar como estava o mercado dos influencers, como era a sua estruturação em termos de seguidores/notoriedade, que agências haviam, como trabalhavam, qual era a dinâmica de contratação, quais eram as agências e os líderes de opinião que tinham mais notoriedade e que se ajustassem mais ao tipo de campanha que tínhamos em mão. Posteriormente, apresentei a minha pesquisa apoiada com um PowerPoint. Até à data, tinha-me limitado a apresentar o que me fora pedido, constatando factos do mercado com sustentação teórica

e tratando a informação imparcialmente. Para meu espanto, foi-me pedida a minha opinião sobre que agência deveríamos escolher tendo em conta o cliente e do que se tratava e posteriormente que eu realizasse a ponte entre essa agência e a nossa, contactando-os, explicando o tipo de campanha que tínhamos em mão e o que pretendíamos. Pude assim realizar os meus primeiros telefonemas de trabalho e falar com algumas agências em nome da NE. Foi um momento que não esquecerei, no qual me senti bastante integrado e confiante e onde me foi dada alguma margem de decisão. Após confirmar que a agência podia prestar os serviços que precisávamos, pedi que mandassem um orçamento para a posterior aprovação da parte da NE e apresentação ao cliente.

Os últimos dois meses do estágio foram mais ligados à área do digital onde me foi pedido que realizasse várias apresentações, sendo as principais para dois concursos que a agência concorreu para as marcas Flama e Bancoinvest. Foi uma experiência bastante enriquecedora ter trabalhado no material que foi apresentado para concurso que era, principalmente, analisar à atividade das marcas nos media sociais utilizando softwares como o SemRush.

No fim do estágio, as tarefas que realizei foram: analisar a audiência e os investimentos dos clientes assim como a sua concorrência; ajudar na pesquisa de informação para a elaboração de novas propostas; analisar e avaliar as atividades das marcas nos media sociais; criar estratégias de marketing de influência para as marcas assim como definir os seus suportes; planeamento estratégico para o desenvolvimento de campanhas publicitárias para os media; idealizar perfis de consumo com a ajuda de softwares como Yumi e TGI.

3.1

Enquadramento da empresa em estudo

A Nova Expressão foi fundada em 1991 como uma empresa totalmente portuguesa e independente de agências de publicidade, de grupos de Media ou de anunciantes. É acionista da Powermedia, sendo esta uma das maiores centrais de compra portuguesas com uma facturação de cerca de 50 milhões de euros que lhe garante uma elevada capacidade de negociação. Opera em todos os meios (Tv, Digital, Rádio, Imprensa, Outdoor e Cinema) de forma integrada com uma abordagem qualitativa em primeira instância, mas quantitativa no que diz respeito ao cuidado com a gestão dos investimentos dos clientes. Tendo como pilares fundamentais o serviço ao cliente, a criatividade e a

inovação esta agência centra-se exclusivamente na estratégia de planeamento de uma campanha publicitária e na posterior negociação e compra de espaço. A sua filosofia é potenciar a funcionalidade de uma agência de meios para os clientes - fornecer informação sobre o sector, sobre a concorrência, fazer avaliações do mercado, ajudar o cliente a definir os alvos e a encontrar a melhor solução de custo/benefício.

Tendo a tecnologia aumentado a complexidade da paisagem dos media, as soluções que a Nova Expressão apresenta são em função da experiência, da constante monitorização do mercado e da análise das últimas tendências a nível internacional. Assim sendo, o trabalho desempenhado pela agência divide-se em:

- Research: estudos regulares, tendências, monitorização e concorrência.

- Planeamento: estratégia, optimização do investimento, definição dos objetivos e eficácia na implementação.

- Compra: pé-negociação e negociação, report, radar de oportunidades e controlo.

- Activações e Projetos Especiais: patrocínios e redes sociais.

- Avaliação: pré-avaliação, pós-avaliação, controlo de budget e ROI.

A agência estrutura-se da seguinte maneira. A direção é composta por: Administrador, Director Geral, Directora Financeira, Director Geral de Operações, Director de Compra e Directora de Operações. No que diz respeito ao resto da agência, é composta pelos departamentos de Digital, de Compra, de Research e por 4 GIM´s (Grupo Integrado de Media), cada um deles responsável por uma série de marcas.

No que diz respeito ao digital, a NE Digital tem a missão de comunicar e impactar uma audiência fragmentada através de múltiplas plataformas, de forma contextualizada e pertinente, tendo em conta os hábitos digitais de cada individuo. Assim, assenta o seu trabalho no meio digital em:

- Data: Utilização do Owned media & Third Party Data.

- Targeting: Campanhas segmentadas com target, cobertura e frequência predefinidas.

- Real Time Bidding: Compra e optimização em tempo real.

- Cross Device: Estratégias Social Media, Mobile Driven e Video Sharing.

Tem como principais clientes:Açoreana Seguros, Huawei, AEP Exponor, In Time, Air Europa, Mundicenter, Banco Invest, Pandora, Banif, SunLover, Boiron, Stihl, Brisa / Via Verde, Turismo dos Açores, Grupo Controlinveste, UAL, Grupo José de Mello, Widex, Halcon.

Como acto de reconhecimento do seu trabalho, a Nova Expressão foi premiada em 2014 pelos prémios Marketeer como Vencedor de Agências de Meios e também pelos prémios M&P Agência de Meios.

Está novamente nomeada no ano de 2019 para melhor agência de Meios pelos prémios M&P. Segundo a mesma Meios e Publicidade, entre os novos clientes encontram-se a Associação de Produtores de Carne de Coelho, JLL Portugal, Netinvoice, Sociedade Ponto Verde, Vaillant, eDreams, Flama, Fado Food Festival e Toys r Us. Bons resultados na contratação pública ao ficar com campanhas da Autoridade Nacional de Protecção Civil, ISEG, Turismo do Centro, Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária, Associação de Promoção da Madeira, entre outras. Lançou a Local Planet Portugal, onde divide sociedade com a Local Planet Media International. Maior agência de meios nacional, ficando na 13ª posição do MediaMonitor.

Conta nos seus quadros com profissionais bastante experientes e de renome na área da comunicação e dos media com quem tive o prazer de dar os meus primeiros passos no mercado de trabalho e aprender muito daquela que foi a minha primeira experiência profissional.