• Nenhum resultado encontrado

Capítulo III – Memória Descritiva

2. Memória Descritiva

Este trabalho de investigação tem por base a realização de um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação, na vertente de Comunicação, Organização e Liderança. Este estágio realizou-se na organização objecto de estudo ATREVIA, e teve a duração de seis meses, tendo sido iniciado a 18 de Outubro de 2016 e finalizado a 18 de Abril de 2017.

Durante os seis meses, o estágio foi realizado no Departamento de Marketing, em que todo o meu trabalho foi supervisionado por uma consultora do Departamento de Marketing, inicialmente a Esther Paredes e, na segunda parte do estágio, pela Carolina Pereira. Ainda que a empresa objecto de estudo seja uma consultora de comunicação, as actividades desenvolvidas neste departamento não se prendem com o Marketing dos clientes, mas sim

com uma dinâmica de Marketing interno da organização, cujo objectivo é desenvolver iniciativas que permitam um melhoramento e a promoção da ATREVIA.

Desenvolvi várias actividades, como o trabalho com uma base de dados interna, com a intranet e outras áreas da Comunicação Interna, Comunicação Externa e também organização de eventos. Seguidamente, irei enumerar e dar uma breve explicação das principais actividades que desenvolvi ao longo do estágio.

i. Observatório de Comunicação Interna e Identidade Corporativa (OCI) – esta entidade foi criada pela ATREVIA, em parceria com a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (que constituem os membros do Conselho Fundador), e conta com empresas como a BP, EDP, PT e Teleperformance como membros Assessores. O OCI foi criado com o objectivo aprofundar e estudar as características da Comunicação Interna como meio de transmitir valores, cultura, identidade corporativa e gestão da marca interna. O meu contributo para o OCI recaiu maioritariamente na organização dos seus eventos, nomeadamente dos Get Together (conferências em que dois ou três oradores convidados, normalmente directores de Comunicação ou Recursos Humanos, expõem a realidade da sua empresa de acordo com um tema definido previamente sobre Comunicação Interna para os convidados), e também da cerimónia anual de entrega dos Prémios OCI (cerimónia em que estão presentes todos os candidatos aos prémios, nas várias categorias, e são anunciados os vencedores, por um júri composto pelos Membros Fundadores e Assessores do OCI e um Presidente do júri convidado). As minhas tarefas eram constituídas por toda a logística envolvente antes, durante e depois dos eventos, criar e lançar os convites, gerir as presenças, entrar em contacto com os oradores convidados e organizar as apresentações.

ii. Tertúlias de Comunicação – consistem num almoço informal, onde a figura principal é um orador convidado, por norma alguém de renome do mundo da Comunicação, como Gonçalo Reis, Presidente da RTP, que interage e conversa com os convidados durante o almoço, estes últimos que têm a liberdade de fazer questões ao orador. Estas Tertúlias representam para a ATREVIA uma oportunidade de fortalecer laços com os clientes, assim como aproximar e reunir figuras dos meios de

Comunicação com o mundo empresarial. O meu papel estava relacionado com a organização do evento, contactar espaço, enviar convites a oradores, criar e enviar o convite aos convidados, gerir as presenças e de toda a sua logística antes e após o evento.

iii. Site ATREVIA – no qual desenvolvi duas actividades distintas. Uma primeira passava por actualizar a parte da actualidade do site, escrevendo notícias relevantes relacionadas com o universo da ATREVIA e colocando-as online, ou traduzindo para português e publicando algumas notícias do site espanhol da ATREVIA, relevantes para Portugal. A segunda actividade prendia-se com o blog da ATREVIA, em que mensalmente ou de dois em dois meses pedia a um consultor que escrevesse um artigo de opinião sobre um determinado tema, que depois era revisto e publicado.

iv. serATREVIA – é a intranet da ATREVIA, comum a todos os países onde a empresa está sediada, pelo que funciona da mesma forma para todos os colaboradores. Uma vez que a empresa é de origem espanhola, e a grande maioria dos escritórios estão situados em países da América do Sul, todos os conteúdos da intranet estão em espanhol. Dentro do serATREVIA existem várias ferramentas, com as mais variadas finalidades, todas elas para uso interno, de Comunicação Interna. As minhas funções estavam relacionadas com várias ferramentas existentes na intranet.

v. CRM (Customer Relationship Management) – é uma ferramenta do serATREVIA, e consiste numa base de dados, onde se guardam as informações de todos os clientes, ex-clientes, potenciais clientes ou empresas com as quais se tenha algum tipo de relação. Dentro do CRM, as minhas principais funções eram a introdução de dados dos novos clientes, actualização dos dados dos clientes ou contactos antigos, introduzir as campanhas realizadas, reuniões, envio de e-mails, criação de eventos e fazer o seu seguimento.

vi. Hall of Fame – é uma ferramenta da intranet, e uma forma de incentivar a conquista de novos contactos, reuniões e clientes, através de contactos pessoais ou familiares dos colaboradores, e pelos quais estes são recompensados monetariamente. A minha função era receber as informações dos colaboradores que tinham angariado o

contacto ou reunião, inserir no CRM, e entrar em contacto com colegas da Comunicação Interna da ATREVIA em Espanha, para que as informações dos colaboradores portugueses ficassem visíveis na intranet, e estes pudessem receber a sua recompensa.

vii. ATREVIA al dia – também esta é uma ferramenta disponível no serATREVIA, que se destina à publicação de notícias com interesse interno para a empresa, como a conquista de novos projectos ou clientes, iniciativas de Comunicação Interna, protocolos criados com outras empresas, sendo que estas podem ser lidas por todos os colaboradores de todos os países. O meu papel era elaborar e colocar as notícias na plataforma.

De todas as actividades que desenvolvi, foi o trabalho e o envolvimento com a intranet serATREVIA que despertou o meu interesse em relação ao tema da Comunicação Interna, pelo facto de serem tantas as ferramentas disponíveis, podendo observar a tamanha importância dada à Comunicação Interna na ATREVIA. Concluí mais tarde que seria interessante fazer uma ligação entre a Cultura e a Comunicação Interna, e perceber de que forma a Comunicação Interna, englobando todas as suas ferramentas disponíveis, influencia os colaboradores e a forma como estes recebem e percepcionam a Cultura Organizacional da empresa.