• Nenhum resultado encontrado

Um Menino nos Nasceu

No documento Seja Um Vencedor - David (Paul) Yonggi Cho. (páginas 127-132)

Isaías 9:6- 7

Cerca de 2.600 anos atrás, Isaías profetizou o nascimento de Jesus Cristo. Foi uma profecia claríssima, embora feita 600 anos antes de o fato acontecer. Assim disse Isaías: “Um menino nos nasceu, um filho senos

deu”. Ele também profetizou os nomes tremendos que seriam atribuídos a

Jesus Cristo, e antecipou o ministério maravilhoso que o Senhor haveria de desenvolver. Vamos descobrir o sentido desses nomes dados ao menino Jesus pelo profeta Isaías.

Em primeiro lugar, seu nome é Maravilhoso. Maravilhoso c uma coisa que causa espanto, grande admiração; em outras palavras, algo extraordinário, fora do comum. Coloquialmente, maravilhoso significa muito bom, excelente, e outras palavras genéricas de aprovação.

O nascimento de Jesus foi maravilhoso. Jamais alguém conseguiu fazer alguém nascer de uma virgem, sem o concurso de espermatozoides. Jesus Cristo nasceu de uma virgem pelo poder miraculoso do Espírito Santo. Na verdade, o nascimento de Jesus foi tão maravilhoso, como toda a sua vida foi maravilhosa.

Durante seu ministério de três anos, Jesus viveu uma vida dinâmica e maravilhosa. De modo incrível e glorioso, o Senhor salvou pecadores e curou doentes, e sua fama se espalhou por toda a Palestina. Até a morte e ressurreição do Senhor foram maravilhosas demais. Quando ele morreu na cruz, o dia escureceu e um terremoto sacudiu a terra. Três dias depois Jesus obteve a vitória sobre a morte e sobre o inferno, ressurgindo de entre os mortos. Sua ressurreição dá esperança e vida eterna a todos nós.

Seu nome continua maravilhoso em nossos dias. Quando Jesus entra em nosso coração, faz que nossa vida se torne maravilhosa. Você foi maravilhosamente e gloriosamente salvo, e agora passará a viver uma vida maravilhosa e gloriosa. Você pode esperar bênçãos maravilhosas todos os dias, ao lado do Senhor Jesus.

Em segundo lugar, o nome de Jesus é Conselheiro. Que quer dizer esta palavra? Conselheiro é a pessoa que fala palavras de sabedoria e de orientação a quem delas precisa. Quando Jesus veio em carne a este mundo, muitas pessoas o procuraram e receberam dele conselhos. Por exemplo, quando ele conversou com Nicodemos, verificou que esse homem estava totalmente confuso a respeito da salvação. Nicodemos era membro do sinédrio, um líder erudito. De acordo com a lei judaica, Nicodemos vivia uma vida exemplar, perfeita, mas esse fariseu não tinha certeza de sua salvação. Foi procurar Jesus de noite e, depois de receber aconselhamento da parte do Senhor, entendeu com clareza que podia receber a salvação mediante o Senhor Jesus Cristo.

A mulher samaritana constitui outro exemplo. Ela havia tido muitos maridos — mais de cinco —, e ainda não estava feliz. Sentia uma sede profunda e insaciável em sua alma. Ao chegar àquele poço para dele tirar água, encontrou-se com Jesus, que lhe deu conselhos. Depois da conversa com Jesus, a samaritana recebeu a salvação e ficou cheia de alegria e felicidade. A mulher até abandonou seu cântaro de água a fim de correr à cidade e ganhar almas para Jesus Cristo.

Quando conhecemos as vidas dos discípulos de Jesus, notamos que eram pessoas comuns. Entretanto, viveram ao lado de Cristo e receberam suas palavras de aconselhamento durante mais de três anos. Mediante o ensino e o aconselhamento de Jesus Cristo, todas essas pessoas comuns se transformaram em grandes homens e mulheres de Deus, e o curso da história humana mudou para o bem, por causa tia pregação desses discípulos.

Hoje também precisamos procurar o aconselhamento sábio de nosso Senhor Jesus Cristo, se quisermos viver vidas bem-sucedidas. Onde é que podemos encontrar Jesus Cristo e receber seu aconselhamento pessoal? Não podemos encontrá-lo na carne, mas na Bíblia, pois nela Jesus nos fala hoje. Todas as páginas da Bíblia estão repletas de seu aconselhamento, de modo que se estudarmos a Bíblia regular e sistematicamente, poderemos receber o aconselhamento vivo de nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus também nos deu o Espírito Santo. O Espírito Santo está entre nós para levar-nos a Jesus e fazer- nos lembrar de seus ensinos. Quando oramos, podemos ouvir uma voz tranquila e suave admoestando-nos a recebermos a sabedoria de nosso Senhor Jesus Cristo. A maior sabedoria neste mundo está em seguirmos os ensinamentos do Senhor, de modo que podemos, assim, viver uma vida vitoriosa, plena de sucesso.

Em terceiro lugar, seu nome é Deus Forte. Jesus Cristo é a Todo- poderosa segunda Pessoa da Trindade Santa, o Deus Forte. Por quê? Porque ele é o Deus Forte da criação. A Bíblia diz em João 1:3 que:

“Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez”. Assim é que quando você olha para o céu e procura contar as

estrelas brilhantes, ou quando você vai à praia e vê o vasto mar, ou quando você ouve o canto mavioso dos pássaros, ou vê as frutas maravilhosas nas árvores, você se lembra de todas as coisas criadas pela mão do Senhor Jesus Cristo. Ele é o Deus Forte que sustenta o universo. Diz a Bíblia em Hebreus 1:3:

“O Filho é o resplendor da sua glória e a expressa imagem da sua pessoa, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder. Havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade nas alturas”.

Tudo no universo inteiro é sustentado pela palavra do seu poder. Até mesmo as quatro estações do ano são sustentadas pelo poder de Jesus.

Como Jesus Cristo é grande! Ele é o herdeiro de todo o universo. Diz a Bíblia em Hebreus 1:2: “A nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a

quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez o mundo”. Jesus Cristo é o

herdeiro dos céus e da terra, estando presente no futuro. E o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores!

Tenho certeza de que você se lembra das palavras de Jesus em Mateus 28:18: “Chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo:É me dado todo o

poder no céu e na terra”. Sim, verdadeiramente o Senhor Jesus detém todo

o poder no céu e na terra. Todas as criaturas se curvarão perante ele, porque Jesus é o Deus Forte. Quando a pessoa tem Jesus Cristo no coração, tem o Deus Forte em seu coração. Visto que Cristo está vivendo dentro de você, você não precisa preocupar-se a respeito das coisas deste mundo. Nada e ninguém podem derrotar você. A Bíblia nos diz que se Cristo é por nós, ninguém pode ser contra nós.

Em quarto lugar, a Bíblia diz que ele é o Pai da Eternidade. Que significa Pai? Nosso Pai é quem cria e protege nossa vida. O pai natural gera e protege seus filhos até que estejam crescidos. Fomos gerados do Pai pelo sangue de Jesus Cristo derramado na cruz do Calvário. Você e eu não fomos tão somente lavados e purificados de nossos pecados, mas recebemos vida eterna, vida nova, mediante Cristo, da parte de nosso Pai celestial. Ele é o criador de nossa vida, pelo que nos unimos a ele como nosso Pai. Cristo nos protege e cuida de nós com máxima atenção e carinho. E diferente de nosso pai terreno, pois este envelhece e em breve vai embora deste mundo, mas Jesus Cristo é nosso Pai eterno. Este pai nunca muda. Ele é sempre o mesmo. Por isso Ele está sempre conosco, como um pai terno que cuida de seus filhos com sua mão poderosa. Jesus Cristo é o Pai da Eternidade para seus filhos.

Por último, Jesus é o Príncipe da Paz. A história humana é a história da tribulação. Assim disse o falecido professor Einstein: “Não há defesa na ciência contra as armas que hoje podem destruir a civilização”. J. Robert Oppenheimer, físico e diretor do laboratório americano que produziu a bomba atômica, disse: “Depois da próxima guerra, ninguém pode garantir que haverá alguém vivo para enterrar os mortos”. Assim se expressou o falecido presidente Kennedy: “A humanidade deve pôr um fim nas guerras, ou as guerras porão um fim na humanidade”.

Mas Lucas 21:10-11 declara:

“Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino. Haverá grandes terremotos, fomes e pestilências em vários lugares, e coisas espantosas e grandes sinais do céu".

Sim, o mundo desde o início até o presente tem estado em contínua tribulação, com guerras e rumores dc guerras. Quando você liga a televisão, ou ouve o rádio, ou abre o jornal pela manhã, toma conhecimento de rumores de guerra e notícias de combates reais. Agora mesmo há guerras

na África, na Europa, no oriente, e revoluções sangrentas em outras partes do mundo. As notícias nos falam de rebeliões, dc revoltas, de guerras regionais. O mundo não tem paz. Hegel, o filósofo, disse que “a história nos ensina que o homem nada aprende com a história”. Isso é verdade. Nem mesmo a primeira guerra mundial ensinou alguma coisa, porque logo se seguiu a segunda guerra mundial; e desde o final desta guerra tem havido inúmeras guerras. Se um dia houver a terceira guerra mundial, ela será um verdadeiro holocausto, porque trará a possibilidade do total aniquilamento da raça humana.

Então, onde ou como poderemos usufruir da paz? É impossível termos paz aqui na terra, mediante esforços puramente humanos. Todos os líderes do mundo clamam pela paz, mas estão perplexos, não sabendo o que devem fazer para instalar a paz. No cristianismo temos grande esperança de paz, porque Jesus Cristo é o Príncipe da Paz. De acordo com a Palavra de Deus, quando Jesus Cristo voltar à terra pela segunda vez, porá um fim em todas as guerras e conflitos, e trará uma paz duradoura à terra. Até essa ocasião nós, cristãos, por termos a Jesus Cristo em nosso coração, podemos desfrutar de paz em nossa alma.

O homem é um ser espiritual que mora num corpo físico. Assim, se recebermos a Cristo em nosso coração, ainda que não haja paz física no mundo, teremos abundante paz em nossa alma. Mediante o sangue de Jesus Cristo, somos reconciliados com Deus e podemos chamar Deus de nosso Pai. Que tremenda paz podemos sentir devido ao Espírito Santo que habita em nosso coração! É a presença do Príncipe da Paz que nos assegura essa paz.

Na época do ano em que comemoramos a primeira vinda do Senhor Jesus Cristo à terra, podemos esperar com fervor a segunda vinda dele. Desde o tempo de Adão até o primeiro advento de Cristo, a história humana registra a expectativa da humanidade pela chegada do Redentor. Depois, desde a ressurreição e ascensão de Jesus Cristo, a história tem registrado a espera do retorno do Rei dos reis e Senhor dos senhores.

O Antigo Testamento tem mais de 300 profecias a respeito da primeira vinda de Jesus Cristo; e todas essas profecias foram cumpridas. A mesma Bíblia profetiza a segunda vinda de Jesus Cristo — mais de 500 profecias! Considerando que todas as profecias sobre a primeira vinda do Senhor cumpriram-se nos mínimos detalhes, tenhamos fé para crer que as profecias concernentes à segunda vinda também serão minuciosamente cumpridas, com a máxima exatidão. Quem é que sabe se teremos mais um Natal, e depois o segundo advento de Cristo, nosso Senhor e Salvador?

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. E seu nome para nós ainda é Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz. Receba a Jesus Cristo de acordo com esses portentosos nomes, reconheça sua presença e ministério de acordo com esses nomes, e

você passará a usufruir, exatamente como a Bíblia profetizou, muitas obras poderosas, miraculosas, gloriosas, feitas por Jesus Cristo em sua vida — até que Ele volte.

O Ministério de Cristo Continua pelo

No documento Seja Um Vencedor - David (Paul) Yonggi Cho. (páginas 127-132)