• Nenhum resultado encontrado

3. POLÍTICAS EMPRESARIAIS “SOCIAIS” E A PARCERIA COM

3.2 MESORREGIÃO GRANDE BELÉM – IMERYS RIO CAPIM CAULIM S.A

Na mesorregião de Grande Belém, analisou-se a empresa mineradora Imerys Rio Capim Caulim S.A73, a qual atua no Pará desde 1996 com extração de caulim e possui duas

minas localizadas no município de Ipixuna do Pará (às margens do Rio Capim), o transporte do minério é feito através de minerodutos (que passam por Tomé-Açu, Acará, Mojú e Abaetetuba) até o município de Barcarena onde é beneficiado e embarcado. Ressalte-se que, após aquisição da empresa Pará Pigmentos S.A em 2010 a mineradora se tornou a maior planta de beneficiamento de caulim do mundo.

Com base em dados disponibilizados nos sítios eletrônicos, a empresa admite estar alinhada aos princípios de “desenvolvimento” dito sustentável, apresentando como setores estratégicos de atuação: excelência organizacional, meio ambiente, saúde, segurança e comunidades. Em relação a este último, complementa-se que conforme a mineradora:

Gerenciar a expectativa das comunidades vizinhas a nossas operações industriais e de mineração é um fator social fundamental para o cumprimento de nossos objetivos corporativos. Transparência, abertura e diálogo formam a base das relações construtivas que buscamos construir. Dentro deste quadro, desenvolvemos projetos para o fomento de:

Desenvolvimento econômico local - a Imerys promove projetos de geração de

renda e o desenvolvimento de fornecedores locais, como forma de impulsionar a economia nas áreas em que atua.

Educação formal e formação profissional - entendemos que essas são as

ferramentas necessárias para o desempenho, progresso, independência e sucesso das comunidades.

Qualidade vida - através de espaços de lazer, promoção de atividades lúdicas,

desportivas, arte, cultura e o entretenimento saudável.

Funcionários, voluntários das comunidades locais e outros parceiros têm investido uma quantidade significativa de tempo e esforço nesses projetos (IMERYS PARÁ, 2016, s.p).

Conforme o exposto acima, nota-se que o relacionamento comunitário é baseado em uma estratégia de “gerenciamento das expectativas” para o cumprimento dos objetivos corporativos, e que a empresa estimula a participação de funcionários e voluntários para realização dos seus projetos. Além do mais, o fomento a sustentabilidade envolve as áreas de educação, cultura, saúde e renda, as quais são alvo das avaliações de “desenvolvimento” municipal expostas no capítulo anterior (IDHM e IFDM).

73 Conforme informações disponíveis no sítio eletrônico da empresa, a Imerys Capim faz parte do Grupo Imerys,

de origem francesa e presente em mais de 50 países em todos os continentes. No Pará, possui duas minas de extração de caulim que lhe garantem o destaque de ser a maior beneficiadora desse minério no mundo” (Disponível em: <http://www.imerysnopara.com.br/pagina/?id=1&id_categoria=19>. Acesso em: 28/07/2016)

Em vista disso, conforme informações disponíveis em sítio eletrônico da empresa (IMERYS NO PARÁ, 2016), possuem como missão “produzir caulim de forma competitiva e sustentável, respeitando clientes, colaboradores, comunidade, acionistas e fornecedores”, como visão “ser reconhecida globalmente como referência na produção sustentável de caulim” e como valores empresariais o compromisso com a “segurança, valorização das pessoas, ética, empreendedorismo, conformidade legal, competitividade, respeito ao meio ambiente, trabalho em equipe, e transparência”. Para melhor visualização da estrutura organizacional, elaborou-se o seguinte organograma exposto abaixo:

Gráfico 1 - Estrutura Organizativa da Política de Sustentabilidade da Imerys Rio Capim Caulim S.A. Fonte: Elaboração da autora baseado em informações do sítio eletrônico da empresa (Disponível em: <

http://www.imerysnopara.com.br/>. Acesso em: 14/06/2016).

A Imerys através da “Política de Sustentabilidade” desenvolve ações setoriais dentre as quais interessa-nos analisar as práticas relativas a “comunidades”. Sendo assim, a pesquisa de campo mostrou que a empresa atua por meio de uma organização privada denominada “Casa Imerys”, criada em 2012 no município de Barcarena, que atualmente possui duas unidades físicas instaladas em imóveis da própria comunidade (sendo um na Vila do Conde e outro no Bairro Industrial). Verificou-se que a empresa possui um setor específico de comunicação com gestores que atuam nas relações comunitárias e são responsáveis pelo desenvolvimento dos seus projetos sociais. Sobre o assunto, complementa-se com a fala de um gestor:

As casas foram criadas para ser parte das comunidades e isso foi praticado pela Imerys em todos os momentos, da concepção à concretização da iniciativa. Para sediar a Casa, por exemplo, a opção foi utilizar um imóvel local, reforçando a

mensagem de aproximação e de portas abertas aos vizinhos, diminuindo eventuais

resistências. A mineradora estabeleceu um diálogo constante com as lideranças

comunitárias e, por meio desse canal de relacionamento, o projeto foi construído, não apenas como uma iniciativa da Imerys, mas como o resultado do trabalho da coletividade para benefício de todos – empresa e sociedade (IMERYS NO PARÁ, 2016, s.p, grifo meu).

Assim, através da Casa Imerys a empresa desenvolve suas políticas empresariais “sociais” em parceria com organizações públicas e privadas, dentre os quais destacam-se:

AÇÕES SOCIAIS PARCERIA LOCAL

PROGRAMA DE AMPARO A GESTANTES CARENTES

(AMPAGESTA)

Centro Espírita Trabalhadores da

Paz (CEPAZ) Barcarena

PROJETO CRIANÇA E ARTE Pastoral do Menor Barcarena

PROJETO TAMBORES DO CONDE Pastoral do Menor Barcarena

PROGRAMA SORRISO

SAUDÁVEL Governo local Barcarena e Ipixuna do Pará

PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL

Senai (Serviço Nacional de

Aprendizagem Industrial). Barcarena e Ipixuna do Pará

PROGRAMA SAÚDE DO IDOSO - Barcarena e Ipixuna do Pará

PROJETO DE HORTICULTURA

Projeto social da iniciativa privada

apoiado pela Imerys. Ipixuna do Pará

PROGRAMA OFTALMOLÓGICO - Barcarena.

PROJETO DE PISCICULTURA - Ipixuna do Pará.

Quadro 7 - Síntese daspolíticas empresariais “sociais” da Casa Imerys

Fonte: Elaboração da autora baseado em informações do sítio eletrônico da empresa (Disponível em: <

http://www.imerysnopara.com.br/>. Acesso em: 14/06/2016).

Por meio dessas iniciativas próprias a empresa alega estar contribuindo para o “desenvolvimento” local, pois proporcionaram as comunidades o acesso a cursos de capacitação em diversas áreas como: cursos de informática básica e avançada, gestão de almoxarifado, logística empresarial, mecânica industrial, secretariado e eletricidade predial. Uma das estratégias de comunicação que se observa, é a instalação do polo empresarial dentro da comunidade, com vistas a “diminuir as resistências” e/ou favorecer a aceitação das pessoas atingidas pelos impactos das atividades minerais, pois, conforme relato de um gestor de comunicação, a partir do “conhecimento do território a Imerys identifica qual a demanda de profissionais das empresas locais e, junto com o Senai, formata o conteúdo da capacitação aumentando as chances de geração de emprego e renda na comunidade” (Entrevista realizada com Gestora de Relações Comunitárias 2, em Belém, dia 01/03/2016).

Todavia, importa ressaltar que a Imerys alega ter uma política de sustentabilidade com vistas a promoção de políticas empresariais “sociais”, porém não publica relatório para

prestação de contas de suas ações (conforme os organismos internacionais orientam), além do que, suas políticas empresariais “sociais” são desempenhadas diretamente pela empresa através de parcerias com organizações públicas e privadas. Por fim, a empresa declara ter atendido cerca de 6 mil pessoas (IMERYS NO PARÁ, 2016) desde a criação da Casa Imerys, o que é questionável ante a população total estimada para o ano de 2015 em Barcarena, a qual comporta 111.779 habitantes (IBGE, 2010).