• Nenhum resultado encontrado

Metas de extensão e responsabilidade social 119

10.   DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2013 – 2017: OBJETIVOS, METAS E LINHAS DE AÇÃO97

10.6.   Metas de extensão e responsabilidade social 119

As metas para a consecução dos objetivos estabelecidos para extensão e responsabilidade social da universidade são resumidas a seguir.

10.6.1 Reitoria

A Reitoria, por intermédio de sua assessoria especial, constituirá, em 2013, grupo de trabalho para a elaboração de proposta para a criação do Instituto de Estudos Avançados da PUC- Rio, com a missão promover a integração e a discussão da pesquisa acadêmica da universidade visando o intercâmbio com a sociedade. Pretende-se a criação, em 2014, de um instituto com estrutura e gestão autossustentável e a formação de um conselho gestor formado por professores e membros externos.

10.6.2 Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários

Diferentes segmentos da Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários definiram suas metas para os próximos cinco anos, expostas sucintamente nesta seção.

Assessorias de Atividades Comunitárias

1. Aprimorar o Serviço de Ouvidoria com a integração das demais existentes.

2. Identificar e consolidar informações dos diferentes projetos comunitários com vistas à criação do Diretório dos Projetos Sociais Comunitários da PUC-Rio, com projetos institucionais relevantes.

3. Implantar acompanhamento de programas e projetos, com relatório semestral contendo, basicamente: as atividades planejadas que foram cumpridas, as dificuldades para cumprir o programado, as ações finalizadas, e os novos prazos em decorrência do exame da situação ao final do semestre.

4. Reavaliar processos informatizados e estudo das possibilidades de adequação às novas necessidades identificadas

Coordenação de Atividades Comunitárias de Atividades Comunitárias e Culturais

1. Redimensionar o Segmento de Eventos da CACC, visando melhor atender à comunidade PUC-Rio no que diz respeito à produção de eventos institucionais e à oferta de suporte aos departamentos e unidades da PUC-Rio que necessitam de consultoria em termos de cerimonial e protocolo em solenidades acadêmicas e de produção de eventos em geral.

2. Estruturar programa de treinamento nas normas protocolares de acordo com o Manual de Cerimonial da PUC-Rio.

Coordenação de Bolsas e Auxílios

1. Implantar estudo socioeconômico dos bolsistas.

2. Implantar processos informatizados complementares para a otimização do desenvolvimento das atividades.

3. Implantar rotinas para apresentação de relatório bimestral de atividades, contendo resumos quantitativos e qualitativos dos atendimentos à comunidade PUC-Rio e dos pareceres produzidos.

Coordenação de Estágios e Serviços Profissionais

1. Elaborar projeto para implantação do Portal Digital da CCESP, que incluirá novos serviços de acesso, referentes aos currículos dos alunos, proporcionando às empresas conveniadas informações online sobre os alunos inscritos, candidatos aos estágios. 2. Incrementar a oferta de estágios, com a captação de novas empresas, e promoção de

serviços que orientem vocacionalmente os alunos.

3. Estabelecer novas ações nas comunidades próximas, como Vila Parque e Rocinha, incluindo, como necessário, revitalizações relativas ao espaço físico.

Coordenação de Educação Física

1. Ampliar o número de professores, alunos e funcionários atendidos nas atividades oferecidas pela Coordenação.

2. Em parceria com o Serviço Médico Ocupacional, aumentar a prevenção às doenças e consequente diminuição ao absenteísmo ao trabalho.

Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social 1. Criar núcleo voltado para o cuidado/estudo do idoso. 2. Ampliar parcerias na área ambiental.

3. Elaborar projeto de parceria com a Escola Médica da PUC-Rio, na área de transtornos alimentares.

Núcleo de Estudo e Ação sobre o Menor

1. Reforçar o incentivo aos alunos para ingresso na graduação.

2. Estabelecer novas parcerias junto a empresas, instituições públicas e universidades, visando o patrocínio de projetos, formação profissional e estágios para membros do núcleo.

3. Criar um corpo de agentes nas diferentes disciplinas, que evoquem o núcleo

pedagógico dos adolescentes e que se reúnam duas vezes ao ano, semestralmente. 4. Criar um conjunto de fotografias que demonstrem as ações do NEAM.

5. Consolidar a escolha de um tema para realização pedagógica pela passagem do aniversário do NEAM.

6. Estabelecer novos processos de reuniões as famílias dos adolescentes atendidos. 7. Fomentar a pesquisa de assuntos relevantes junto aos adolescentes.

8. Desenvolver a demonstração dos fazeres em artes em evento anual. Núcleo de Educação de Adultos

1. Ampliar a atuação na formação de professores das redes públicas de ensino, atendendo a uma demanda existente no Estado do Rio de Janeiro.

2. Ampliar a parceria com a Casa da Cultura Cidade de Deus, intensificando a atuação do NEAd nesse espaço múltiplo de educação Popular.

3. Realizar os SEEJAs – Seminários de Educação de Jovens e Adultos, a cada 3 anos, consolidando a regularidade desse espaço de reflexão, socialização de pesquisas e de experiências, em nível nacional.

Serviço Comunitário de Orientação Psicológica

1. Ampliar espaços de reflexão e desenvolvimento psicossocial por meio do

estabelecimento de trabalhos com grupos que estimulem a troca de experiências.

Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho 1. Ampliar, para outras áreas da universidade, a oferta de aulas sobre noções de

segurança do trabalho, ministradas atualmente para os alunos de engenharia.

2. Desenvolver campanhas internas e novas formas de divulgação das informações sobre a prevenção da saúde.

Projeto Comunicar

1. Expandir a presença do Projeto Comunicar na internet, com aperfeiçoamento dos web sites já existentes e criação de novos, para melhor aproveitamento da internet como veículo de comunicação.

2. Criar núcleo de produção e pesquisa das mídias sociais, com a participação de todos os núcleos neste processo de comunicação contemporânea.

3. Investir em novas tecnologias que possam dar condições para que o aprendizado do estagiário seja profissionalizado dentro de uma convergência na produção de conteúdos.

4. Aumentar os pontos da TV Pixel.

Solar Grandjean de Montigny/Museu Universitário

1. Desenvolver projeto, de acordo com as normas do IPHAN e segundo as exigências do Ministério Publico Federal para realização das obras do Museu Universitário

2. Organizar a estrutura do Museu em conjunto com os profissionais de departamentos 3. Reorganizar a biblioteca específica do Solar/Museu.

4. Digitalizar material arquivístico.

5. Realocar os livros da Biblioteca do Solar de acordo e em parceria com a Biblioteca Central da PUC-Rio (DBD) e arquivamento adequado.

6. Restaurar e higienizar o acervo, priorizando as obras mais danificadas.

7. Criar um Museu Virtual, privilegiando o prédio do Solar/Museu, seu entorno e as obras do acervo; criação de exposições virtuais.

10.6.3 Instituto Gênesis

O Instituto Gênesis planeja seu crescimento para os próximos cinco anos no que diz respeito a seus processos e clientes, norteado pelas seguintes metas:

1. Implementar uma Rede de Relacionamento do Instituto Gênesis (REGER).

2. Implementar o CERNE (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos). 3. Consolidar um mecanismo de sustentabilidade no Instituto Gênesis.

4. Implementar duas novas metodologias de Ensino de Empreendedorismo. 5. Captar e desenvolver três novos projetos.

6. Desenvolver o território da Gávea para transformá-lo em um projeto-piloto de Cidade Inteligente.

7. Participar de pelo menos uma rede nacional e uma internacional nas áreas de atuação. 8. Ter pelo menos uma empresa com capital aberto na BOVESPA.

Documentos relacionados