• Nenhum resultado encontrado

Nesta seção é apresentada a maneira como este trabalho foi desenvolvido, ela está dividida em quatro subseções. Na primeira apresenta-se a tipologia da pesquisa; na segunda lê-se a apresentação da população, amostra e dos sujeitos da pesquisa, em seguida apresenta-se como ocorrerá a coleta de dados, bem como a apresentação das ferramentas que foram utilizadas, tendo na quarta e última subseção a apresentação de como foi feito o tratamento e análise dos dados.

4.1 Tipologia da pesquisa

Quanto à natureza dos dados, esta pesquisa foi desenvolvida mediante abordagem qualitativa. A pesquisa qualitativa objetiva situações complexas tais como o entendimento de processos dinâmicos vividos por grupos sociais bem como a necessidade de conhecimento e compreensão das particularidades comportamentais dos indivíduos, na definição de Richardson (2012).

O estudo é exploratório tendo em vista que o caso específico dos municípios pesquisados ainda não foi objeto de análises anteriores, enquadrando-se na afirmação de Collis e Hussey (2005), de que este caráter se aplica quando há pouco ou nenhum estudo no qual possa buscar fundamentos, cujo objetivo é formar padrões ou ideias.

No estudo descritivo existe o interesse em descrever, classificar e interpretar através da descoberta e observação de fenômenos, conforme Rudio (1997). Neste caso o processo de institucionalização do Controle Social nos municípios da região de Canindé em relação à saúde.

No tocante aos procedimentos e meios, esta pesquisa configura-se como documental e de campo dentro dos critérios de Vergara (2009) e Gil (2002). Documental em virtude da análise de documentos pertinentes à pesquisa, em especial atas e relatórios oriundos das conferências municipais de saúde bem como das reuniões dos conselhos municipais de saúde dos municípios pesquisados. É também uma pesquisa de campo em virtude do levantamento e coleta de dados primários oriundos das entrevistas que foram realizadas e do questionário respondido pela amostra selecionada.

4.2 Sujeitos da pesquisa

Os conselhos municipais de saúde dos 184 municípios do estado do Ceará formam a população referente a esse estudo.

A pesquisa foi realizada com três membros de cada um dos conselhos municipais de saúde além dos secretários municipais de saúde dos seis municípios que formam a região de saúde de Canindé. Cada um dos conselhos municipais de saúde são compostos por oito membros, tendo assento, os usuários com 50% de participação no conselho, os profissionais de saúde com 25% e representantes das gestões também com 25% de participação no conselho, estes configuram os sujeitos da pesquisa.

Devido a natureza qualitativa da pesquisa foi utilizada uma amostra não- probabilística por julgamento, de acordo com Rudio (1987) ela não tem a intensão de generalizar os resultados para uma determinada população. Na amostra por julgamento aos elementos são escolhidos porque o pesquisador acredita que eles representam a população-alvo, mas não são necessariamente representativos, conforme Hair Jr et al. (2005).

Portanto, têm-se como amostra os 06 secretários municipais de saúde, os 06 presidentes de conselho, pelo menos 01 representante de usuários e 01 representante de profissionais de saúde de cada um dos cinco municípios, totalizando dezoito sujeitos.

Serão também considerados outros fatores como destaca Trivinos (2007), como a acessibilidade dos sujeitos para os objetivos do estudo e acesso aos entrevistados e respondentes do questionário.

4.3 Coleta de dados

A pesquisa documental acontece mediante análise dos anais das conferências municipais de saúde e atas e documentos dos conselhos municipais de saúde dos municípios pesquisados, dentre outros documentos, tais como, portarias do poder executivo que ratificam as decisões dos conselhos municipais de saúde. Esta etapa atende ao primeiro objetivo específico deste trabalho que busca identificar característica isomórficas na formação dos conselhos e práticas de controle social da saúde.

A coleta de dados primários foi realizada com a realização das entrevistas. Um roteiro de entrevista semiestruturado inspirado em estudos acadêmicos anteriores que tratavam da investigação do processo de institucionalização no modelo de Tolbert e Zucker com a devida adaptação ao universo analisado neste estudo.

O uso de entrevistas semiestruturadas é apropriado segundo Collis e Hussey (2005) quando, entre outras razões, é necessário entender o constructo que o entrevistado usa como base para suas opiniões, quando tem-se o objetivo de entender a forma de pensar do respondente, para a compreensão de um processo histórico o que se adequa aos objetivos desse estudo.

Ainda a respeito da entrevista semiestruturada, é importante considerar que sua aplicação para estudos de natureza qualitativa é adequado por ser um dos principais meios de o pesquisador realizar a coleta de dados a partir de questionamentos básicos fundamentados em teorias e hipóteses que são relevantes a pesquisa com amplo campo de questionamentos que vão surgindo a medida que vão aparecendo as respostas, como considera Trivinos (2007).

O apêndice A apresenta o roteiro das entrevistas, consta de oito pergunta divididas para atender os segundo e terceiro objetivos específicos deste trabalho, quatro referindo-se às forças, atores e grupos de interesse e quatro referentes ao processo de institucionalização.

4.4 Tratamento e análise dos dados

As entrevistas foram analisadas por meio da análise de conteúdo, que vem a ser um conjunto de técnicas que busca identificar relações entre fenômenos, interpretando a partir de modelos conceituais definidos anteriormente.

Conforme Roesch (2006) o autor apresenta ser necessário o cumprimento de alguns passos, sendo eles: definição das unidades de análise; definição das categorias da codificação do texto e estratificação das respostas; apresentação dos dados de forma criativa e interpretação à luz das teorias conhecidas.

Nesse estudo as questões apresentadas no apêndice A correspondem a três categorias temáticas, a primeira referindo-se a adoção de novas estrutura, tecnologias e inovação correspondentes ao estágio de habitualização, a segunda referindo-se ao monitoramento interorganizacional, às lideranças e teorização e a

terceira referindo-se aos impactos positivos, resistência de grupos contrários e defesa de grupo de interesse. Conforme se pode observar no Quadro 3.

Quadro 3 – Objetivos e categorias temáticas

Objetivos Categoria temática

Analisar os fatores determinantes relativos ao primeiro estágio do processo de institucionalização do controle social na saúde pública no Ceará (habitualização)

 Inovação

 Adoção de estruturas Analisar os fatores determinantes relativos ao

estágio intermediário de institucionalização do controle social da saúde pública no Ceará (objetificação)

 Monitoramento interorganizacional  Líderes

 Teorização Analisar os fatores relativos ao estágio final de

institucionalização do controle social na saúde pública no Ceará (sedimentação)

 Impactos positivos  Resistência de grupo

contrário

 Defesa de grupo de interesse Fonte: Adaptado de Freitas (2005)

Por questões éticas, o nome dos respondentes será substituído pelos códigos de E1, E2, E3, E4, E5, E6, E7, E8, E9, E10, E11, E12, E13, E14, E15, E16, E17, E18, para preservação de suas identidades quando da apresentação dos dados coletados.

5 O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CONTROLE SOCIAL NA