• Nenhum resultado encontrado

A metodologia é definida como uma condição obrigatória para a competência científica e como disciplina instrumental para o cientista, pois os conteúdos relevantes da preocupação metodológica são os questionamentos da cientificidade da produção. Por este motivo, a metodologia deve ser tomada como a idéia do caminho a ser seguido e como instrumento da pesquisa (DEMO, 2000).

Preliminarmente à abordagem das características norteadoras deste estudo, torna-se necessário estabelecer a definição da metodologia científica e sua importância no trabalho científico.

Segundo Mattar (1996), a humanidade tem razões intelectuais e práticas para, buscar incessantemente, conhecimento sobre o universo em que vivemos. A primeira vem do desejo inerente ao ser humano de conhecer, aprender e compreender. A segunda surge da necessidade de conhecer, aprender e compreender, para fazer algo melhor ou para procurar soluções para problemas específicos. Para o autor, existem quatro formas válidas - não excludentes – de se adquirir esse conhecimento: a popular, a religiosa, a filosófica e a científica. Sendo a científica a vertente deste trabalho.

Para que o trabalho possa ser reconhecido como científico, deve ser lógico, sistemático, coerente e, sobretudo bem argumentado. Sendo o trabalho dividido em três aspectos: marco teórico (o tema é delimitado por meio de análise bibliográfica) exploração e reconhecimento (realizados por meio de entrevistas) e o estudo de caso (com recolhimento de dados através de entrevistas em profundidade, documentos, observações do pesquisador e questionários).

O conhecimento científico tem como característica a propriedade de ser real, exatamente por lidar com ocorrências e fatos. Comprovar a veracidade das hipóteses por meio

34 da experimentação e não somente pela razão levar à constituição de um conhecimento contingente, diferente de outros conhecimentos, além de se caracterizar como sistemático por ser um saber de forma organizada e lógica. Apesar de possuir a característica da verificabilidade, mantém a propriedade de constituir-se como aproximadamente exato por não possuir a característica de ser definitivo ou absoluto (MARCONI; LAKATOS, 2004).

No estudo científico, a vertente filosófica sobre a possibilidade de investigar a realidade é o determinante da escolha do método. Para Roesch (1999), existem duas tradições na ciência, o método quantitativo e o método qualitativo.

Na abordagem qualitativa, a pesquisa tem o ambiente como fonte direta dos dados e tem como objetivo prover critérios e compreensão. Sendo o processo de pesquisa qualitativa flexível e não estruturado, utilizam-se amostras pequenas. São feitas constatações experimentais e o resultado é uma compreensão inicial (MALHOTRA, 2001).

A quantitativa possui uma abordagem relacionada ao emprego de recursos e técnicas estatísticas que visem quantificar os dados coletados com o objetivo de testar hipóteses específicas e examinar relações. Tendo informações necessárias claramente definidas, o processo de pesquisa é formal e estruturado, a amostra é grande e representativa. A análise dos dados é estatística, são feitas constatações conclusivas, usando os dados para chegar a conclusões. Tem o objetivo de quantificar os dados e generalizar os resultados da amostra para a população alvo (MALHOTRA, 2001).

Inicialmente, foi realizada uma ampla revisão da literatura e levantamento de dados disponíveis, necessários ao trabalho, tais como: modelos de avaliação de desempenho logístico de diferentes autores, estatísticas do agronegócio brasileiro e do Distrito Federal, principalmente aqueles relacionados aos produtos orgânicos.

Em seguida determinou-se um método de pesquisa adequado à natureza exploratória do estudo. Assim, o percurso escolhido foi a revisão da literatura referente ao tema, a

35 entrevista com a gerente do Mercado, a observação e o questionário relativo à distribuição dos produtos orgânicos aplicado a 14 produtores do Mercado Orgânico.

O estudo foi desenvolvido utilizando a metodologia de Pesquisa Exploratória, motivo pelo qual sendo o trabalho de natureza exploratória envolve levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que possuem experiências práticas com o problema e análise de exemplos que estimulem a compreensão.

A pesquisa exploratória possui, ainda, a finalidade básica de desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias para a formulação de abordagens posteriores. Dessa forma, este tipo de estudo visa proporcionar um maior conhecimento para o pesquisador acerca do assunto, a fim de formular problemas mais precisos ou criar hipóteses que possam ser pesquisadas por estudos posteriores (ROESCH,1999).

O objeto deste trabalho foi definido com base em diversas características representativas do ramo de olerícolas orgânicas no Distrito Federal. Dessa forma, após pesquisa e entrevistas informais com agricultores orgânicos, identificou-se o Mercado Orgânico do Distrito Federal, situado na CEASA, como sendo um ambiente adequado para o estudo, em razão das seguintes características: é o primeiro mercado orgânico do Brasil e todos os 21 associados já possuem certificação da produção agrícola, fato este que proporciona muitas vantagens tanto ao consumidor quanto ao produtor, como visto no referencial teórico.

Para a elaboração do questionário foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, com a gerente do Mercado Orgânico, e com um especialista em agricultura orgânica e um especialista da área de logística, revisão da literatura a respeito do assunto e observação durante as visitas.

A observação foi realizada em dias de funcionamento do Mercado Orgânico, tendo servido para um melhor entendimento da funcionalidade, operacionalidade e agilidade na

36 distribuição dos produtos.

O instrumento básico de pesquisa para a análise da logística de distribuição de olerícolas orgânicas no Distrito Federal consistiu na criação e desenvolvimento de um questionário contendo todos os itens que se desejava avaliar, tais como: qualidade, confiabilidade, agilidade, flexibilidade e custos (ANEXO A).

O questionário contém 52 indagações distribuídas em 8 segmentos: informações básicas, orgânicos, características do entrevistado, qualidade, confiabilidade, agilidade, flexibilidade e custos. Os três primeiros segmentos foram feitos com o intuito de obter uma imagem correta dos produtores, de suas propriedades e do ramo de produção de produtos orgânicos no DF. Os demais fatores foram escolhidos como objetivo de pesquisa por serem estes os objetivos de uma produção eficiente. A mensuração destes fatores é o que determinará se a distribuição dos produtos está sendo feita de maneira eficiente.

O questionário foi elaborado com perguntas fechadas com o objetivo de quantificar e avaliar quão satisfatória é a distribuição de produtos orgânicos, sob o ponto de vista dos produtores que fornecem os produtos ao Mercado Orgânico do DF. A escala de satisfação empregada foi de 1 a 10, onde 1 representa grau de menor importância e 10 o de máxima importância.

A amostragem foi aleatória e simples entre os associados do Mercado Orgânico, permitindo que cada membro da população tivesse a mesma chance de ser incluído na amostra. A amostra resultou em 14 entrevistados/respondentes. Os questionários foram aplicados nos dias 17, 24, 29 e 31 de outubro de 2009.

Para análise e tratamento de dados estatísticos foram utilizados o SPSS® for Windows 17 (Statistical Package for the Social Sciences) e o Microsoft Office Excel® 2007.

As estatísticas descritivas calculadas foram: média; mediana; moda e desvio padrão. A Média é o quociente das somas dos valores das satisfações observadas pelo número de valores

37 observados. De uma série de “n” termos colocados em ordem crescente ou decrescente de valor, a Mediana é o termo da série que é precedido e seguido pelo mesmo numero de ocorrências, ou seja, é o elemento que ocupa a posição central. A Moda é o valor da distribuição que ocorre com maior frequência. O Desvio Padrão é uma medida da sua dispersão estatística, indicando quão longe, em geral, os seus valores se encontram do valor esperado.

Todas as informações coletadas e analisadas serão discutidas e repassadas para os produtores, dando um retorno pela contribuição dos mesmos. Pois este estudo só se tornou possível com a inestimável ajuda dos produtores orgânicos do DF. Estas informações serão apresentadas em uma das reuniões realizadas periodicamente entre os produtores, onde também serão disponibilizadas cópias desta dissertação. Sendo os resultados desta pesquisa baseados nas indagações feitas para com estes produtores.

38

Documentos relacionados