• Nenhum resultado encontrado

METODOLOGIA DE ANÁLISE

No documento Contabilidade Financeira (páginas 49-53)

informação (quadro 1.6) possam formar opinião e tomar decisões:

5.1 METODOLOGIA DE ANÁLISE

Na análise dos factos patrimoniais deve-se ter em consideração o seu enquadramento no conjunto dos instrumentos contabilísticos, de uma abordagem mais geral (Estrutura Conceptual que define os conceitos gerais – figura 4.16), para uma abordagem mais espe- cífica – norma (s) aplicável (eis) (quadro 4.14) e codificação (código de contas).

Este processo culmina no lançamento, ou seja o registo contabilístico do facto utilizando o método das partidas dobradas.

177   

 

Na análise dos factos patrimoniais deve-se ter em consideração o seu enquadramento no conjunto dos instrumentos contabilísticos, de uma abordagem mais geral (Estrutura Conceptual que define os conceitos gerais – figura 4.16), para uma abordagem mais específica – norma (s) aplicável (eis) (quadro 4.14) e codificação (código de contas). Este processo culmina no lançamento, ou seja o registo contabilístico do facto utilizando o método das partidas dobradas.

Figura n.º 5.1 – Metodologia 

No âmbito deste capítulo abordaremos as operações empresariais sob o ponto de vista contabilístico, organizados em temas homogéneos e que se relacionam com os diversos ciclos de atividade.

 

5.2 Enquadramento 

Todas as empresas procuram ter sucesso nos mercados onde atuam através da venda dos seus bens ou serviços. Em simultâneo, para exercer a atividade têm de adquirir no exterior os bens ou serviços necessários.

Por exemplo, ao adquirir um computador para o escritório ou recrutar os recursos humanos que precisa, a empresa dota-se de meios (recursos) necessários para desenvolvimento do seu objeto social1. A obtenção desses recursos cria

responsabilidades no sentido de compensar quem os cede. Por exemplo, ao adquirir um computador deve-se pagar ao fornecedor, ao contratar um colaborador deve-se pagar o seu salário ou outra remuneração devida.

      

1 Corresponde à atividade que a entidade se propõe desenvolver.

•Ativo •Passivo •Rendimento •Gasto •Capital próprio Estrutura  Conceptual •Reconhecimento •Mensuração •Apresentação •Divulgação Normas 

aplicáveis •Enquadramento do ativo, passivo, rendimento, gasto  ou rubrica de capital  próprio na  Classe ‐ Conta ‐ Sub conta Codificação •Partidas dobradas Lançamento •Apresentação Demonstrações  financeiras Figura n.º 5.1 – Metodologia

No âmbito deste capítulo abordaremos as operações empresariais sob o ponto de vista contabilístico, organizados em temas homogéneos e que se relacionam com os diversos ciclos de atividade.

5.2 ENQUADRAMENTO

Todas as empresas procuram ter sucesso nos mercados onde atuam através da venda dos seus bens ou serviços. Em simultâneo, para exercer a atividade têm de adquirir no exterior os bens ou serviços necessários.

Por exemplo, ao adquirir um computador para o escritório ou recrutar os recursos huma- nos de que precisa, a empresa dota-se de meios (recursos) necessários para desenvolvimento do seu objeto social71. A obtenção desses recursos cria responsabilidades no sentido de compensar

quem os cede. Por exemplo, ao adquirir um computador, deve-se pagar ao fornecedor, ao contratar um colaborador deve-se pagar o seu salário ou outra remuneração devida.

Para realizar os pagamentos são necessários recursos monetários. Normalmente esses recursos são obtidos pela venda ou prestação dos serviços aos clientes. Acontece que, por vezes, nas datas assumidas de pagamento, os recursos monetários não são suficientes para liquidar os compromissos. Nesses casos, o financiamento (bancário ou outro) é a via para encontrar os meios necessários à tesouraria da empresa.

DE APURAMENTO

Temas

• Apuramento periódico do IVA • Apuramento dos resultados do período • Estimativa do IRC

• Documentos de prestação de contas

Objetivo Metodologia para:

• Apuramentos periódicos

• Preparação de documentos contabilísticos • Prestação de contas

Metodologia Explicação dos processos com recurso a exemplos e exercícios de consolidação

Resultados da aprendizagem

• Compreender e aplicar os procedimentos de apuramento: – IVA

– IRC – Resultados

INTRODUÇÃO

Ao longo de cada período as entidades têm um conjunto de obrigações, quer de natureza societária, quer de natureza tributária, entre outras, para as quais têm que produzir a infor- mação adequada. Em regra, a necessidade desta informação repete-se periodicamente, em ciclos anuais, mensais ou com outra periodicidade. A produção de alguma desta informação carece de operações de natureza contabilística e calculatória (apuramento).

Existem operações que servem para apurar impostos a entregar ao Estado (autoliquida- ção), preenchimento das declarações fiscais e outras, designadamente para o apuramento dos resultados e posterior preparação das demonstrações financeiras.

Ao longo do capítulo 5 abordámos diversos aspetos do reconhecimento contabilístico das operações. Neste capítulo centramo-nos nos outputs contabilísticos relevantes para as operações periódicas de apuramento. Os documentos de suporte mais comuns para estas operações são os balancetes por conta, do razão geral ou balancetes analíticos.

Neste capítulo incluem-se os temas apuramento do IVA (tema A), o tema B, onde se apresenta o apuramento dos resultados do período, e o apuramento do IRC no tema C. Para finalizar este capítulo, expomos, de uma forma sintética, o processo de preparação e apresentação dos documentos de prestação de contas (tema D).

Este trabalho pode e deve ser efetuado sempre que o órgão de gestão da empresa necessite de informação ao longo do período contabilístico. A informação que os dados contabilís- ticos proporcionam nas suas demonstrações financeiras e outros mapas complementares são uma ferramenta essencial para os processos de decisão.

Almeida, Rui; Almeida, Maria; Dias, Ana; Albuquerque, Fábio; Carvalho, Fernando e Pinheiro, Pedro (2010); SNC – Casos práticos e exercícios resolvidos (volume 1), Editora ATF

Borges, António; Rodrigues, Azevedo e Rodrigues, Rogério (2005); Elementos de Con-

tabilidade Geral, Áreas Editora, Lisboa

Carvalho, António (1993); Sistemas de escrituração; Jornal Técnico de Contas e da Em-

presa, julho

Costa, Carlos e Alves, Gabriel (2013); Contabilidade Financeira; Rei dos Livros Dias, José e Rito, Sónia (2009); Reconhecimento, mensuração e divulgação dos inves- timentos financeiros no SNC; Manual formação da OTOC

Fernandes, Santana; Gonçalves, Cristina; Rodrigo, José e Santos, Dolores (2013); Relato

Financeiro: Interpretação e análise; Vida Económica, Porto

Ferreira, Ana (2011); NCRF 28 – Benefícios dos empregados; Manual de formação da

OTOC

Gomes, João e Pires, Jorge (2010); SNC – Teoria e Prática; Vida Económica. Porto Silva, A. (2017); As recentes alterações da NCRF 14 Concentrações de Atividades Empresa-

riais quanto ao goodwill e goodwill negativo, Revisores & Auditores, 77, 46-53.

Silva, Gonçalves (1969): Contabilidade Geral, Vol. I, Livraria Sá da Costa Editora Nogueira, Sónia (2005); A Contabilidade Pública em Portugal: proposta de um plano oficial

de contabilidade único; Dissertação de Mestrado; Universidade do Minho

Pereira, Carlos e Franco, Vitor (1992); Contabilidade analítica; Rei dos Livros

Rodrigo, José (2013); Prestação de contas das pequenas entidades: Conformidade SNC versus

No documento Contabilidade Financeira (páginas 49-53)

Documentos relacionados