• Nenhum resultado encontrado

Este estudo adotou como fundamentação metodológica a Pesquisa Qualitativa Aplicada (Applied Research), que, de acordo com Patton (2002) tem como propósito contribuir com conhecimentos que auxiliarão as pessoas a compreenderem a natureza de um problema, possibilitando, portanto, uma futura intervenção. Este estudo deverá contribuir com a produção de conhecimentos existentes na área de Bioética, auxiliando no desenvolvimento dos princípios de uma disciplina voltada para estudantes de Ciências Biológicas.

Para melhor compreensão do percurso metodológico proposto, dividimos o desenvolvimento deste projeto em quatro etapas, detalhadas nos tópicos 3.1, 3.2, 3.3 e 3.4.

3.1. Definição dos participantes da pesquisa.

Conforme anteriormente mencionado, este estudo propõe a elaboração de linhas gerais que podem compor uma disciplina de Bioética voltada para as necessidades de bacharéis e licenciados em Ciências Biológicas. Para isso, a metodologia utilizada para seleção dos participantes da pesquisa foi do tipo Amostragem Proposital (Purposeful Sampling) (PATTON, 2002, p. 40), que ocorre quando há uma seleção proposital (portanto, não aleatória) dos sujeitos participantes da pesquisa. Neste tipo de estratégia os sujeitos são selecionados porque são “ricos em informações”, ou seja, oferecem informações úteis dos fenômenos de interesse (PATTON, 2002).

Para que pudéssemos elaborar linhas de discussões que podem compor uma disciplina de Bioética, julgamos ser essencial obtermos alguns indicadores e relatos de experiência de pesquisadores experientes na área de ensino de Bioética oriundos de diferentes nacionalidades. Sendo assim, selecionamos uma série de pesquisadores que foram convidados a participarem de nosso estudo. A produção de artigos acadêmicos na área de Ensino de Bioética foi um dos principais critérios utilizados para a definição dos participantes. Além disso, nos preocupamos com a nacionalidade dos pesquisadores (sujeitos da pesquisa), visto que objetivamos contatar respondentes de diversos países e, certamente, a disposição do pesquisador em participar do presente estudo.

Selecionamos 41 pesquisadores, que foram contatados via correio eletrônico (email), e, por meio deste, nos apresentamos e os convidamos para participarem de nosso estudo. Destes, obtivemos a resposta de 19 pesquisadores.

3.2. O instrumento de coleta de dados.

Para cumprirmos com os nossos objetos, optamos por utilizar como instrumento de coleta de dados um questionário. Patton (2002) defende que os questionários com perguntas abertas são considerados documentos que compõe a pesquisa de cunho qualitativo. Questões abertas, ou seja, “quando o(a) respondente expressa livremente suas opiniões” (MATOS e VIEIRA, 2001, p. 61), diferentemente das fechadas, permitem que o investigador compreenda de modo mais abrangente a visão dos participantes da pesquisa, sem predeterminar os pontos de vista através da seleção de categorias de resposta (PATTON, 2002).

Matos e Vieira (2001) salientam que esta técnica de investigação permite que o investigado responda as questões sem a presença do pesquisador. Conforme salienta Muñoz:

O questionário é uma ferramenta útil para a recolha de dados, especialmente daqueles dificilmente acessíveis pela distância ou dispersão dos indivíduos considerados interessantes, ou pela dificuldade para reuni-los (MUÑOZ, 2003, p. 2).

Conforme mencionado, buscamos levantar as considerações de pesquisadores da área de Bioética oriundos de diferentes nacionalidades. Sendo assim, entendemos que o questionário é o modo de coleta de dados mais eficaz para este trabalho, uma vez que a distância geográfica entre nós e os sujeitos da pesquisa fez com que qualquer outro modo de coleta de dados se tornasse inviável.

Com base no levantamento e aprofundamento teórico realizado, foi desenvolvido o instrumento de coleta de dados, que consistiu em um questionário no qual, num primeiro momento, abordamos o respondente, deixando claras as intenções da pesquisa, e o convidamos a contribuir com o projeto em questão. O questionário foi elaborado em três línguas – português (Apêndice A), inglês (Apêndice B) e espanhol (Apêndice C). Conforme supracitado, após a apresentação inicial, os pesquisadores eram convidados a responderem três questões, sendo elas:

1. Que princípios formativos devem ser levados em conta para a organização de disciplinas

ou eixos dedicados ao Ensino de Bioética para estudantes do curso de Ciências Biológicas?

2. Em quais aspectos o senhor considera que a sociedade de seu país possui conhecimentos

suficientes para escolhas Bioéticas, e quais aspectos necessitam de maiores discussões?

3. Além do senhor, que outra referência na área de Bioética o senhor poderia nos indicar?

Por fim, questionamos se os participantes gostariam que suas contribuições fossem literalmente citadas ou se preferiam manter o anonimato.

Julgamos que o questionário elaborado cumpriu com o objetivo proposto, uma vez que grande parte dos pesquisadores contatados aceitou participar da pesquisa e responderam as perguntas enviadas.

3.3. Análise qualitativa dos dados.

Após recebermos os questionários respondidos, a análise dos dados seguiu o modelo de Análise Qualitativa Lógica Indutiva (Inductive Analysis) proposto por Patton (2002). Nessa análise o pesquisador busca por padrões que emergem dos dados. Esses padrões podem ser representados como temas, dimensões ou categorias. Após a construção de algumas categorias de análise, entendendo categoria como “(...) rubricas ou classes, as quais reúnem um grupo de elementos sob um título genérico, agrupamento esse efetuado em razão dos caracteres comuns destes elementos” (BARDIN, 1977, p. 117), os dados foram reorganizados, buscando padrões que podem não ter sido identificados na fase inicial do processo de análise (PATTON, 2002).

As categorias de análise foram definidas à medida que os dados foram analisados, característica do Método Indutivo de Patton (2002). Neste método de análise, a interação do pesquisador com os dados permite que as inferências emerjam. A análise qualitativa é tipicamente indutiva nas fases iniciais, em especial no desenvolvimento de eixos para a análise de um conteúdo (PATTON, 2002).

Além disso, utilizamos a triangulação de pesquisadores (PATTON, 1999), que consistiu na participação de diferentes investigadores para a interpretação dos dados. Este método permite tanto identificar e analisar contradições e incoerências, quanto dar solidez as informações confirmadas, possibilitando uma visão mais consistente e ampla do objeto de estudo.

Patton (1999) define “triangulação” como sendo a combinação e o cruzamento de múltiplos pontos de vista, ou seja, a tarefa conjunta de pesquisadores com formação diferenciada analisarem uma coletânea de dados. Optamos pela participação de diferentes pesquisadores para buscarmos maior solidez ao trabalho e a interpretação dos dados, diminuindo, assim, a subjetividade recorrente nas análises qualitativas.

3.4. Desenvolvimento de linhas gerais que podem compor uma disciplina de Bioética.

Finalmente, na última etapa do projeto desenvolvemos linhas de discussão sobre Bioética que podem compor uma disciplina voltada para as necessidades de bacharéis e licenciados em Ciências Biológicas.

O desenvolvimento desta etapa da pesquisa compõe o método de Análise Indutiva proposto por Patton (2002), e é denominado Análise Indutiva e Síntese Criativa (Inductive Analysis and Creative Synthesis). Esse método propõe a imersão nos detalhes e especificidade dos dados, visando à descoberta de padrões e inter-relações importantes, e, por fim, culminando em uma síntese criativa (PATTON, 2002).