• Nenhum resultado encontrado

Para encontrar os trabalhos relacionados foi realizada uma busca na literatura por publicações que estivessem relacionados a pelo menos um dos seguintes tópicos: i) Especifi- cação de casos de uso para LPS, procurando identificar como as variabilidades de uma LPS podem ser modeladas no caso de uso; ii) Especificação de casos de uso para aplicações sensí- veis ao contexto, para levantar como o impacto do contexto nos produtos pode ser modelado em casos de uso; e iii) Teste baseado em casos de uso, para identificar as abordagens existentes para geração de testes a partir de descrições textuais de caso de uso.

É importante mencionar que esses tópicos foram definidos porque representam as- pectos fundamentais dessa pesquisa. Isso porque o método proposto neste trabalho utiliza casos de uso para gerar testes e como não existia um template próprio para casos de uso de LPSSC, foi definido um template que permite modelar as variabilidades da linha e as influências do contexto no comportamento e configuração dos produtos finais.

Ainda com relação as buscas, embora não tenha sido executada uma revisão siste- mática (KITCHENHAM, 2004), alguns princípios desse processo de pesquisa bibliográfica, tais como a definição de strings de busca e locais de pesquisa, foram adotados neste trabalho. Dessa forma, para cada um dos três tópicos foram definidas duas strings de busca, uma inglês e outra em português. Como locais de buscas utilizou-se as bases ACM DL Library1 e o IEEE Ex-

plorer2, bem como os anais do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software - SBES (desde

2000), do Simpósio Brasileiro de Componentes e Arquitetura de Sistemas - SBCARS (desde a primeira edição em 2007) e do Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software - SBQS (desde a primeira edição em 2002, mas com exceção dos anos 2005, 2007 e 2008 por indisponibilidade dos anais referentes a tais anos).

Além disso, buscando por grey literature (e.g., relatório técnicos e trabalhos em progresso), foram executadas buscas no Google3 e no Google Scholar4. Adicionalmente, su-

1http://http://dl.acm.org 2http://http://ieeexplore.ieee.org 3https://www.google.com/ 4http://scholar.google.com/

gestões de especialistas das áreas correlatas aos tópicos de pesquisa também foram considerados na busca por trabalhos relacionados. A Tabela 3.1 apresenta as strings e locais de busca e su- mariza os resultados obtidos. A quantidade de resultados obtidos representa o total de trabalhos retornados pelo local de busca. A quantidade de resultados classificados, por sua vez, indica quantos dos artigos obtidos foram selecionados, com base na leitura do título e resumo, para serem lidos por inteiro.

Tabela 3.1: Strings e Fontes de Buscas utilizadas para levantar os trabalhos relacionados.

Com respeito aos resultados, ilustrados da Tabela 3.1, algumas considerações pre- cisam ser feitas, sobre como as buscas foram executadas:

• Na ACM foi executada busca em modo avançado para o uso da string de busca inteira. • Na IEEE, devido a falta de um mecanismo de busca apropriada que permitisse o uso da

stringde busca completa, as buscas nessa base de dados foram realizadas dividindo-se a stringde busca original em strings com apenas dois termos, respeitando a lógica original. As strings resultantes dessa fragmentação são ilustradas na Tabela 3.2. Dado essa abor- dagem fragmentada de busca, o número dos trabalhos obtidos, que foi dado como a soma dos resultados das buscas efetuadas, não representa a quantidade de artigos únicos ob- tidos, pois haviam resultados repetidos entre buscas fragmentadas de uma mesma string original. Como por exemplo, uma busca com a strings “use case” AND “software product line” (string 1 na Tabela 3.2 ) apresentava alguns resultados repetidos com a busca “use cases” AND “software product line” (string 2 na Tabela 3.2).

• No Google, de forma análoga ao caso da IEEE, não foi possível usar a string completa no sistema de busca em modo avançado. Contudo, foi possível fragmentar a string em apenas duas, uma com “use case” e outra com “use cases”. Vale ressaltar que no caso do Google, as buscas retornaram centenas de milhares de trabalhos, e com isso apenas os 100 primeiros, ordenados pela relevância, foram considerados como resultantes da busca. Além disso, no caso das buscas referentes a modelagem de caso de uso para LPS, outras duas buscas foram realizados, strings de busca de número 7 e 18, e por isso os resultados obtidos ficaram em 300.

• Nas conferências nacionais (SBES, SBCARS e SBQS) as buscas foram feitas manual- mente nos anais das mesmas quando estes estavam disponíveis fisicamente para consulta ou disponíveis na internet (e.g., na Biblioteca Digital Brasileira de Computação5).

Tabela 3.2: Strings de buscas resultantes da fragmentação das strings originais.

Após coletar os trabalhos classificados, foram excluídos os registros repetidos que são oriundos de trabalhos que são classificados em mais de uma busca. Os números finais dos artigos analisados, não repetidos, são apresentados na Tabela 3.3. Esses números refletem a quantidade de artigos que foi lida para encontrar os trabalhos relacionados a esta pesquisa.

Tabela 3.3: Quantidade de artigos analisados.

Nas subseções a seguir são apresentados mais detalhes sobre os trabalhos relaciona- dos identificados. Ressalta-se que foram classificados como trabalhos relacionados aqueles que atendiam a pelo menos um dos seguintes requisitos: i) Apresenta uma descrição textual de caso de uso com suporte a especificação de variabilidades de uma LPS; ii) Apresenta uma descrição textual de caso de uso com suporte a especificação das influencias do contexto na execução ou configuração de uma aplicação; ou iii) Apresenta um método de geração de testes com base em descrições textuais de caso de uso.

Documentos relacionados