• Nenhum resultado encontrado

Como explica Pádua (2004), pesquisa é a busca de solução para problemas relacionados com a realidade que se pretende conhecer em profundidade. Trata-se da possibilidade de se compreender e promover melhorias em uma determinada realidade.

A pesquisa desenvolvida para este trabalho teve por objetivo conhecer as causas dos aditivos de prazos nos contratos públicos, partindo da realidade do contrato firmado para construção de ciclovia na Estrada Parque Taguatinga Guará - EPTG. Esta pesquisa baseou-se nos princípios da abordagem qualitativa, a qual, conforme definição de Stake (2011, p. 73), “utiliza o julgamento pessoal como base mais importante para as afirmações sobre como as coisas funcionam”.

Como nos assegura Triviño (1987), pode-se dizer que o estudo de caso é o modelo mais relevante entre as pesquisas qualitativas. Tendo isso em vista, este estudo foi fundamentado na análise sobre as diversas ocorrências que, de alguma forma, influenciaram o andamento dos serviços no contrato da ciclovia implantada na EPTG (DF-085) do SRDF. O estudo de caso foi a melhor forma encontrada para verificar se as justificativas apresentadas nas solicitações de aditivos estavam legalmente fundamentadas.

A pesquisa utilizou procedimentos estatísticos – no uso de escalas para a frequência de determinadas ocorrências relacionadas aos atrasos nos contratos – sem, todavia, perder a dimensão qualitativa. O campo de investigação limitou-se ao contrato selecionado, da fase de elaboração à de implantação, e aos profissionais com experiência em execução de contratos públicos. A dimensão explicativa revela-se especialmente na compreensão dos fatos e na percepção da realidade pelos técnicos participantes.

Dados coletados no edital de licitação fundamentaram os estudos elaborados de avaliação das ocorrências. Com esse recurso, foi possível analisar os princípios técnicos e verificar se as alegações foram devidamente sustentadas. Também foram extraídos subsídios para a elaboração de um cronograma comparativo, que permitiu entender se o dimensionamento do prazo inicial atendia à demanda dos serviços.

O contrato escolhido teve seis aditivos, sendo cinco para a dilatação de prazos, o que forneceu amplo conteúdo para a análise das justificativas e do comportamento dos envolvidos. A documentação apresentada na ocasião da licitação e a homologação do resultado também foram referências na verificação da importância que é dada aos trâmites licitatórios e da profundidade dada à avaliação da documentação obrigatória.

As ocorrências relacionadas à implantação do contrato serviram como modelo para o entendimento do processo e, consequentemente, como subsídio na busca por propostas para melhoramento do aspecto dado aos prazos dos contratos. O fluxograma apresentado na Figura 13 representa a metodologia da dissertação.

Figura 13. Fluxograma da pesquisa

Fonte: elaboração própria

observados. A análise de conteúdo dos questionários observou a frequência com que determinados fatores, relacionados ao prazo de execução, ocorreram e, assim, graduou a importância dada a cada quesito.

As etapas de estudo estão resumidas na seguinte sequência:

a) Fundamentação teórica: procedeu-se a uma revisão bibliográfica da legislação

pertinente e de autores que versam sobre contratos públicos, além da jurisprudência dos órgãos de controle. Buscou-se o entendimento sobre os conceitos de contrato público e de todos os documentos ou procedimentos que envolvem a seleção de uma empresa. Os aditivos de prazos, suas causas e consequências, assim como os impactos causados pelos atrasos, foram devidamente mensurados. O material pesquisado e utilizado está relacionado na Bibliografia;

b) Revisão documental: procedeu-se a uma revisão da documentação que compõe

o processo público de licitação. Foram coletadas todas as informações relevantes sobre o processo da obra, inclusive as anotações no diário da obra;

c) Seleção do objeto para o estudo: o contrato escolhido foi selecionado por ser

um caso clássico de obra com aditivos de prazos, por razões de conveniência, em função da localização e por se tratar de um contrato do DER/DF;

e) Análise dos critérios da seleção: do processo específico para esta obra,

disponibilizado no Sistema Eletrônico de Informações do Distrito Federal - SEI/DF, Brasil, foram extraídas as solicitações de aditivos, feitas pela contratada e endossadas pelo executor do contrato. Também foram consultados a planilha orçamentária e demais documentações referentes à fase externa da licitação. O objetivo foi investigar a hipótese de que os problemas de atrasos decorreram da incapacidade da contratada em cumprir o proposto no contrato;

f) Cronograma do estudo: com base na produção das composições de preços do

Sistema de Cronograma e Orçamento de Obras - SICRO do DNIT e do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil - SINAP, usadas para compor o orçamento estimativo na ocasião da licitação, foi composto um cronograma. A elaboração desse cronograma teve por finalidade a comparação com o cronograma apresentado na

ocasião da licitação. Esse procedimento permitiu o confronto da hipótese de que os prazos iniciais estariam subdimensionados;

g) Levantamento de dados: para entender as informações que subsidiaram as

tomadas de decisões, procedeu-se a entrevista informal com técnicos do DER/DF, nos setores envolvidos no processo. Tratou-se de entrevista compreensiva, não estruturada, sem registro formal, apenas com anotações sobre as informações coletadas. Também foram usados questionários, conforme modelo apresentado no Anexo I. Adotaram-se perguntas abertas e fechadas para avaliação das percepções dos profissionais envolvidos e obtenção de feedback sobre experiências nas execuções de obras.

h) Percepção dos fatos: as informações foram analisadas e avaliadas para total

entendimento e, assim, subsidiaram a elaboração das propostas. Mesmo se tratando de informações subjetivas, o conteúdo foi amplo e favoreceu todo o processo.

Documentos relacionados