• Nenhum resultado encontrado

METODOLOGIA 1 Classificação da Pesquisa 1 Classificação da Pesquisa

De acordo com Silva e Menezes (2005), a pesquisa consiste em um conjunto de ações, embasadas por procedimentos racionais e sistemáticos, que objetivam encontrar a solução para um dado problema. Ainda, segundo os autores, existem várias formas de classificar uma pesquisa, dentre as quais: sua natureza; o ponto de vista de abordagem do problema; o ponto de vista de seus objetivos; e o ponto de vista dos procedimentos técnicos.

O

Quadro 9 tem por objetivo identificar as classificações da presente pesquisa quanto

ao método adotado.

Quadro 9 - Classificação da Pesquisa

Definição Na tu re za Pesquisa Aplicada

⁃ Objetiva gerar conhecimentos para a aplicação prática e dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Ab or d ag em do P rob lem a Pesquisa Qualitativa

Considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números.

Ob je ti vo s Pesquisa Exploratória

⁃ Visa proporcionar maior familiaridade com o problema, de maneira a torná-lo explícito, ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso.

Es tr at ég ia de P es qui sa Estudo de Caso

Quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.

cn ic as p ar a Co le ta d e Da d os Entrevista

A entrevista representa uma técnica de coleta de dados na qual o pesquisador estabelece um contato direto com os envolvidos, no sentido de se inteirar de suas opiniões acerca de um determinado assunto e obter novas informações. Durante a etapa de mapeamento do MFV foram realizas duas entrevistas, uma para levantamento das informações necessárias à descrição do fluxo do paciente e outra de validação. Foram entrevistados: 1 médico, 1 enfermeira, 1 recepcionista, o gestor do setor e o gestor do laboratório de imagem, dentro de uma amostra de 8 médicos, 3 enfermeiras e 3 recepcionistas dentro do turno analisado.

Observação in loco

A observação dos comportamentos dos participantes do estudo evita respostas falsas e politicamente corretas como ocorre com roteiros de entrevistas. Para tanto, antes de se iniciar o ciclo de entrevistas para mapeamento do MFV, realizou-se uma visita ao PAM do hospital para que se pudesse levantar todas as atividades realizadas durante o processo de cura do paciente.

Fonte: Adaptado de Silva e Menezes (2005)

3.2- Estruturação da Pesquisa

A pesquisa foi estruturada em 7 etapas, de modo que os objetivos pretendidos fossem alcançados, conforme apresentado na Figura 7.

Figura 7 - Procedimentos Metodológicos

Fonte: Elaborado pelo Autor.

Etapa 1 – Revisão bibliográfica: durante essa etapa, com o intuito de melhor compreender a utilização da filosofia lean no âmbito da área da saúde, são levantados os princípios, métodos e ferramentas mais difundidos na literatura, bem como as principais conclusões, benefícios e desafios enfrentados ao se implementar o pensamento enxuto em ambientes hospitalares. A revisão da literatura está apresentada no capítulo 2.

Etapa 2 – Seleção da ferramenta: mediante os resultados obtidos durante a etapa de revisão bibliográfica, é selecionada a ferramenta que mais se adequa ao objetivo pretendido, qual seja, a identificação, compreensão e descrição de problemas que ocorrem em um setor específico dentro do hospital, utilizado como objeto de estudo neste trabalho. Etapa 3 – Contextualização do objeto de estudo: um dos elementos iniciais de maior importância para o desenvolvimento de qualquer projeto lean consiste justamente na compreensão do contexto no qual está inserida a organização em que se pretende atuar. Para tanto, nessa etapa são apresentados os principais pontos observados na organização em análise e que se mostram relevantes para o sucesso da realização do estudo.

Etapa 4 – Seleção do setor a ser estudado: embasado em princípios defendidos na literatura a respeito dos fatores a serem considerados para a seleção de um setor que seja passível de uma reestruturação significativa, mediante a aplicação da filosofia lean, esta etapa apresenta os motivos pelos quais se optou por realizar este trabalho dentro do PAM de uma Organização Militar de Saúde, localizado em Brasília, Distrito Federal.

Etapa 1 Revisão bibliográfica

Etapa 3 Etapa 4

Aplicação da ferramenta no setor Seleção do setor a ser estudado

Etapa 2

Etapa 5 Etapa 6 Etapa 7

Identificação de problemas Contextualização do objeto de estudo

Seleção da ferramenta

Etapa 5 – Aplicação da ferramenta no setor: após a definição da ferramenta mais apropriada para se atingir os fins pretendidos com o presente estudo, são elencadas, nessa etapa, todas as fases que construíram o processo de delineamento da situação atual do PAM da instituição em análise.

Etapa 6 – Identificação de problemas: por meio da aplicação da ferramenta escolhida é possível identificar uma série de problemas que não haviam sido detectados até então, em decorrência da grande interação promovida ao longo das reuniões de desenho da situação atual. Esses problemas são apresentados e detalhados ao longo desta etapa.

Etapa 7 – Proposição de melhorias: uma vez levantados os problemas, essa seção descreve a forma como se pretende abordar cada um deles, apontando-se possíveis soluções para os mesmos.

4. ESTUDO DE CASO EM UM AMBIENTE HOSPITALAR