• Nenhum resultado encontrado

METODOLOGIA DA PESQUISA

No documento danielamagalhaespereira (páginas 65-69)

1 O GOVERNO DE MINAS GERAIS E A SECRETARIA ESTADUAL DE

2.2 METODOLOGIA DA PESQUISA

Existem diversos temas e problemas de pesquisa na área de ciências sociais, sendo a pesquisa um procedimento científico para responder a questões consideradas relevantes com diferentes estratégias de resposta. Sabendo que o trabalho aqui proposto teve como objetivo explorar a política de seleção dos gestores escolares das escolas públicas do Estado de Minas Gerais na percepção dos diretores das escolas da SREC foi através do estudo de caso que foi possível descrever o cenário atual da pesquisa.

A partir do caso de gestão, foram construídas algumas hipóteses com base em teorias. Estas, por sua vez, são compostas por conceitos que são símbolos representativos de uma ideia sobre uma entidade ou processo ou uma de suas propriedades. A definição do conceito é a própria resposta do conceito: a capacitação dos candidatos a gestores escolares oportuniza a mais servidores acesso aos conhecimentos e habilidades necessários para a prática da gestão?

Os conceitos oferecem uma linguagem comum, uma perspectiva, e são instrumentos para classificar as experiências e os blocos constituintes e definidores das teorias. Os dados dão apoio à teoria, mas nem sempre a confirmam. Assim, o teste de hipótese é apenas um procedimento de todo o processo de pesquisa.

O que foi pensado quando da elaboração das perguntas do questionário foi levantar certas pré-hipóteses, de certas teorias, em que algumas foram comprovadas e outras não. Assim, nos dados obtidos com a construção do questionário, esclarecemos em campo a confirmação da teoria em questão fazendo uma discussão com os autores, passando a construir um aporte teórico a partir do que foi feito em campo.

O desenho desta pesquisa em questão procurou selecionar e organizar as evidências com a coleta de dados primários e secundários. Segundo Richardson (1985) existe uma forte dependência entre os dados e a teoria, pois a tese de hipóteses pré-formuladas da pesquisa e certas operações lógicas, que precedem a coleta de dados, quando confirmados, corraboram com a teoria.

A escolha pelo estudo de caso se deve ao fato da própria definição sobre esta estratégia de pesquisa de Yin (2010, p. 43): uma maneira de investigar um tópico empírico seguindo um conjunto de procedimentos preespecificados. Também se deve aos fatos elencados por Graham (2010):

“Estudos de caso podem ser usados para muitos fins, mas tendem a ter alguns elementos em comum:

• Um item curioso.

• Documentação de questões reais ou fictícias.

• Foco em um problema ou desafio, seja para superá-lo ou para documentar os esforços feitos para suplantá-lo.

• Potencial para transferência de conhecimentos, entendimentos ou habilidades para estudantes, profissionais ou pesquisadores” (GRAHAM, 2010, p.25).

Para o nosso estudo em questão, a política de seleção de diretores na SEE/MG apresenta-se em forma de resolver um problema, e a análise do seu histórico e da atual situação do processo nos permite a chegar, através da pesquisa de campo e documental, a conclusões de modo a propor algo que pudesse impactar positivamente no processo de seleção de gestores escolares.

Nas atividades desenvolvidas profissionalmente pela pesquisadora, foi possível detectar uma alteração no processo de seleção de gestores escolares da SEE/MG e pesquisar o impacto dessa política no processo democrático de seleção de diretores escolares. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa surgiu de circunstâncias profissionais da pesquisadora.

Considerando que os fenômenos relacionados à educação são complexos, faz-se necessário um levantamento de dados para a pesquisa. Assim, o survey foi utilizado como método para o levantamento de dados em uma amostra tirada de uma população.

O universo da pesquisa são todos os indivíduos que compõem o universo, a população são os indivíduos respondentes. A população alvo, no nosso estudo de caso, são os diretores escolares. Assim, definida a população alvo, fica estabelecida a técnica específica de amostragem probabilística por conveniência aleatória simples, que é aquela em que todos os elementos têm a mesma probabilidade de serem selecionados. Por conveniência, foram os diretores da SREC.

O método refere-se a um procedimento específico de coleta e/ou análise de dados e a metodologia refere-se às tarefas, estratégias e critérios que regem a investigação científica, incluindo todas as facetas do trabalho de pesquisa. Os métodos são os instrumentos da pesquisa e, no nosso caso, foram utilizados pesquisa documental, registros em arquivos e questionário.

A pesquisa documental realizada refere-se às legislações consultadas pertinentes ao caso, os registros em arquivo na SREC e os relatórios e dados disponibilizados pela SEE/MG. O questionário aplicado, disponibilizado no

Apêndice A, foi elaborado para verificar a percepção dos diretores das escolas da jurisdição da SREC e para sua aplicação foi solicitada autorização ao diretor responsável pela superintendência. Cabe salientar que no momento da aplicação a pesquisadora estava presente. Grande percauço na pesquisa foi a mudança de governo de 2014 para 2015 em Minas Gerais e atingir a totalidade dos diretores na aplicação dos questionários.

Na pesquisa com os diretores foram feitas perguntas diretas consistentes, comunicadas de forma clara e assegurando o sigilo. O questionário foi composto por introdução e a explicação da importância da pesquisa, questões e encerramento. As questões feitas serviram para mensurar os estados subjetivos dos diretores, seus conhecimentos e percepções, sentimentos e posicionamento em relação à questão do processo de seleção de gestores escolares. Assim, a proposta foi a de que os diretores se posicionassem em relação à pergunta, tendo uma resposta única e bem definida. Foi construída uma escala de atitude, tipo escala Likert, na qual os itens perguntados são positivos e negativos, na tentativa de evitar um preenchimento automático por parte do pesquisado e para controle metodológico. As respostas fornecidas estavam de acordo com a seguinte escala: concordo totalmente; concordo mais que discordo; discordo mais que concordo e discordo totalmente.

A validade do constructo do processo de seleção de diretores escolares foi verificada através do bloco 2 do questionário, identificando em que grau as variáveis caminham juntas. Sendo o mesmo tabulado através de um banco de dados no Excel. Em todo o processo, teve-se os seguintes cuidados: consentimento das pessoas, privacidade e confidencialidade dos que participaram e arquivo dos dados coletados.

O questionário foi elaborado em 2 blocos utilizando-se uma linguagem simples e direta com sequência funil, com as questões gerais precedendo as específicas. Foram escolhidas questões fechadas, por serem mais específicas. O bloco 1 consta de perguntas sobre o perfil do diretor escolar e no bloco 2 consta questões sobre o processo de seleção de diretores e da Certificação Ocupacional com respostas na escala Lickert conforme já descrito. Ao final do questionário foi feita uma pergunta para saber o grau de compromisso com que

os pesquisados responderam às perguntas, usando também a escala Lickert como referência, mas agora nos seguintes níveis: totalmente compromissado; mais compromissado do que descompromissado; mais descompromissado que compromissado e totalmente descompromissado.

A seguir, os dados coletados por meio do questionário são apresentados e discutidos.

No documento danielamagalhaespereira (páginas 65-69)

Documentos relacionados