• Nenhum resultado encontrado

Devido às características deste estudo foi adotada a metodologia de pesquisa quali- quantitativa. Para a análise de cada método de EMuCISP foi necessário coletar dados numéricos referentes às quantidades de suas diferentes atividades didáticas e conteúdos a fim de verificar sua ênfase didática e, por conseguinte, seu perfil educativo. Estes dados permitiram fazer abordagens descritivas, analíticas e comparativas entre os métodos e assim, pôde-se compreender suas posturas pedagógicas frente aos referenciais teóricos de Keith Swanwick e David Elliott. A discussão serviu para a elaboração da proposta de EMuCISP do presente trabalho, suas idéias e sistematização de conteúdo.

Segundo Kemp (1995, p.17) em alguns países todas as pesquisas são consideradas filosóficas. É possível afirmar que toda a pesquisa se utiliza da filosofia para confrontar ou visualizar idéias e construir raciocínios, chegando a novos resultados por meio de métodos como o dialético ou dedutivo, entre outros. O mesmo autor se refere ao método comparativo como aquele que opera no seu tempo e, geralmente, pode experimentar em primeira mão as situações que estão a ser analisadas ou comparadas.

O método comparativo ou investigação comparada tem uma tendência de se enveredar pelo “empréstimo multicultural”, ou seja, tentar adaptar conceitos, práticas e materiais a um contexto cultural diferente da sua origem. Este procedimento pode acarretar problemas de incompatibilidade. Sendo assim, é importante haver uma atenção especial ao contexto social e educacional para que um estudo desta natureza possa ser válido e apontar questões comuns a países diferentes ou a comunidades diferentes, onde soluções possam ser adaptadas e auxiliem a realização dos objetivos específicos de cada grupo nas suas peculiaridades culturais.

2.1 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

Os procedimentos estão apresentados em uma ordem sequencial e são interdependentes.

Análise e comparação crítica de métodos de ensino coletivo de instrumentos de sopro e percussão estadunidenses e brasileiros, por meio de seus livros didáticos, a fim de levantar dados que orientem a sistematização do conteúdo e dos procedimentos didáticos que comporão a discussão e proposta didática de EMuCISP;

Coleta de dados por meio de questionários com professores que atuam no ensino coletivo de instrumentos de sopro e percussão;

Cruzamento dos dados dos itens anteriores para discutir as atividades didáticas e sistematizar o conteúdo da proposta de EMuCISP.

A proposta apresentará elementos de técnica instrumental e teoria da música sistematizada de forma gradativa e paralela para cada instrumento de sopro e percussão de banda sinfônica. Ela compreenderá dois níveis iniciais de EMuCISP voltados ao ensino fundamental, para alunos a partir de 11 anos de idade, buscando abranger dois anos escolares. Ou seja, o conteúdo é delimitado e sua sequência didática será definida. No caso da técnica instrumental é necessário, primeiro, analisar as peculiaridades de cada instrumento, depois, construir uma sequência de notas a serem aprendidas por cada instrumento ao longo de cada um dos dois níveis didáticos. O conjunto dessas sequências de notas feitas para cada instrumento deve permitir ao grupo de instrumentos tocarem juntos, com o mínimo de prejuízo técnico e pedagógico para cada um deles. Ou seja, cada sequência de notas deve ser, ao mesmo tempo, o mais didática possível para seu instrumento e o mais compatível à dos outros para tocarem juntos no trabalho coletivo.

2.2. COLETA DE DADOS

A coleta de dados se deu em duas etapas. A primeira etapa compreendeu a coleta de dados provenientes das análises dos métodos estadunidenses e brasileiros. Para esta etapa foi elaborada uma ferramenta analítica própria. A outra etapa abrangeu os dados coletados a partir dos questionários aplicados com professores que têm utilizado o Da Capo.

A ferramenta analítica permitiu revelar os conceitos pedagógicos, os princípios filosóficos da educação musical e a relação sistêmica entre as partes do livro didático e do método. Categoriza os conteúdos e atividades didáticas dos métodos em tópicos, por divisões e subdivisões. Por meio de tabelas permite visualizar tais conteúdos e atividades, quantitativa e qualitativamente, a fim de serem descritos e comparados analiticamente, constituindo-se da seguinte forma:

Título do Método – Estágio que contém a apresentação do livro e seus objetivos;

Estrutura organizacional e apresentação gráfica;

Atividades didáticas;

Conteúdos;

Sequência de elementos de ritmo;

Sequência de notas e técnica instrumental;

Sequência de tonalidades;

Sequência de teoria e história da música;

Repertórios e exercícios;

Prática de conjunto;

Apreciação e criatividade;

As “Atividades didáticas”, item “3”, foram dividas em:

Expositiva: atividades expostas nos livros didáticos dos métodos por meio de textos e

figuras sobre teoria, história, estilo, compositor e técnica instrumental (dedilhados, por exemplo),

Prática: atividades presentes nos livros para serem praticadas nas seguintes

modalidades:

De Teoria: exercícios de leitura de partitura, de interpretação de símbolos e de escrita de música;

De Performance: atividades de tocar, ensaiar, apresentar concertos, solar e reger;

Especiais: atividades práticas voltadas à:

Apreciação;

Criatividade (improvisação, composição e elaboração de arranjos);

Interpretação (com informações textuais a serem seguidas);

Memorização;

Percepção/Imitação

Avaliação: auto-avaliação/avaliação formativa

A partir desta ferramenta analítica foi possível traçar informações bem detalhadas sobre cada método analisado. As informações são descritas no capítulo seguinte.

2.3 ANÁLISE DOS DADOS

Os dados referentes aos fundamentos pedagógicos dos métodos de EMuCISP foram abordados dialeticamente. Esta abordagem ofereceu caminhos para determinar diretrizes da educação musical que comporão a proposta de EMuCISP em relação às realidades educativas,

sociais e culturais brasileiras. Já os dados referentes à sistematização do conteúdo e diretrizes das atividades didáticas da proposta foram abordados por meio de coleta de dados e de cruzamento descritivo, comparativo e analítico dos mesmos, assessorado por meio da ferramenta analítica descrita anteriormente. Assim, a descrição de métodos de EMuCISP, estadunidenses e brasileiros, se deu por meio de tabelas referentes a seus conteúdos de técnica instrumental, leitura musical, teoria da música, percepção e criatividade. Em seguida, os dados destas tabelas foram cruzados, comparados e discutidos à luz dos princípios dos educadores musicais Keith Swanwick e David Elliott.

Documentos relacionados