• Nenhum resultado encontrado

4 Metodologia

A presente pesquisa é de cunho qualitativo, não se interessando, portanto, com números e resultados estatísticos, mas com a compreensão de um grupo social, delimitado espacial, temporal e culturalmente. Além disso, o pesquisador atua como sujeito e objeto ao mesmo tempo. Nessa perspectiva, espera-se

Explicar o porquê das coisas, exprimindo o que convém ser feito, mas não quantificam os valores e as trocas simbólicas nem se submetem à prova de fatos, pois os dados analisados são não-métricos (suscitados e de interação) e se valem de diferentes abordagens. (SILVEIRA; CÓRDOVA, 2009, p.32)

A pesquisa é dita como aplicada, pois “objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais” (SILVEIRA; CÓRDOVA, 2009, p.35); também tem uma base de pesquisa documental, pois utiliza a análise de livros e documentos oficiais como fundamento para a discussão dos resultados obtidos no decorrer da investigação.

Além disso, pode-se considerar a mesma como descritiva “A pesquisa descritiva exige do investigador uma série de informações sobre o que deseja pesquisar. Esse tipo de estudo pretende descrever os fatos e os fenômenos de determinada realidade” (TRIVIÑOS, 1987

apud SILVEIRA; CÓRDOVA, 2009, p.35).

Para o tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de análise textual discursiva (ATD), a qual pode ser dividida em quatro momentos: desmontagem do texto, estabelecimento de relações, captação do emergente e processo de auto-organização. Segundo Moraes (2003), o corpus da análise textual pode ser construído por meio de documentos já existentes ou textos produzidos para a pesquisa a partir de transcrições de entrevistas ou de discussões, assim como outros tipos de registros por escrito.

As diferentes fontes de dados para o desenvolvimento da pesquisa foram:

4.1 Pesquisa documental em: i) documentos oficiais; ii) orientações curriculares e iii) livros didáticos

A análise efetuada permitiu a organização de informações presentes em alguns documentos oficiais que regem as instituições de ensino superior, como as Diretrizes

Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas e ementas de disciplinas de universidades federais mineiras. O intuito foi de verificar o que é considerado como essencial dentre os conteúdos escolares de Química tanto para encontrar parâmetros para as ciências do Ensino Fundamental quanto para orientar o que os estudantes de Ciências Biológicas devem estudar ao longo da graduação.

Além disso, foi realizado um levantamento em coleções de livros didáticos ambos aprovados pelo PNLD, destinados ao ensino fundamental II de 6º a 9º ano, com o objetivo de verificar quais os conteúdos de Química estão presentes nestes livros didáticos. Vale ressaltar, que para a disciplina de Ciências da Natureza, no ano de 2017 foram aprovadas 13 coleções de livros.

Para análise, as coleções foram selecionadas aleatoriamente, sendo uma de cada pertencente aos três últimos PNLD 2011, 2014 e 2017. E são eles: i) GEWANDSZNAJDER, F. Projeto Teláris: Ciências, 6º, 7º, 8º e 9º anos. 2ª ed. São Paulo, Ática, 2015. ii) CARVALHO, W. L. P.; ALVES, J. A. P.; CAETANO, L. Ciências para nosso tempo: 6º,

7º, 8º e 9º anos. 1ª ed. Curitiba, Positivo, 2011. iii)CARO, C. M.; PAULA, H. F.; SANTOS,

M. B. L.; LIMA, M.E.C.C.; SILVA, N. S.; AGUIAR JÚNIOR, O.; CASTRO, R. S.; BRAGA, S. A. M. Construindo Consciências: Ciências: 6º, 7º, 8º e 9º anos. 1ª ed. São Paulo, Scipione, 2010/2009.

4.2 Entrevista com coordenador:

Realizou-se uma entrevista com o coordenador do curso de Ciências Biológicas de uma universidade federal mineira. Esse tipo de recurso teve a finalidade de conhecer melhor como interferem os documentos oficiais que regem o curso, o perfil do profissional formado pela instituição de ensino superior, bem como os campos de atuação e disciplinas relacionadas à Química oferecidas pelo curso. A entrevista foi gravada em áudio e transcrita. As falas foram selecionadas e agrupadas de acordo com as categorias estabelecidas durante a pesquisa.

4.3 Pesquisa documental – o Curso de Ciências Biológicas:

Foram analisadas as estruturas curriculares de onze Universidades Federais de Minas Gerais, com o objetivo de levantar algumas características das disciplinas de Química oferecidas aos alunos nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas no Estado de Minas

Gerais. Visava-se compreender como são estudados os conceitos de Química pelos futuros professores de Ciências, os quais acabam trabalhando os conceitos iniciais de Química, Física, Biologia e Geociências no ensino fundamental na disciplina de Ciências da Natureza.

Sendo assim, foi realizada uma consulta às ementas das disciplinas relacionas à Química de cada curso das seguintes universidades: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - (UFVJM); Universidade Federal de Uberlândia - (UFU); Universidade Federal de Viçosa - (UFV); Universidade Federal de Alfenas - (UNIFAL); Universidade Federal do Triângulo Mineiro - (UFTM); Universidade Federal de Itajubá - (UNIFEI); Universidade Federal de Juiz de Fora - (UFJF); Universidade Federal de Lavras - (UFLA); Universidade Federal de Minas Gerais - (UFMG); Universidade Federal de Ouro Preto - (UFOP) e Universidade Federal de São João Del Rei - (UFSJ).

Vale ressaltar, que o acesso a esta informação ocorreu através de sites das universidades e em raros casos, em contato via e-mail com o coordenador do curso de Ciências Biológicas.

4.4 O Curso de extensão

O curso de extensão teve como objetivo discutir conceitos de Química presentes no currículo de Ciências do Ensino Fundamental II. Nesse processo, foi possível levantar possíveis dificuldades conceituais em futuros professores de Ciências, ou seja, graduandos em Ciências Biológicas.

O curso foi gratuito com duração de 40 horas, contando com encontros presenciais periódicos durante um semestre e realização de atividades extraclasse. Como pré-requisitos, os alunos participantes deveriam estar cursando Licenciatura em Ciências Biológicas dos 5º, 7º ou 9º períodos, pois seriam períodos em que já teriam cursado as disciplinas de Química presente na grade curricular do curso. Assim, contou-se com a participação de 3 alunas, sendo duas do 5º período e uma do 7º período. Para preservar a identidade das participantes, elas foram designadas por B1, B2 e B3.

O curso foi organizado em encontros periódicos, nos quais eram tema de estudo tanto os conceitos científicos específicos quanto as possíveis dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem a eles associadas. Todos os encontros foram gravados em áudio e transcritos. As contribuições de cada participante foram selecionadas e agrupadas de acordo

com as categorias estabelecidas durante a pesquisa. Além disso, as atividades realizadas pelas participantes também foram analisadas conforme o tipo de material produzido.

Vale destacar, que os conteúdos trabalhados no curso, não possuem articulação entre si, e foram sugeridos por professores da Educação Básica, pelas participantes do curso e por serem tidos como de difícil aprendizagem em algumas pesquisas.

A combinação de cada uma dessas fontes permitiu conhecer melhor algumas características da formação e da atuação dos professores de Ciências. É importante destacar que a construção de um panorama sobre o assunto (baseado nos dados obtidos nos itens 4.1, 4.2 e 4,3) serviu de fundamentação para o planejamento do curso de extensão oferecido a licenciandos. Por sua vez, os dados produzidos no decorrer do curso de extensão propiciaram melhor compreensão sobre as dificuldades conceituais específicas, fornecendo informações que subsidiaram a elaboração do produto educacional.

Documentos relacionados